Show de cabelos amplia perfil


Seis anos após a sua primeira edição e a Beauty Fair – Feira Internacional de Cosméticos, que começou neste sábado, dia 28 e vai até amanhã dia 31, se firma como o maior e mais completo evento de beleza da América Latina. Este ano, o evento ocupou toda extensão dos 76 mil metros quadrados do Expo Center Norte e reuniu  mais de 450 expositores, representando cerca de 900 marcas.

A estimativa de público é de 110 mil visitantes e de gerar R$ 305 milhões em negócios. O valor é, de acordo com a diretora executiva da Feira, Luciane Beltran, baseado nos pedidos tirados durante e após a feira. “O nosso foco é atingir toda a cadeia da indústria, comerciantes e o profissional de beleza”, diz a executiva, que ressalta a participação da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos e da Apex – Agência Nacional de Promoção de Exportação este ano, na área de negócios da feira.

“A Beauty Fair é muito importante para o setor de HPPC, especialmente pelo espaço de negócios que cria, possibilitando o encontro entre empresas de diversos tamanhos e segmentos. A presença da Abihpec traz o respaldo nacional e, em conjunto com a Apex-Brasil o reforço internacional à Feira por meio do projeto Beautycare Brazil, de apoio às exportações do setor”. João Carlos Basílio da silva, Presidente da Associação, que participa pela primeira vez do evento.

A cada ano a participação de expositores internacionais na feira vem aumentando, atraídos com os resultados de dois dígitos que o setor no Brasil obtém há 15 anos. “Divulgamos a Beauty Fair internacionalmente e este ano temos um pavilhão americano, empresas italianas, uma empresa espanhola e uma empresa chinesa,” diz Luciane Beltran.

O interesse pelo mercado brasileiro também traz compradores de vários países: “A globalização das modelos brasileiras, de nossas novelas e o sucesso em geral do Brasil no mundo, acaba ajudando a divulgar o mercado da beleza”, acredita Luciane que ressalta o número cada vez maior de  visitantes de outros estados do Brasil, atraídos pelos lançamentos que, em cidades como Manaus, demoram em torno de 45 dias para chegar. “Aqui os lojistas conhecem os lançamentos e já podem comprar e levar com eles”, diz.

                        
                        Luciane -muito trabalho e visita ilustre

Parte do calendário oficial da Feira, no dia 27 houve a pré-estréia do evento, num teatro da capital para assistir a um espetáculo de dança “para estreitar o relacionamento entre expositores e o comércio varejista”, diz o site da Beauty Fair. O glamour, se completou no sábado, dia 28, com a presença da primeira dama Maria Letícia Lula da Silva (acompanhada de políticos de em campanha), para prestigiar o evento e conferir os lançamentos. Além dela, famosos e artistas foram chamadas para abrilhantar a festa, como o apresentador de TV Rodrigo Faro e a modelo Ellen Roche , no estande da Vult Cosméticos, ou a também apresentadora de TV Sabrina Sato pela Aspa Cosméticos. Além de profissionais prestigiados para workshops, como Anthony Mascol, da TIGI Academy; o cirurgião plástico Robert Rey, em palestra sobre a importância da profissional esteticista nas intervenções cirúrgicas: ‘“A chefe da minha clínica é uma esteticista. Eu faço apenas 20% do trabalho. Sou eu que peço opiniões para ela e não o contrário”, revelou modestamente o “Dr Hollywood”, que ainda pontuou a importância da indústria:  “Antes é preciso tratar com cremes, massagens e protocolos estéticos”.

                           
                    Felipão no Fórum de Negócios – Prazer no que se faz
                               
O maquiador Duda Molinos também participou do Congresso de Maquiagem, apresentando as tendências em cores para 2011. Outro congresso o de Manicures, que acontece todos os anos, busca trazer aperfeiçoamento às profissionais dos salões. O mesmo acontece com o tradicional campeonato SOHO Grand Prix, de cortes e coloração criado pela rede SOHO de salões. E ainda Luiz Felipe Scolari no Fórum de Negócios apresentou a palestra “A importância de ter Prazer no que se está fazendo”, promovida pela Taiff,  assim como a campeã de basquete Paula (Magic Paula), com a palestra Minha Empresa, Meu Time, promovida pela Colgate-Palmolive.

“Buscamos atender a todas as tendências, trazendo o que há de melhor”, ressalta Luciane Beltran que responde àqueles que dizem que a Beauty Fair não traria grandes empresas ou ainda, que seria uma feira basicamente para produtos de cabelo ou para cabeleireiros: “A participação da Unilever no evento, por exemplo, é um case mundial, pois a Beauty Fair é a única Feira que a multinacional anglo holandesa participa no mundo. Ela traz conhecimento, seja para o varejista ou para o profissional. O segmento de cabelo tem uma participação maior porque há grandes e muitas empresas de produtos para os cabelos no país”, explica.

De fato, a maior parte do que se vê pelos corredores são empresas de produtos profissionais para cabelos, muitas vezes em performances-shows para centenas de pessoas que se acotovelam em busca de amostras de aprendizado, mas também de amostras de produtos distribuídos ao público. “Dividimos as áreas do evento e agora há uma área exclusiva para produtos profissionais”, diz a diretora executiva da Feira.

A Beauty Fair ocupa uma lacuna deixada pelas feiras realizadas até 4 anos atrás quando houve um racha entre os organizadores e a Beauty Fair ficou com o bolo das empresas de produtos profissionais, esmaltes e a área de varejo desses eventos.  Ainda tem um perfil mais calçado nestes segmentos, mas a cada ano conquista mais empresas e agora há muitas empresas de produtos para o rosto, corpo e higiene pessoal.

                               
                          Vitaderme lançou linha de maquiagem e rosto

Assim, entre as várias linhas de produtos apresentadas, a Vitaderme lançou no evento, a linha New Active, hidratante e revitalizante para o rosto, à base de cactos da espécie opuntia e de Trealose Bio Vetorizada, mais conhecida por GPS, um açúcar natural, com propriedades hidratantes, Termo Protetoras e Anti Estresse Ambiental.

A Depil Bella, truxe uma linha de depilatórios para adolescentes com cheiro de cereja, com roll-on depilatório, além de produtos pré e pós-depilatórios. Além de uma inesperada cera roll-on para a depilação masculina do peito, das costas, pernas e braços, com óleo essencial de cravo, levemente anestésico.

                      
A Harty Cosméticos trouxe a linha Natural Pro Ecologie Seriseal, com um composto de Sericina, proteína que atua como um cimento entre as fibras, proporcionando um efeito liso extremo. A Sther, a linha Maxsther com queratina e nanotecnologia, um tratamento contra o ressecamento que forma uma barreira protéica nos fios.  A Helcla veio com uma linha de produtos para recuperar cabelos danificados pelo sol, mar e piscina. E a Alf Parf trouxe produtos para a coloração dos cabelos de inspiração retro – Retromoderno, criada pela equipe da Alfaparf de Milão junto com a Academia Mahogany de Londres, com as cores e os cortes para a temporada, devidamente apresentados em show numa casa de espetáculos.

A Aspa cosméticos trouxe colorific, um produto que permite o retoque instantâneo e cobertura de raízes brancas de secagem rápida e removível na lavagem com xampu, para reduzir problemas de sensibilidade no couro cabeludo e ressecamento dos fios.

A Bio Company lançou a linha de esmaltes da pin up Betty Boop, com cores neon e a Impala a sua nova coleção de esmaltes Impala Floral  – Primavera Verão, com 11 esmaltes cremosos e um perolado. Trouxe manicures para esmaltar as unhas das visitantes do estande com esmaltes pastéis em verde, cinza, salmão, rosa etc. E a Oceane Femme trouxe lenços removedores sem acetona na composição e com hidratante, que auxiliam na remoção da cutícula de esmalte e também lenços para a remoção de maquiagem com vitamina E.

O acompanhamento constante dos lançamentos e, às vezes o lançamento de nichos e tendências próprias, além da simultaneidade às tendências mundiais, mostra o amadurecimento do setor de higiene e beleza brasileiro e aponta para mais anos uns tantos anos de crescimento, ao que tudo indica.