Olá leitores,

Como de hábito saímos de férias em Dezembro, para voltarmos no início de Janeiro. Mas deixamos para os nossos leitores as principais matérias, entrevistas e notícias e alguns lançamentos do ano também, para uma segunda chance de leitura, uma oportunidade de refletir sobre os movimentos do mercado e a pensar no próximo ano.

Este ano, para combinar com a retomada do crescimento do PIB brasileiro nos trimestres do ano, buscamos em todo o conteúdo do cosméticos br, informações que tornaram este ano mais positivo – também para a indústria de cosméticos e higiene pessoal, como poderemos atestar em Março/Abril quando os resultados do ano são divulgados.

Mas as notícias falam por si. Os lançamentos do mercado foram adiante e a indústria como sempre se superou diante das condições apresentadas. Foram feitas muitas parcerias, mais fornecedores chegaram ao País, as feiras do setor tiveram grande participação da indústria – tanto de produto final, quanto de fornecedores. A indústria lutou muito e está muito atenta ao mercado.

Nos mercados internacionais o ano também foi de muitas aquisições por parte das empresas em busca de crescimento e novos mercados – seja em portfólio, seja em outras regiões do mundo.

Empresas do mundo todo estão se adaptando aos novos movimentos de mercado, buscando tecnologias, não apenas para produtos, mas para vendas. Observa-se ainda, um momento de expectativa pelo que está por vir, a introdução dessas novas tecnologias de venda ocorreu e ocorre de maneira muito rápida.

Sobretudo, no Brasil e no mundo todo, a força da ideia de sustentabilidade se estabelece para todas as indústrias – a da beleza inclusive, e ela tem sido exemplar. Confiram! Aproveitem a leitura e inspirem-se!.

Boas Festas! Feliz Ano Novo a todos vocês! Muita sorte, paz, saúde e amor!

Toninho_sem_neve
TONINHO DE SOUZA – NATAL BRASILEIRO SEM NEVE – 1992