Valentina, fragrância da nova mulher de  
                                                Valentino que a Puig/Braco traz ao país

Diferente de outras feiras de beleza que já fizeram parte da história do setor de cosméticos do Brasil, a Beauty Week, realizada na quarta e quinta-feira da semana passada, é a única que permaneceu ao longo dos anos. Realizada pela Adipec – Associação dos Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares, que foi fundada em 1991, a feira não teve algumas edições, mudou e muda muito de lugar de apresentação, mas persiste. 

Sua importância vem da evolução do mercado brasileiro de cosméticos, que vai ganhando maior conhecimento e refinamento em relação a perfumes e cosméticos importados e, mais recentemente, maior acesso à maquiagem importada: “A Beauty Week é um evento importante para os varejistas e imprensa conhecerem os lançamentos e novidades das importadoras para o segundo semestre,” resume  Jacob Nir, presidente da Adipec .

“O mercado de fragrâncias seletivas no Brasil cresce a um patamar de 10% ao ano e, o fato de já sermos o país nº1 em consumo de perfumes em sua totalidade, faz com a feira atraia sempre novos empreendedores que passam a conhecer um pouco do DNA das marcas”, diz Renato Morgado , Diretor Comercial da Puig/ Braco. A Puig comprou a Neutrolab há cerca de um ano e vem formatando a presença da distribuidora no Brasil com muitos lançamentos. Os que a empresa levou para a feira e que devem estar nas perfumarias de agosto a Outubro são: CH Men Sport; 212 Glam (masculino e feminino) em edição limitada; Shakira Elixir; Juliana Paes Essence (pela casa perfumista PUIG); Her Secret Antonio Banderas; Azzaro Night Time; DKNY I Heart , em  edição limitada; Z Zegna ; Angel Acqua Chiq; Alien Acqua Chiq e Madmoiselle Ricci e a fragrância Valentina, de Olivier Crespi e Alberto Morillas para a mulher Valentino atual.

“Atingimos três das quatro faixas de fragrâncias, que são a linha Premium (Prada, Chanel, Thierry Mugler, Valentino e Guerlain), a linha de Prestige (Carolina Herrera, Paco Rabanne, Nina Ricci, Azzaro, Tommy Hilfiger, DKNY, Ermenegildo Zegna e Michael Kors e, por último, a linha de produtos que atendem a uma fatia de consumidores que miram os preços médios dos competidores brasileiros nos canais “porta a porta” e “franquias”, que são as fragrâncias de Masstige (Antonio Banderas, Shakira, Agatha Ruiz de la Prada), conta Morgado.

Atento ao crescimento deste mercado, no Brasil o Grupo Boticário, dono da marca O Boticário, uma das principais empresas de perfumaria do País, buscou no ano passado uma participação neste segmento, com a compra de uma participação na importadora e distribuidora Frajo Internacional.

Para Frank Lund, diretor da Frajo, a BW é uma feira importante para o setor sob vários aspectos: “Primeiro porque ela favorece o contato com nossos clientes, perfumarias , lojas de departamento e também com a imprensa especializada e ajuda a estreitar esses relacionamentos. Este público pode ver todos os lançamentos de uma só vez, num só lugar. É uma fonte de inspiração, tanto para os funcionários das empresa expositoras quanto para os visitantes na medida em que cria ambientes corretos para a exposição das marcas que representamos.” 

                        
        Frajo – 60% do volume de negócios feitos no segundo semestre – 
                                        trouxe Police, nova marca

A BW, de acordo com Frank Lund representa cerca de 60 do volume de negócios feitos no segundo semestre. “Dessa forma, ela se torna uma introdução às vendas das festas de fim de ano”, diz.

Este ano a Frajo trouxe para a feira uma nova representada, a marca Police, com o lançamento do perfume masculino Police To Be. Trouxe 4 perfumes da marca italiana Ferrari ao longo do segundo semestre, sendo 1 deles unissex (Scuderia – Light Bright Essence) e os demais masculinos (Scuderia – Racing Red & Black Signature, Cavallino – Essence Oud e Cavallino – Red Power),  além de ter apresentado a nova estratégia mundial da marca de criar subdivisões para seus produtos: Scuderia, que engloba os perfumes que representam o mundo da Fórmula 1, e Cavallino, com perfumes que traduzem o luxo e o prestígio dos carros superesportivos de Ferrari.  

Também trouxe novidades da marca Lolita Lempicka – coffret de Si Lolita, a versão Purse Spray da Le Premier Parfum e de Si Lolita, e Tentação de Lolita, uma edição limitada da primeira fragrância em um frasco de 20 ml. De La Perla,  a Frajo apresentou dois novos perfumes: La Perla in Rosa e Classic Restyle.
                       
                          Maquiagem importada – e a Art Deco
                                                     se fortalecem no país


Da Artdeco foram 3 coleções completas de maquiagem, sendo uma de primavera/verão em parceria com uma jovem grife alemã de alta costura (Kaviar Gauche), uma só com itens de cores vibrantes para um make mais divertido (Color Mania, em edição limitada), e uma coleção bronzing inspirada nas cores do Marrocos (Marrakesh Sunset, em edição limitada).

Outra marca de maquiagem a Revlon  levou para a BW novas cores dos batons Super Lustrous Liptick e Super Lustrous Liptick Matte, o batom líquido ColorStay Ultimate LIquid Lipstick, o gloss ColorBurst Lipgloss e o esmalte regular Nail Enamel, entre outros produtos. “Também lançamos a campanha de produtos solares para a campanha de verão 2012/2013, com australian gold e Sol de Janeiro”, ressalta Lund, acrescentando: “Temos lançamentos para o segundo semestre que chegam ao país quase que simultaneamente aos lançamentos no exterior,” diz o diretor da Frajo.
                 
                       Jimmy Choo chega ao país
                                            através da Vizcaya

A importadora e distribuidora carioca Vizcaya Cosméticos,  trouxe para a BW a nova fragrância feminina de Versace, Yellow Diamond; a fragrância masculina Moschino Forever, de Moschino e o lançamento da fragrância feminina Jimmy Choo EDT, do estilista de sapatos e acessórios americano Jimmy Choo.

“O desafio é dar a oportunidade ao consumidor brasileiro de ter acesso às novidades simultaneamente aos outros países, como o que tivemos em dezembro passado, no lançamento mundial da fragrância feminina Burberry Body Parfum, de Burberry que agora chega em Setembro/Outubro  em  Eau de Toilette, diz Fabiola Baricelli, gerente de marketing da Vizcaya .”

“Esta é uma oportunidade única de estar em contato com os principais lojistas do mercado falando das tendências, apresentando as novidades, discutindo o momento do mercado e traçando estratégias para o final de ano onde temos a maior e melhor data comemorativa e em vendas para o setor”, declara .

Novas marcas para o mercado brasileiro 

                           
                         Excellence trouxe a marca de tratamento
                                        para os cabelos Leonor Greyl

Excellence trouxe para a BW 3 novas marcas: os perfumes Creed, empresa americana centenária do ramo de fragrâncias; a marca francesa de tratamento para os cabelos Leonor Greyl e a marca, também americana,  GlamGlow, com sua máscara facial de efeito imediato usada por celebridades do cinema. Seus diretores, Glenn Dellimore e Shannon Dellimore, estiveram pessoalmente no país para o lançamento pela distribuidora.

“A Beauty Week também representa uma ocasião importante para fortalecer essas parcerias e unir o segmento de importados num único local, facilitando a troca de informações e dinamizando a comunicação do setor,“ diz Lucinda Nir, diretora de marketing da Excellence.

A Paris Perfums do Brasil, distribuidora das marcas Giorgio Valenti, Kristel de Saint Martin, Lomani, Rémy Latour Paris e Roberto Vizzari, linhas de semi-prestígio, retorna à BW desde 2004 com cinco lançamentos: os masculinos So Valenti Men, Signature Men e Millionaire, os dois últimos de Lamani e os feminos Elle et Son Secret, de Lomane e Parfum D´Or Elixir, de  Kristel de Saint Martans.

                      
                 Mont´Anne trouxe perfumes franceses e holandeses

A partir da feira também começa um período de vendas mais intenso para a distribuidora, cujos perfumes são vendidos em perfumarias em geral e nas lojas Renner. “A feira para nós significa uma vitrine para marcar nossa presença no mercado,” diz Juliana dos Reis, da área de marketing da empresa. E a  Mont´Anne Parfums, empresa de Cuiabá há 15 anos no mercado, que fez sua  estréia  na BW este ano com perfumes franceses e holandeses, entre eles Giorgio Monti, Cindy C., Laura Baci, Karl Antony, Max Deville.