Com base no relatório da Kline recém-publicado Professional Skin Care: U.S. and Europe, de beleza e de cuidados pessoais profissionais os analistas da empresa de pesquisa de mercado responderam a cinco questões essenciais sobre o as novidades deste mercado.

1. Quais são as mudanças mais importantes que vocês perceberam no mercado de cuidados com a pele profissional em 2015?
O mercado de cuidados com a pele profissional nos Estados Unidos continua a se consolidar, com a Unilever adquirindo a Dermalogica e a Murad, duas marcas líderes em spas e do canal de salões. Uma nova plataforma on-line chamada RegimenMD é lançada, ajudando os cirurgiões plásticos e dermatologistas a vender legitimamente seus produtos on-line e, simultaneamente, eliminar o afastamento online.
Na Europa, os comerciantes desenvolveram mais suas atividades de publicidade e marketing através da implementação de novas estratégias para aumentar a visibilidade da marca. Marcas profissionais de cuidados com a pele como Murad, Elemis, e Dermalogica estão começando a oferecer os seus produtos através de serviços baseados em assinatura mensais, tais como Glossy Box ou Birchbox. Em 2015, também vemos um maior número de comerciantes interessados em estabelecer modelos de franquia de institutos de beleza e spas, com alguns exemplos, incluindo Comfort Zone, Babor, Clarins, e Dr Irena Eris.

2. Há um canal de distribuição ganhando terreno em detrimento dos outros?
Sim! Pela primeira vez nos últimos oito anos, o canal de prestadores de cuidados médicos ultrapassa spas e salões para se tornar o maior canal nos Estados Unidos. Esta mudança deve-se principalmente à crise financeira e à recessão dos EUA em 2008, quando os spas e o canal de salões foram duramente atingidos e testemunharam declínios até 2012.
Na Europa, institutos de beleza e salões continuam sendo os maiores canais de distribuição, enquanto o canal de prestadores de cuidados médicos cresce mais rápido, em dois dígitos em 2015. Entre os fatores que contribuem para a prosperidade deste canal estão o interesse crescente de consumidores do sexo masculino que procuram ajuda profissional para suas necessidades de cuidados com a pele, particularmente em tratamentos não-cirúrgicos, tais como injeções de toxina botulínica, microdermoabrasão e peelings químicos.

3. Quais os lançamentos de novos produtos foram os mais impressionante em 2015? Estes produtos atenderam a uma necessidade específica de cuidados da pele mais do que outros?
Hidratantes com cor e com base em FPS que proporcionam benefícios anti-envelhecimento foram os produtos com maior número de lançamentos nos Estados Unidos em 2015. Alguns dos principais lançamentos foram SkinCeuticals Physical Matte UV Defense SPF 50 pela L’Oréal, Murad Invisiblur Perfecting Shield Broad Spectrum SPF 30 por Unilever e Pevonia Youth Renew Tinted Cream SPF 30 pela Pevonia. Como previsto em um post anterior do blog, produtos com base sem-hidroquinona permanecem como primeira escolha dos consumidores por preocupações de hiperpigmentação nos cuidados da pele. Entre os lançamentos de produtos mais notáveis nesta categoria estão PCA Skin’s Intensive Brightening Treatment e Jan Marini’s Luminate Face Cream.

Por outro lado, muitos fabricantes europeus de introduziram produtos hidratantes à base de óleos essenciais e extratos naturais de plantas populares por seus benefícios de hidratação. Por exemplo, Académie Scientifique de Beauté lança seu Hydrating Treatment Oil contendo murta verde e óleos essenciais de absoluto de rosa de Mai, bem como de extratos de framboesa e pêssego, enquanto Guinot lança um creme hidratante para o chuveiro com óleos de argan, amendoa e coco.

4. Quais vocês acham que são as três principais tendências que veremos daqui para frente nos Estados Unidos no que diz respeito ao mercado de cuidados profissionais da pele? E na Europa?
Nos Estados Unidos, os produtos anti-idade com propriedades firmadoras da pele e redutoras de rugas devem continuar a impulsionar as vendas e crescer. Produtos que misturam a distinção entre cuidados com a pele e maquiagem também continuarão a ser procurados. Finalmente, a inovação em produtos e tecnologia permitirá que os comerciantes diferenciem e cresçam neste mercado altamente competitivo.
Semelhante para os Estados Unidos, produtos anti-idade deverão ser os condutores centrais do crescimento do mercado profissional de cuidados com a pele na Europa. Além disso, como os consumidores procuram produtos de alta eficiência nos cuidados com apele, tratamentos especiais e soros deverão continuar em alta por conta de seus benefícios específicos.
5. O que vocês podem nos dizer sobre performances individuais de cada país na Europa que podem ser surpreendentes ou marcadamente diferentes do que foram em 2014?
Em 2015, a maioria dos principais mercados na Europa (Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, França e Polônia) registraram crescimento em vendas, com exceção da Rússia, que aparece com um declínio de vendas enraizados na desvalorização da moeda local decorrente do conflito político entre a Rússia e a Ucrânia. Espanha e Itália também recuperaram o crescimento em vendas, que antes de 2013 foram fortemente afetadas por uma queda nos gastos dos consumidores relacionada com a economia local em desaceleração. O Reino Unido cresceu mais rápido entre os principais mercados em 2015, com um crescimento robusto de vendas com base no aumento dos gastos do país, por parte dos consumidores, em todos os canais, especialmente por meio de provedores de cuidados médicos.
Elaine Gerchon

Factor-Kline
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