Karl Lagerfeld, o aclamado designer e diretor de criação de Chanel morreu nesta terça-feira, 19, informou uma fonte da grife francesa Chanel. Ele tinha 85 anos.
Nascido em 1933, a influente figura do alemão é mais conhecida por liderar as casas de moda de luxo Chanel e Fendi. Karl trabalhou até o seu fim.

Segundo relatos, ele foi internado no hospital americano em Paris na noite de segunda-feira. A causa da morte ainda não é conhecida.

A casa Chanel descreveu o veterano da moda como “um indivíduo criativo extraordinário”. Em comunicado via Instagram, a empresa disse que “A Casa da Chanel se beneficiou de seu talento para todas as campanhas de branding relacionadas à Moda desde 1987”.

Ele também faz parte da cultura do perfume, já que as criações visionárias e perfumarias são inteiramente ligadas. Ele trabalhou pela primeira vez no desenvolvimento da primeira fragrância de Cloé, Vintage, em 1975, um inebriante floral branco, segundo o site Fragrantica, especializado em perfumaria. Na mesma época ele criou Lagerfeld Classic, antes de criar o duo KL nos anos 80. Nos anos 90 ele desenvolveu o Photo for men e o Sun Moon Stars para mulheres, após o qual ele lançou a Kapsule Collection, uma década depois.

Sua marca retornou ao cenário olfativo há alguns anos com For Him and For Her em 2014, e a linha “Matières Premières”, lançada no ano passado.
Ao todo foram 40 anos no desenvolvimento de fragrâncias. Talvez não todos grandes sucessos, mas ao lado de sua altamente aclamada carreira como designer, eles contribuem para o seu status de criador. Relacionamos algumas de suas fragrâncias para homenageá-lo:

Lagerfeld Classic, um perfume de 1986, um dos melhores aromas de tabaco disponíveis para os homens.

Choe Lagerfeld, Lagerfeld é famoso em todo o mundo por sua carreira na Chanel, mas antes de trabalhar lá ele foi o primeiro criador de moda de Chloé. Ele trabalhou no desenvolvimento da primeira fragrância da marca, em 1975, nomeada simplesmente de Chloé, um bouquet floral branco que emprestou a tendência verde, graças à madressilva, jacinto e narciso, bem como às notas de cabeça aldeídicas que dão força ao buquê floral.

Sun Moon Stars em frasco fosco azul, desenhado por Karl, é descrito como um conto de fadas para adultos. Criado pela perfumista Sophie Grojsman, uma composição floral frutada, ousado e tecido em várias camadas com cravo, almíscares, pêssego, baunilha brilhante e flor de laranjeira, que representavam o brilho e as faíscas das estrelas.

Karleidoscop Karl Lagerfeld, de 2011, composto pelo perfumista Christophe Raynould, com tema de violeta, que para Lagerfeld representava todas as facetas da mulher. A embalagem externa foi projetada com um disco de caleidoscópio real em uma extremidade da caixa em forma de cilindro, ecoando os sentimentos de Lagerfeld. Fresco e com uma pegada masculina, a fragrância traz o aroma da Violeta , seguido pelo Patchouli, Fava Tonka, Benjoim e Almiscar, emitindo uma vibe oriental, apimentada.

A maison Chanel soltou comunicado atribuindo à  Virginie Viard, diretora do ateliê e braço direito do estilista  há mais de 30 anos, as funções do estilista.

 

Com informações do site Fragrantica