De hoje em diante Natura &Co é a nova marca corporativa do grupo que engloba as marcas Natura Cosméticos, Aesop e The Body Shop. Ela terá papel na comunicação com colaboradores, investidores e formadores de opinião, mas não no contato com o consumidor final. O anúncio foi feito hoje para sublinhar a cooperação da estrutura de governança entre as três marcas que compartilham propósitos e compromissos ético-sustentáveis.

Global e atemporal, Natura &Co traz significados implícitos. “Remete à marca que dá origem ao grupo, mas também traz elementos que expressam a construção coletiva dessa união: o “&” representa elo e vínculo, formando senso de comunidade, enquanto o “Co” sintetiza conexão, colaboração, cocriação e coexistência,” explica a empresa em comunicado. O projeto foi liderado por Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura, com execução da Interbrand.

“Natura &Co engloba os códigos e valores de três marcas que trilharam caminhos paralelos, mas sempre tiveram propósitos comuns, em seu compromisso com a vida e com o planeta”, afirma Andrea Alvares. “Em seu universo visual, a nova marca une elegância a linhas simples, formada por um único elemento gráfico que simboliza a convivência entre Natura, Aesop e The Body Shop, em uma paleta cromática inspirada na natureza.”

A nova marca corporativa consolida a criação de um grupo de cosméticos global, multicanal e multimarcas, movido por propósitos. As três empresas do grupo estão empenhadas em gerar impactos econômicos, sociais e ambientais positivos por meio de ações como o desenvolvimento de produtos a partir de matérias-primas vegetais, com ingredientes rastreáveis e de origem sustentável, promovendo comércio justo com fornecedores e sem realizar testes em animais. A primeira reunião do grupo aconteceu na última semana de janeiro, em São Paulo, com a participação de mais de cem dos principais executivos das três empresas.

“A marca simboliza as características da nova estrutura de governança corporativa criada para o grupo”, afirma Roberto Marques, presidente-executivo do Conselho da Administração da Natura &Co. “Essa estrutura, que nos ajudará a crescer ao proporcionar intensas transformações do negócio, visa garantir apoio, facilitar e melhorar a integração entre as três empresas do grupo, a partir de uma estratégia global.”

A nova estrutura de governança e administração da Natura &Co foi implementada após a conclusão da aquisição da The Body Shop, para garantir execução e integração das operações. Roberto Marques, membro do Conselho da Administração da Natura desde abril de 2016, passou a ocupar a posição de presidente-executivo do Conselho. Os três fundadores da Natura, Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, permanecerão como co-presidentes do Conselho de Administração.

Natura, Aesop e The Body Shop continuam a operar com seus respectivos CEOs — João Paulo Ferreira, Michael O’Keeffe e David Boynton — e Comitês Executivos próprios, garantindo autonomia para as marcas e poder decisório para a direção de cada uma delas.

O presidente executivo do Conselho será apoiado pelo Comitê de Operações da Natura & Co, que incluirá os CEOs de cada empresa e representantes de áreas-chave, como Finanças, Recursos Humanos, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Jurídico, Operações, Inovação e Sustentabilidade.