A Unilever anunciou hoje que o CEO Paul Polman decidiu se aposentar da empresa. Alan Jope, atualmente Presidente, Beauty & Personal Care, foi nomeado para o cargo, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2019, com Polman apoiando o processo de transição durante o primeiro semestre do ano.
Paul Polman é CEO da Unilever há mais de 10 anos e trabalha na indústria de bens de consumo há quase quatro décadas. Ele foi o responsável por um um novo modelo de crescimento sustentável atendeu às necessidades de seus diversos stakeholders e gerou excelentes retornos para seus acionistas, proporcionando um retorno total de acionistas de 290% ao longo desse período.

O presidente da Unilever, Marijn Dekkers, disse: “Paul é um excepcional líder de negócios que transformou a Unilever, tornando-a uma das empresas com melhor desempenho em seu setor e uma das empresas mais admiradas do mundo. Seu papel em ajudar a definir uma nova era de capitalismo responsável, incorporado no Plano de Vida Sustentável da Unilever, o destaca como um dos líderes empresariais mais perspicazes de sua geração.

“A visão de Paul, o foco na motivação e no desempenho, combinados com seu comprometimento em atender os melhores interesses de longo prazo da empresa, reforçaram materialmente a Unilever. Ele deixa uma empresa mais ágil e resiliente, bem posicionada para vencer nesta indústria dinâmica e em rápida mudança,”disse Dekkers.

Alan Jope, 54, dirige a Beauty & Personal Care, a maior divisão da Unilever, desde 2014 e está no Leadership Executive da empresa desde 2011. Alan ingressou na empresa como trainee de pós-graduação em marketing em 1985 e possui excelente histórico de liderança na Unilever em mercados desenvolvidos e emergentes, tendo administrado os negócios da empresa no norte da Ásia por quatro anos, atuou como presidente, Rússia, África e Oriente Médio.

“Alan possui um profundo conhecimento e experiência de nossos negócios, do setor e dos mercados em que operamos. Ele é um líder forte, dinâmico e orientado por valores, com um histórico impressionante de desempenho consistente e de alta qualidade.,” destacou Dekkers.