Considerando o mundo moderno e os efeitos que fatores como o estresse e a ansiedade podem causar à saúde dos indivíduos, a Takasago International Corporation, uma das principais casas de fragrâncias globais, com sede no Japão, desenvolveu um protocolo que possibilita a redução no nível de estresse nas pessoas, capaz de medir os efeitos de ingredientes ativos de fragrâncias, através de mudanças nos biomarcadores de estresse.

“A eficácia das criações finais, em nosso protocolo, envolve a medição da redução dos biomarcadores, de consumidores expostos ao estresse, devidamente revisada e aprovada academicamente”, informa Márcio Cragel, gerente de pesquisas da empresa.

As substâncias químicas das fragrâncias, suspensas no ar, quando chegam ao sistema olfativo, excitam os receptores e fazem com que os sentidos sejam aflorados.

“Quando falamos que a escolha do perfume é muito importante e que ele altera o humor isso realmente é comprovado. Uma fragrância pode transmitir alegria, nostalgia, amor, atração ou repulsa, trazendo sentimentos que, às vezes, estavam tão arraigados que nem mesmo lembrávamos-nos deles”, diz Cragel.

A Takasago desenvolveu então uma técnica que busca ativar as áreas da mente que estimulam sentimentos de alegria e felicidade. Ela  utiliza o aparelho de ressonância magnética para estudar as regiões do cérebro que armazenam lembranças relacionadas às fragrâncias.

“A técnica de ressonância magnética nos permite identificar as vias cerebrais ativadas pelos odores, como a recompensa dopaminérgica, Com a ressonância, conseguimos medir o fluxo sanguíneo no cérebro para revelar o impacto de fragrâncias em áreas específicas. Para desenvolver fragrâncias infantis, por exemplo, utilizamos ingredientes que rementem o amor materno”, explica Cragel.

De acordo com a empresa, em 2010, o estudo foi publicado e comprovou que a técnica de ressonância magnética permite identificar as vias cerebrais ativadas pelos odores, como a recompensa dopaminérgica estimulada por emoções fortes, tais como alegria e felicidade.

 

Boas noites de sono geram bons sonhos

Os problemas para dormir, que causam um impacto forte na qualidade de vida das pessoas, gerando cansaço físico e até emocional foram a base para o desenvolvimento complementar da tecnologia Smart Sleep, em que uma fórmula com determinados ingredientes ativos ajudam a relaxar para  a melhor qualidade e quantidade de sono.

“A ideia principal é encontrar uma nova alternativa de fragrância a ser utilizada no momento de dormir. O uso da combinação certa de aromas pode levar à melhora da qualidade do sono e consequentemente de vida”, ressalta o gerente de pesquisas da companhia, Márcio Cragel.