Angelina Jolie foi a responsável pela nova mania na Inglaterra, que as blogueiras brasileiras dão força para torná-la uma tendência no país: de ter lábios mais volumosos. Atenta às consumidoras, a indústria cosmética internacional desenvolve aqui e ali produtos e ativos que atendam àquelas que gostariam de ter lábios um pouquinho mais volumosos (quais não?).

Entre esses produtos há na verdade alguns que efetivamente proporcionam um ligeiro aumento de volume nos lábios, especialmente em lábios finos, mas o efeito depende um pouco da fisiologia da usuária. Há consumidoras que não percebem modificação significativa. Mas, ainda assim, há produtos que apregoam o desejado efeito plump por até 4 horas.

Efetivos ou não, duradouros ou não, os produtos que proporcionam efeito volume aos lábios atuam ao produzir sensação de queimação ou pinicação na pele da região. Sem ser dolorido, mas ligeiramente desconfortável, a sensação é temporária e o efeito volume aparece, mas passa em alguns minutos. Assim é bom levar o batom ou gloss na bolsa para manter esse efeito. De qualquer forma é a maneira mais barata de obter lábios mais carnudos para uma impressão rápida, sem as dores das injeções de colágeno e os riscos das cirurgias.

A sensação de irritação nos lábios é provocada por produtos à base de mentol, canela, gengibre e cravo, que proporcionam a ativação da circulação na área dos lábios ajudando a inchar os vasos sanguíneos, o que produz momentaneamente aumento de volume. A maioria desses produtos também inclui agentes hidratantes que suavizam a pele do lábio e quase sempre são associados ao gloss que, pelo brilho, já proporciona efeito de volume.

A polêmica em torno desse tipo produto está justamente na sensação de pinicação que ele provoca, e por isso não é indicado para pessoas de pele sensível , porque para ativar a circulação o produto cria uma sensação ardida, que pode irritar significativamente a pele de lábios mais sensíveis.

Não há garantia de uma grande diferença, mas certamente é divertido experimentar:

Naturabisse

Entre as novidades que devem chegar em breve ao mercado brasileiro está o lançamento da fabricante espanhola de cosméticos Natura Bissé, o Fx Lip Booster. Trata-se de um gloss de pimenta que “incha” os lábios, deixando-os mais volumosos por algumas horas.

lipsephora

Lip Plum ou Lip Injection é o gloss transparente inglês mais usado entre as celebridades. É vendido na Sephora e tem fórmula patenteada à base de ingredientes comprovados cientificamente como ativadores da circulação, para dilatar os lábios, diz a empresa, sem especificá-los.

LipFusionLip Fusion, da Fusion Beauty, é um tratamento hidratante em formato de gloss transparente, na versão mais forte da linha plumper da Victoria Secrets. Tem efeito por algumas horas, de acordo com o fabricante. No Brasil está à venda na loja Espelho Meu.

AvonUltracolorrich

Avon lançou no país, e já há algum tempo, o batom Ultra Color Rich Batom Extra Volume FPS 15, que inclui o complexo Maxi-Lip Plumping para ajudar na produção de colágeno, suavizar as linhas dos lábios e proporcionar aparência de lábios volumosos e definidos instantaneamente. A fórmula contém ácido hialurônico para deixar os lábios mais hidratados. A parte branca do meio é à base de menta, proporciona refrescância e uma certa ardência para promover a sensação de mais volume nos lábios.


Galena

O Gloss Lip’up Active , de Vital especialidades e Galena,  hidrata e, de acordo com os fabricantes, aumenta o volume instantaneamente dos lábios. A fórmula combina Epiderfil, Adifyline e um toque de Capsaicina (pimenta). Promove um leve aumento dos lábios com uma sensação de frescor (quase uma ardência). Tem efeito é gradativo e duradouro, garantem os fabricantes. Sua venda é sob prescrição.

Fornecedores

No Brasil já se pode contar com alguns fornecedores para este tipo de produto:

A Aqia fornece o Adipofill´In, para o lipo-preenchimento controlado, que ajuda a reverter a lipo-atrofia e reduz os sinais visíveis do envelhecimento estrutural , conferindo efeito plump.

Da quantiQ  Sym3D™  (Symrise), que proporciona o efeito plumping, tão desejado, e diminui as marcas de expressão ao redor dos lábios. Também pode ser usado em produtos faciais para diminuição de marcas de expressão e rugas. O produto atua diretamente no tecido adiposo profundo levando as células de gordura a se reproduzirem e armazenarem mais gordura, proporcionando efeito plum de longa duração. A empresa garante que o ativo não provoca sensação de queimação, pinicação ou inchaço, além de ser particularmente gentil com a delicada pele dos lábios.

A Croda oferece o Volulip™ – ativo especial, desenvolvido pela divisão de ativos tecnológicos da Croda, a Sederma, que aumenta internamente e superficialmente a textura dos lábios com um impacto visível em seu formato. Promove aumento do volume, hidratação e suavidade dos lábios. Seus testes de eficácia comprovam, a 1% de concentração, uma drástica mudança na arquitetura labial, aumentando o ácido hialurônico em mais de 100% e o volume dos lábios em até 15%, com apenas 1 mês de uso.
Volulip™ é a associação do extrato de Portulaca pilosa com o peptídeo natural di-oxigenado em um excipiente lipossolúvel, facilmente incorporado em formulações de maquiagem.

A Gateffossé possui em linha remodelador instantâneo Gatuline® In-Tense, desenvolvido com o ativo sul-africano Spilanthes acmella (Spilanthes,  Peek-A-Boo flower), reconhecida pelo alto conteúdo de alquilamidas, um agente anti-idade. Suas propriedades anestésicas e adstringentes estão presentes nas flores, colhidas de maneira sustentável, sem danificar a planta.O produto tem uma forte ação instantânea anti-rugas , atuando sobre a profundidade e o comprimento das rugas, tornando a pele mais firme, pois atua sobre os fibroblastos,  e por ser um ativo lipossolúvel, o torna recomendável para produtos que promovam efeito  ‘plumping’ como primers labiais, batons, bases.

Da Lubrizol, Hilurlip® é um ativo cosmético à base de partículas micronizadas de ácido hialurônico, que proporciona efeito de preenchimento labial, graças às suas propriedades de intumescimento. Trata-se de uma suspensão oleosa com partículas micronizadas de hialuronato de sódio, da ordem de 1 µm, o que melhora a penetração e eficácia. Quando em contato com a água cutânea as partículas intumescem, produzindo um efeito de preenchimento duradouro nos lábios, além de proporcionar hidratação local. O efeito é de  aumento do volume dos lábios, linhas finas minimizadas, proteção contra os efeitos da poluição,ressecamenbto e inflamações, diz a empresa.

Maquiagem
Para aquelas que tem a pele dos lábios sensível ou se sinta desconfortável com a pinicação que normalmente esses produtos provocam, talvez a maneira mais tranquila e imediata para se conseguir lábios mais volumosos seja mesmo lançar mão de truques de maquiagem!
Corretivo nas linhas superiores, no ‘V’ dos lábios e na expressão vertical logo acima, e também no contorno da parte inferior.
makeup