A Aptar anunciou recentemente ao mercado mundial a aquisição, em 1º de maio, da Reboul, pertencente ao grupo francês Vacheron Industries SAS por 14 milhões de euros (cerca de U$ 17 milhões).

A compra da gigante francesa Reboul agrega ainda capacidades complementares à Aptar, incluindo desenho de componentes de metal, estamparia de metal de alta velocidade, projeto e fabricação diferenciados de mecanismo de batom.

A aquisição é estratégica, fortalece a participação da Aptar nos mercados de fragrâncias e produtos para a pele e expande a presença da multinacional no segmento de embalagens para maquiagens.

Conforme os termos do contrato de compra, a transação exclui o valor da dívida líquida assumida na data de fechamento da aquisição. O contrato também prevê uma provisão de earn-out baseada nos resultados financeiros de 2018, o que poderá elevar o valor da empresa para o máximo de 23 milhões de euros (aproximadamente U$ 28 milhões). A aquisição está sendo financiada em dinheiro.

“Estamos entusiasmados em anunciar esta aquisição estratégica, que nos posiciona melhor para participar ainda mais do atraente crescimento do mercado de embalagens coloridas de cosméticos. Essa oportunidade segue nossa abordagem disciplinada de adquirir players líderes e reconhecidos com tecnologias inovadoras e know-how, em que também podemos alavancar a amplitude de nossas redes comerciais e de manufatura”, afirmou Stephan Tanda, presidente e CEO da Aptar. “A combinação da escala da Aptar e dos recursos diferenciados da Reboul é atraente e nos permitirá expandir ainda mais nossas soluções diferenciadas para clientes em todo o mundo”, completou Stephan Tanda.

Desde 1921, a Reboul, situada perto das instalações da Aptar em Annecy, na França, cria embalagens para algumas das mais prestigiadas marcas de cosméticos do mundo. Em 2017, tornou-se parte do Entreprise du Patrimoine Vivant (EPV), um reconhecimento do governo francês que premia empresas nacionais pelo know-how industrial e pela excelência em suas áreas de atuação.

A Aptar tem sede em Crystal Lake, Illinois, possui plantas industriais espalhadas pela Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul, totalizando 47 unidades industriais situadas em 17 países. No Brasil, a multinacional conta com unidades nos municípios de Cajamar e Jundiaí, em São Paulo, e em Maringá, no Paraná.