Pesquisa científica conduzida pela equipe de inovação da Natura demonstrou que o batom vermelho eleva a autoestima das mulheres. A pesquisa foi realizada em São Paulo, com 31 mulheres de 25 a 41 anos e tons de pele heterogêneos.

“Constatamos que o batom vermelho é capaz de aumentar a percepção de beleza, feminilidade, alegria e autoestima”, afirma Daniel Gonzaga, diretor de desenvolvimento de produtos.

De acordo com a empresa as sensações positivas eram potencializadas quando as amigas elogiavam a aparência das participantes com o batom usado na pesquisa. “Foi possível comprovar que o batom empoderava essas mulheres a se relacionar com o mundo de uma forma mais confiante”, conta Gonzaga.

As emoções das voluntárias foram avaliadas em três etapas: na primeira, estavam sem nenhuma maquiagem; na segunda, usavam apenas base para uniformizar a pele do rosto; por último, além da base, um dos batons vermelhos clássicos da marca. As mulheres pesquisadas puderam se observar no espelho e fazer autoavaliações, respondendo a um questionário padrão.

Todo o processo foi filmado e as imagens das voluntárias – sem maquiagem, com base e, por fim, com batom – foram avaliadas objetivamente por um software de análise de expressões faciais. “Com essa tecnologia, mapeamos as emoções positivas e suas intensidades ao longo da experiência da maquiagem”, afirma Gonzaga.

As participantes relataram ter estabelecido uma nova relação com o batom vermelho. “Até então, muitas delas acreditavam que a maquiagem poderia deixá-las com aparência muito extravagante ou vulgar. Para elas, a experiência foi uma oportunidade para refletir sobre como se sentiam como mulheres e questionar alguns padrões sociais”, pontua o diretor de desenvolvimento de produtos da Natura.

A campanha de marketing traz os nove batons vermelhos mais vendidos da linha Aquarela, da Natura com os menores preços do ano e o novo batom matte FPS 10 Meu Vermelho, com embalagem exclusiva. “A linha Aquarela aproveita este momento para reforçar o convite para que cada mulher encontre um tom de vermelho para chamar de seu”, diz Maria Paula Fonseca, diretora de cosmética da Natura.