Depois de reinar absoluto na preferência das brasileiras, os cabelos lisos estão cedendo espaço aos cabelos naturalmente ondulados, encaracolados e encarapinhados das brasileiras, que já estão aposentando chapinhas e progressivas entre outras modalidades mecânicas e químicas para relaxarem de verdade e assumirem seus cachos, assumindo o que a natureza lhes deu graciosamente.

Os cabelos étnicos finalmente valorizados estão sendo propagados em diferentes modelos, com coloração, formatos e comprimentos diferentes. Mas nem por isso deixam de precisar de tratamento. Justamente por serem espiralados desde a raiz, esse tipo de cabelo é naturalmente mais opaco e ressecado, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Inclusive pelo excesso de volume, são mais difíceis de pentear e levar um pouco da oleosidade da raiz para as pontas. Mantê-los hidratados é uma tarefa e tanto, mas fundamental para que não apresentem aspecto ressecado e pouco maleável para novos penteados e cachos definidos, que hoje chamam atenção nas ruas pela beleza que podem apresentar e até mesmo dar um realce às cabeças. Além disso, pesquisas revelam que os cabelos étnicos apresentam variação de diâmetro, menor conteúdo hídrico e forma elíptica, com curvaturas estruturais maiores que os cabelos caucasianos.

De acordo com a Factor-Kline, o mercado étnico profissional representa 5% do total do mercado profissional de cuidados com os cabelos.“Existe uma questão por trás disso, de certa forma sócio-cultural. É uma certa descoberta e valorização da beleza e das coisas como elas são. Está na mesma linha de movimentos sociais e culturais e um certo orgulho dessas origens,” diz Sérgio Rebelo, da Factor-Kline, que desenvolveu uma pesquisa específica sobre o  Mercado Profissional para Produtos Étnicos (Professional Etnic Hair Care).

“A Factor-Kline enxerga que esse mercado tem configurações diferentes em cada país. Nos mercados maduros é um segmento de mercado já estabelecido, que apresenta mais nichos, com produtos específicos” diz Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline. “E como olhamos o mercado profissional globalmente já bem desenvolvido, esse é um mercado importante e sofisticado, principalmente nos mercados maduros. E esse nível de segmentação mais cedo ou mais tarde vai chegar no Brasil,” acredita a analista.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística – aproximadamente 40% da população brasileira é parda ou negra. ‘São cerca de 50 milhões de pessoas tem alguma descendência afro.  Neste cenário de uma ampla variedade de tons de pele, há também uma grande quantidade de diferentes tipos de cabelos. No Brasil 70% das mulheres brasileiras têm o cabelo que varia do ondulado ao cabelo muito encaracolado (crespo) “, avalia Elaine.

Para a Gerente de Projetos da Factor-Kline, nos últimos anos vimos uma mudança na percepção e atitude do consumidor, provavelmente devido ao aumento do conhecimento dos danos a longo prazo dos alisamentos contínuos e os altos custos para a sua manutenção. Lentamente, uma parte das mulheres afro-descendentes estão assumindo seus cabelos naturalmente cacheados, e portanto, buscando produtos e serviços para cuidar do seu cabelo, principalmente produtos de tratamento. Esse movimento refletiu diretamente nas vendas do setor, que  tem crescido, cerca de 30% a cada ano, aqui no Brasil graças à demanda do consumidor negro que esta aceitando mais os seus cachos além da influencia de artistas e cantores famosos .

“As grandes empresas tem  dificuldade de se comunicar com esse mercado. Ainda não encontram o tom. E aquelas empresas eram tradicionalmente focadas nesse mercado, que era de nicho, tem crescido”, diz Sergio Rebelo.

Assim, destacamos aqui os produtos mais recentes produtos de tratamento e também de styling disponíveis no mercado para este tipo de cabelo. A recente realização da feira de beleza Beauty Fair só confirmou esta tendência. Muitos estandes apresentaram produtos para lavar, fortalecer, tratar ou deixar os cachos mais bonitos.

SalonLine

A Salon Line, empresa há duas décadas no mercado, produz produtos para transformação, coloração, tratamento para cabelos, além de aparelhos elétricos que ajudam a alisar os cabelos. Para a Beauty Fair ela trouxe uma linha completa de produtos para cachos de todos os tamanhos e definições, identificados a partir das embalagens. São 3 cremes para pentear com graus de ondulação variados – Que Tal? Cachos dos Sonhos é para cabelos ondulados e cacheados, com subdivisões – 2A para cabelos finos e fáceis de modelar; 2B já é para fio médio com ondas mais fechadas e definidas, – 2C fio mais grosso e com mais volume e – 3A que são cachos mais abertos e definidos. Que tal? Crespo Divino é o creme para pentear para cabelos crespos com grau de ondulação 3B com cachos menores com mais definição e mais volumoso e 3C fio mais grosso e crespo.
O terceiro produto Que tal? Crespíssimo Poderoso com grau de ondulação 4A para fios com textura mais grossa e opaca, 4B é para fios médios bem definidos e densos, 4C é indicado para cachos mais densos e pequenos.

A marca atendeu à demanda das consumidoras e desenvolveu alguns produtos específicos, como um Gel líquido – Como se fosse a 1º vez -, desenvolvido para que os cabelos continuem cacheados no dia seguinte sem efeito umidificado . E a Gelatina-vai ter volume sim , com Aloe Vera e Babosa e gel ativador para doar mais volume aos fios, possibilita a habitual e amplamente utilizada ‘misturinha’ com um dos cremes para pentear da linha para personalizar os cachos.

“Vimos grande potencial na modalidade cachos,” conta Kamila Fonseca, gerente de marketing da Salon Line. “Antes éramos uma marca de produtos alisadores, mas percebemos através de redes sociais que o mercado estava indo em outra direção e fomos nela”, diz Kamila.

A empresa convidou as blogueiras Fernanda Ferreira do blog Dicas da Fê e Gill Vianna, do blog Coisas de uma Cacheada, para virem até a fábrica falar sobre o movimento das mulheres assumirem os seus cabelos crespos e contarem suas necessidades em produtos. Assim foi criado um produto nicho: o Co-Wash, um creme para lavar que condiciona e é um leave-in formador de cachos.

“As cacheadas fazem misturas – gel e creme de pentear – cada uma à sua maneira, de acordo com o seu tipo de cacho. E nosso creme de lavar Co-Wash foi baseado numa pesquisa na internet e com as blogueiras. O cabelo crespo é muito seco , por isso as cacheadas não gostam de lavá-lo muito porque a lavagem resseca ainda mais os cabelos. Assim criamos o Co-Wash que é multifuncional: lava, condiciona e define”, diz Karmita Fonseca.

“As atrizes Tais Araujo, Sharon Menezes e Juliana Alves, entre outras que estão na TV assumindo seus cachos nos inspiraram. Então começamos a desenvolver esses blogs, na verdade criamos referência para que as mulheres assumissem a naturalidade de seus cabelos e principalmente aprendessem a cuidar deles para que ficassem bonitos,” diz Gill Vianna.

“Elas não sabiam cuidar ou pentear os seus cabelos crespos porque a referência delas eram os cabelos de mulheres com cabelos lisos ou no máximo ondulados,” conta Fernanda Ferreira.

Atenta a esse mercado, a L´Oreal que faz pesquisas sobre os diversos tipos de cabelos a partir de seu Centro de Estudos e Pesquisas no Brasil, lançou a Linha EverCurl Sulfate-Free foi especialmente desenvolvida para conferir hidratação profunda, brilho e definição dos cachos. Rica em óleos nutritivos e extrato de hibisco, que trata e amacia desde os cabelos levemente cacheados até os cabelos crespos.

PaulMicthell

Paul Mitchell trouxe em 2013 para o Brasil a linha Curls, ideal para a manutenção dos cabelos cacheados. A linha atende às necessidades de quem quer ter um cabelo naturalmente cacheado, hidratado e sem frizz, e é composta por: xampu, condicionador, leave-in, gel e tratamento.

De acordo com a Factor-Kline, o mercado étnico profissional representa 5% do mercado profissional de cabelos. Ou seja, nos salões de beleza as chapinhas ainda não deram a vez às cabeleiras fartas e encaracoladas. Mas a mudança está vindo rápido.

Boticariocachos

Outras empresas perceberam rápido essas mudanças. O Boticário lançou já no início de 2014 a linha Cuide-Se Bem Cachos Perfeitos, sem sal e com pH ideal para cabelos cacheados no xampu, deixando os cabelos limpos e hidratados, com volume e preparando os cabelos para o Condicionador. A linha foi ampliada e agora conta com Creme para Pentear que reduz o frizz em até 84% e Umidificador de Cachos para levar na bolsa e aplicar nos cabelos secos.
A Embelleze acaba de lançar técnicas para o cuidado dos cabelos que consistem no pouco ou nenhum uso de shampoo, conhecidas como low poo (em tradução livre, pouca espuma) e no poo (em tradução livre, sem espuma), essas formas de tratamento se difundiram na Internet.

A Natura lançou em Julho a linha Natura Plant Curvas Envolventes que não se restringe somente a cachos, mas atende também as mulheres com cabelos crespos. Com xampu, condicionador, Máscara Intensiva Modeladora, Creme para Pentear Ativador e Modelador, Creme para Pentear Controle de Volume e Spray Reativador Umidificador. Formulados com óleo de macadâmia, ingredientes hidratantes e complexo de ativos de alta definição. O Spray Reativador Umidificador apresenta fragrância suave (R$ 25,90). E o Duo Creme para Pentear Ativador e Modelador combina duas texturas que agem sinergicamente no fio, proporcionando efeito memória aos cachos, enquanto os mantém modelados, com menos frizz e protegidos da umidade. (R$ 34,90)

Naturaplantcacho

“O cabelo cacheado volta a ser tendência. Nos últimos anos, houve um boom dos cabelos lisos, e os procedimentos químicos, como relaxamentos, alisamentos e progressivas, tornaram-se comuns no Brasil. Acredito que as mulheres sentiram uma necessidade de dar um “descanso”para os fios. Lorde, Sara Jessica Parker e Beyoncé são algumas das celebridades que influenciam o estilo dos cabelos e, como podemos notar, o visual despojado e bem natural está em alta. Deixar secar naturalmente é a nova escova!” diz Aretha Mello – diretora da Acquaflora Cosméticos que oferece a linha Forma, especialmente formulada para cabelos cacheados, que dispõe de ativador de cachos e hidratante modelador. Tudo para disciplinar, dar forma e ativar os cachos indefinidos.

Amend lançou uma linha completa para cabelos muito cacheados à crespos: a linha Gold Black Nutritivo, com produtos de tratamento diário, um Umidificador de Cachos que possui ação reativa a memória dos cachos e oferece maior controle e definição. Sela as cutículas e elimina o frizz, Creme Hidratante, Protetor Térmicoentre outros produtos.

“Nossa preocupação é  tratar realmente os cabelos e valorizá-los, naturalmente ou com química que não seja irreversível, afinal o cabelo étnico bem tratado, é lindo. Isso não quer dizer que a pessoa tenha que assumir todo o volume de seus cabelos quando não gosta, mas ter um produto que possa fazer com a que pessoa consiga deixar o cabelos do jeito que desejar.”, diz Sionara Bandeira, coordenadora técnica da Keune, que tem quatro produtos para controlar os cachos na linha de tratamento Care.

Já a Lowel tem EffectsWave,  linha de finalizadores, com Creme Modelador para cabelos cacheados. O produto reduz o volume dos cachos e os mantém definidos e hidratados. O Modelador, indicado para fios de espessura média a grossa  promove maciez, brilho e movimento. Já o Mousse Hidratante é indicado para cabelos finos. Apresenta uma textura mais leve e suave para quem deseja definir e hidratar os cachos sem reduzir seu volume, de forma a restaurar os fios e promover brilho intenso e maciez.

A Bio-Extratos apresenta o Tanogel Hidratante Fixador: Combina os benefícios do gel com os cuidados de um creme hidratante. Forma um filme que hidrata, condiciona e fixa o cabelo ao mesmo tempo.

A Lola Cosmetics especializada em recuperação de cabelos danificados também se apresentou na Beauty Fair com produtos para crespas: a linha Creoula para a manutenção dos cabelos crespos ou cacheados,  auxilia no combate ao Frizz, promove nutrição e definição dos cachos, com Creme calmante Cachos Indomáveis, Pulp Friction, espuma Encantadora de Cachos Perfeitos, Shampoo e Condicionador e Creme de Pentear Cachos Perfeitos.

A Vita Derm tem a linha Cachos Perfeitos, com xampu, condicionador e leave-in, que combinam proteínas, poliquaternios, pantenol e quinoa, para reparar, reconstituir e conservar os cachos naturais, conferindo o brilho e maciez aos cabelos.

A Phisália uma linha para crianças cacheadas, com Pró-Vitamina E, Ômega 6 e 9 e Queratina, com xampu, condicionador, creme para pentear e máscara capilar.

A Tratta Brasil tem na linha Hidra cachos produtos que possibilitam tratar dos cabelos crespos para que eles se mantenham hidratados e nutridos, proporcionando cachos definidos e macios. Contém ativo vegetal, rico em aminoácidos e proteínas e colágeno vegetal.

A varejista de luxo Sephora traz para o país a marca Ouidad, especializada em cachos. “Temos visto uma procura cada vez maior por itens que ajudem a estilizar os fios. Notamos um movimento forte por parte de mulheres e de homens em expressar sua personalidade pelo penteado e isso inclui a valorização da beleza natural dos cachos e onda”, diz Cinthia Cesário, treinadora Sephora.

A nova linha Redken Curvaceous foi especialmente desenvolvida para o cuidado dos cabelos cacheados. A linha é composta por produtos para tratamento e produtos para finalização & modelagem que combatem o frizz, hidratam e definem os cachos por até 3 dias. Curvaceous contém o exclusivo sistema Curl Memory Complex que nutre a fibra capilar, reforça a estrutura interna e reativa o cacheado natural. Contém ainda a tecnologia Interlock Protein Network – IPN que atua nos pontos de tensão dos cachos de “alto-estresse”, conferindo força e resistência a quebra.

Fornecedores:

A Aqia apresenta Lipex®Shealight, Bio.éster ultra-especial obtido a partir da noz de karité, que confere alta espalhabilidade, condicionamento e sensorial aveludado. Rico em nutrientes, promove maciez e hidratação e pode ser considerado uma alternativa aos silicones. PlantCol® , um concentrado obtido da leguminosa acácia Senegal, uma associação balanceada de gomas, sais minerais, aminoácidos e principalmente polissacarídeos + proteínas de alto peso molecular. Atua na formação de filme protetor e altamente hidratante, no controle dos cachos & redução do frizz e promove nutrição funcional, pois repões percursores biológicos. E ainda Polymine® BHA + Sunquart® TMS, uma associação de ativos condicionantes de alta tecnologia com excelente substantividade aos fios e múltiplos benefícios, como: Melhora da penteabilidade, tanto à úmido quanto à seco; elimina a eletrostática do fio e ganho de viscosidade.

A Lubrizol traz Vecorexin® liposomes da Lipotec é um delivery system de ativos capilares que não só melhora a penetração dos ativos, como confere maciez e brilho ao cabelo. Adere ao cabelo e forma um filme recobrindo o fio, garantindo uma melhor entrada e permanência, pela formação uma camada protetora que confere brilho, maciez e penteabilidade.

Os cabelos naturalmente crespos podem apresentar uma formação cuticular assimétrica, com a formação de pontos de maior fragilidade nas regiões de curvatura do fio. Assim a diferença no formato dos cabelos pode alterar as propriedades de resistência mecânica e também de superfície da fibra capilar, uma vez que, nas regiões de maior fragilidade pode haver uma maior permeação de substâncias químicas capazes de proporcionar danos a fibra capilar, deixando os cabelos ainda mais frágeis e secos.

Assim, a Chemyunion oferece Fibroforce, uma Matriz proteica formada por fibroína e espaçadores catiônicos que restauram a região cuticular e do córtex de fibras capilares de cabelos afro étnicos ou quimicamente danificados. Graças a sua estrutura proteica e a alta tecnologia de sua composição, adere a fibra capilar, melhorando suas propriedades mecânicas e proporcionando aumento de resistência de até 25% em cabelos afro étnicos.
A empresa fornece ainda Activeshine Amazon, composição de triacilgliceróis de palmeiras brasileiras, activeshine amazon repõe lipídeos e aumenta substancialmente o brilho de cabelos secos e danificados, promovendo também modificação sensorial, penteabilidade, desembaraçamento e maciez.

A Inventiva apresenta o seu desenvolvimento Nutrinvent Balance LV, ativo inédito para No Poo e Low Poo, um ativo da linha verde sem silicones, derivados de petróleo e de animais que reduz a oleosidade do couro cabeludo, melhora o brilho, maciez, e ressecamento dos fios, atendendo á tendência de lavagem dos cabelos sem tensoativo ou com baixo teor.