A Natura vem ampliando sua rede de distribuição já há algum tempo. A linha SOU em especial, começou a ser vendida em drogarias a partir de julho de 2016 e a linha de cuidados com o rosto Tez, desde o final do mesmo ano. A novidade integra o plano da Natura de ampliar o acesso à sua marca, com iniciativas que propiciem aos consumidores novas experiências com seus produtos, complementando o canal de venda direta. Dentro deste plano, este início de Janeiro a marca Sou amplia sua presença em drogarias, com a chegada às redes Drogaria Pacheco e Drogaria São Paulo – que integram o Grupo DPSP – e Farmácias Panvel. Agora ela é distribuída em mais de 2,8 mil farmácias em todo o país. A linha Tez, de cuidados com o rosto aos poucos também vem sendo introduzida neste canal.

Os produtos da linha também podem ser adquiridos por um serviço de assinaturas, disponível no aplicativo Natura. Os consumidores podem baixar o app para Android e iOS e escolher quatro, seis ou oito produtos da linha para receber em casa a cada 30, 60 ou 90 dias.

O gerente de novos canais da Natura, Herlan Paiva explica ao cosméticos br como se tem dado esta expansão da marca.

– Quais são os outros novos canais fora farma em que a marca atua?
Rede Natura, app Natura, lojas Natura, duty free (Rio e São Paulo). Temos também produtos exclusivos para hotéis.

– A linha Sou é vendida no canal farma porque ela é a mais acessível ao consumidor de maneira geral?
Com grande aceitação do público na venda direta, SOU é uma linha completa para cabelos e hidratação corporal, com produtos de cuidados diários e preço adequado a esse canal. A linha SOU é um ícone dos valores da Natura, ao apresentar um processo de produção inovador, que reduz materiais para gerar mínimo impacto ambiental e máximo prazer de consumo, com aproveitamento do produto até a última gota.

– Esse complemento importante à venda direta da Natura passa a ser então de fato um outro canal de atuação para a marca?
Trata-se de um novo canal, que integra o plano para ampliar o acesso à marca Natura, com projetos que propiciem aos consumidores novas experiências com nossos produtos e conceitos. O ingresso no novo canal permite o acesso a novos públicos. Quando o consumidor compra na farmácia pela primeira vez, ele poderá fazer a recompra seja na farmácia ou com a própria consultora. A venda direta continuará sendo o principal canal da Natura e concentra a maior parte dos nossos esforços.

– Será vendida apenas a linha SOU ou outras linhas estão previstas?
Desde o fim de 2016, a Natura também iniciou a venda da linha de cuidados com o rosto Tez – que tem como características a praticidade, a acessibilidade e a qualidade – em lojas da rede Raia Drogasil em São Paulo. A venda pode ser estendida para farmácias em outras regiões do país, a depender dos resultados do projeto piloto.

– O app Natura funciona como uma venda direta também? Ele encaminha a venda para onde?
Por meio do app Natura, o consumidor pode comprar diretamente da Natura ou com sua Consultora Natura Digital.

– A linha SOU também está à venda nas 360 lojas da Panvel? E o app dela leva para a Natura ou para o app da Panvel?
A linha SOU está presente em cerca de 300 lojas da Panvel. O app da Panvel é um dos canais de venda da própria rede de farmácias.

– E esse serviço de assinaturas é um canal novo?
A assinatura é um serviço oferecido dentro do app Natura desde o primeiro semestre de 2016.