Quem tem hoje cabelos virgens no Brasil? Não há dados ainda, mas certamente são muito poucas as mulheres que deixam os seus cabelos sem algum tipo de tintura ou processo químico (ou mecânico, ou ambos), para mantê-los de outra cor e forma que não seja a natural.

O encobrir, disfarçar ou melhorar os cabelos brancos, mesmo que sejam poucos fios; o desejo de mudança, de parecer outra mulher, mais jovem, mais ‘leve’ ou mais sofisticada, a busca pela modernização de um estilo, que atenda às novas tendências, vão tornando as mulheres (e indo por este caminho já estão os homens também) movimenta a indústria e torna o segmento cada vez mais ativo no país, o segundo maior mercado consumidor em produtos para os cabelos no mundo. Até porque, quem tinge, alisa ou encaracola seus cabelos, precisa cuidar deles constantemente, com produtos hidratantes, produtos que recuperam o brilho, ou banhos e máscaras que os torne mais macios.

Porém, quem conseguiu manter ou voltou a ter os cabelos ao natural ou ‘virgem’, tem dificuldade em encontrar produtos simples, que apenas lavem os cabelos e que permita que eles continuem soltos e leves.

Embora a tendência seja discreta ainda, há mulheres de meia idade que optaram por deixar seus cabelos brancos, mas ela já é visível em restaurantes, exposições, geralmente em mulheres com um perfil bem informado. Mas, mesmo com tantas ofertas de produtos específicos quase não há produtos adequados para este tipo de cabelo.

O mesmo se dá entre as adolescentes bem informadas que depois de experimentarem alguns tons para os cabelos ou processos químicos e/ou mecânicos de alisamento, se voltam para a independência (financeira inclusive) dos cabelos ‘sem química’, sobretudo porque a qualidade dos cabelos acaba falando mais alto. Hoje a forte tendência dos produtos naturais e orgânicos passa a ser outra razão a impeli-las a investir suas mesadas em produtos importados à base de ervas ou orgânicos para manter a pureza e o brilho de seus cabelos, ou, em produtos de uso diário específicos para manter os cabelos sem frizz ou com o cacheado natural. E há ainda a descoberta das pomadas e outros produtos que ajudam a modelar os cabelos, até porque a moda permite e ajuda a criar novos looks. Estas adolescentes que pensam de outra forma ainda são um nicho de mercado, mas sem dúvida elas estão crescendo como consumidoras conscientes.

Há muitas ofertas de produtos no mercado com alto poder de hidratação, além de silicones e outros ativos poderosos para tratar os cabelos, cujo resultado nem sempre deixa os cabelos virgens soltos e brilhantes, mesmo em produtos para cabelos normais. Nem os produtos para cabelos infantis simplesmente lavam e deixam os cabelos macios, já que há linhas para cabelos encaracolados (e ressecados), ou para lisos – anti frizz ou para uso depois da piscina. É claro que é interessante poder contar com produtos específicos, entretanto bons produtos infantis para lavar e desembaraçar também acabam assimilando ativos de hidratação e adição de brilho que muitas vezes tornam os cabelos pesados e oleosos rapidamente.

A consumidora, com suas inúmeras transformações dos cabelos é responsável em parte pela falta de produtos para cabelos comuns. “A demanda (por produtos para cabelos normais) é dos próprios Pontos de Venda, baseado em histórico de vendas”, diz Erica Barroso, técnica responsável do departamento P& D Técnico da Surya Brasil, uma das poucas empresas que possui linhas de produtos orgânicos. De acordo com Erica, os ingredientes orgânicos agregam valor às formulações, com a vantagem de serem mais suaves.
                       
                                Dermatus Brilho Intenso

“Na Dermatus a proporção de vendas é de 1 para 5, ou seja, a cada  produto vendido para cabelos normais, vendemos cinco para cabelos quimicamente tratados”, diz a farmacêutica Paula Cavalcanti. Existem no mercado novos ativos doadores de brilho, silicones protetores mais suaves que não deixam os cabelos pesados, além de hidrolisados de proteínas de origem vegetal, como os hidrolisados do trigo e da soja que contribuem para melhorar a maleabilidade e o brilho do fio. A Quantiq fornece um silicone volátil, doador de brilho e suavidade – o BelsilDM0,65. O xampu Brilho Intenso da marca (linha Ilumifly) por exemplo, tem um complexo de doadores de brilho e proporciona hidratação e maciez aos fios, contribuindo para a melhoria da resistência dos fios.

Mesmo os cabelos considerados normais, precisam de tratamentos especiais sempre que submetidos a situações de “stress”, como praia, piscina, sol excessivo e o uso de secador. Nestes momentos existem produtos para garantir a proteção dos fio, como os silicones protetores, filtros solares para cabelos e os xampus anti-cloro, por exemplo. Como se vê no Brasil tudo corrobora para que o segmento de cabelos seja um mercado fantástico.

A Íon Química fornece ao mercado um blend de ervas específicamente indicado para cabelos normais, em produtos de uso freqüente. É o Bioex® Cabelos Normais um complexo hidroglicólico para uso tópico em cosméticos, com aloe vera gel (hidratante, condicionador, cicatrizante e antiinflamatório. Forma um filme para revestir o fio. Seus compostos mais interessantes são os mucopolissacáridos, que tem estrutura semelhante ao ácido hialurônico), Acerola (antioxidadnte) , Pfaffia (favorece o crescimento do cabelo e é um emoliente), Aveia (revitalizante e nutritiva), Marcela do Campo( estimulante da circulação periférica, fotoprotetora), Germe de Trigo (suavizante, hidratante)  e Gingko Biloba melhora a permeabilidade vascular).

“Na verdade, cabelo normal, se refere ao status relativo ao grau de ressecamento (oleosos, secos e normais). Independente deste tipo, encontramos o cabelo que não passou por nenhum tipo de tratamento químico, o chamado cabelo ¨virgem ¨, explica Yara Turolla, supervisora do laboratório de P&D da Mappel, que também produz cosméticos e produtos de higiene pessoal de maneira terceirizada. “Encontramos no mercado poucas opções de tratamento para os cabelos virgens, se compararmos a outros tipos de cabelos (danificados, coloridos, ressecados, quimicamente tratados, etc)”, diz. Para este tipo de cabelo ela indica ativos mais comuns, que conferem tratamento na superfície do cabelo, já que teoricamente suas cutículas estão integras. “Desta forma podemos salientar o D-Pantenol, os poliquatérnios, manteigas, óleos vegetais, extratos vegetais de uma forma geral e não podemos deixar de citar  o uso de silicones puros ou complexados com ativos funcionais como no caso do próprio d- pantenol” explica.

A linha Amazônia Preciosa da Surya Brasil, composta por ativos naturais provenientes de agricultura orgânica da Amazônia, contém aminoácidos que ajudam a nutrir os cabelos, óleos vegetais, óleos essenciais, extratos e manteigas. “não há risco de acúmulo de resíduos, ou seja, não tem aquela de precisar trocar de marca”, garante Erica. Mesmo assim, as linhas orgânicas da empresa ainda têm venda inferior às demais linhas da empresa no país.
                      
                        Linha orgânica – vendas ainda inferiores
                                                às demais linhas da empresa
                                

“Realmente, os produtos para cabelos normais são uma minoria no mercado. Justamente porque a brasileira tem tantas formas de transformar o cabelo e tantas outras de recuperá-lo com a grande gama de tratamentos disponíveis nas prateleiras, não há medo de mexer no cabelo. Com isso, o cabelo “normal” acaba se tornando um parâmetro subjetivo e às vezes até confundido com os produtos de uso diário”, diz Tatiana Francine, gerente de comunicação do mercado da Cosmotec, fornecedora do Merquat® Plus 3330, um poliquatérnio formador de filme, capaz de oferecer condicionamento e desembaraço na medida certa.  A empresa fornece ainda para este tipo de cabelo o Wheat-Quat C: proteína quaternizada do trigo, para hidratação, brilho e maleabilidade dos fios.

Mas a Natura tem um xampu para cabelos normais de uso diário; o Natura Plant Shampoo Brilho e Maciez. De acordo com Federico Kladt, gerente de sustentabilidade e desenvolvimento da Natura sua formulação contém oligossacarídeos de aveia que dão uma recuperação leve aos fios, mantendo-os soltos e brilhantes, equilibrando as raízes oleosas com as pontas secas.

A Very Important, produtora e terceirizadora das marcas Basic Hair (de Marco Antonio di Biaggi) e Phytophilo, optou por ter um produto de uso diário para todos os tipos de cabelo: o xampu Phytophilo . “Nosso xampu não seria para cabelos normais, mas para o uso diário em todos os tipos de cabelo. É à base de Aloe Vera e Algas Marinhas.

“Acontece que hoje está difícil de encontrar alguém que queira produto para cabelos normais. Ao meu ver, mesmo os cabelos normais hoje tem uma necessidade a mais. Hoje você pode ter cabelos normais ,só que precisa de volume, ai você compra um doador de volume,você tem cabelos normais,mas você quer mais brilho,ai você encontra um doador de brilho”, diz Adriana.

                        
                     Normais para aumentar o volume dos cabelos

A linha Oliva, da L´Occitane, por exemplo, à base de folhas de oliveira, tem propriedades hidratantes e regenerativas e suavizantes. Tem ainda o xampu  Volume Aromacologia para cabelos finos e normais, que limpa, fortifica e aumenta o volume dos cabelos com o tempo de uso (250 ml, R$55,00). Outro exemplo de que não há produtos simples para cabelos normais é a marca Redkeen, da L´Oreal, com Clear Moisture, que inclui a tecnologia Micro-Moisture, um complexo de ativos que hidrata e condiciona a parte externa da fibra capilar com o óleo de damasco, eliminando o frizz e aumentando o brilho. Contém ainda a glicerina, que forma um fino “lacre” ao redor do fio, retendo e balanceando o nível da hidratação no seu interior. Na parte interna, devido a sua textura ultrafina, a glicosamina consegue penetrar no cabelo, hidratando-o profundamente.

A Joico tem a linha Daily Care Balancing Shampoo, cujo xampu de tratamento equilibra o couro cabeludo e alivia os sintomas de suas disfunções, como caspa, psoríase e seborréia. Contém um blend de Biotina, Óleo de Jojoba e Inositol, que remove a pele ressecada, estimula a circulação e evita o acumulo de resíduos de oleosidade no couro cabeludo. Porém contém ainda Protetores UV e agentes condicionantes pelo preço de R$ 69,00.                                

A Cognis tem nova matéria-prima que agrega propriedades às formulações para cabelos normais – o Lamesoft ® Care, uma microdispersão de cera que protege e condiciona os cabelos e de acordo com a empresa oferece eficácia antiquebra. “Ao testar formulações com diversas quantidades da dispersão, verificou-se que os xampus com 3% e 4% da nova matéria-prima possuem propriedades muito melhores para a proteção dos cabelos”, diz Ana Carolina Nogueira, da área de Personal Care da Cognis Brasil.

“O mercado oferece tantas opções que acaba mais confundindo do que ajudando a consumidora na escolha do produto mais adequado”, diz Flavio Rijo, diretor geral da novata Maturi, que atende ao nicho de pessoas maduras.

                          
                             Maturi, para cabeças maduras

“Optamos por dividir os produtos pela tipologia do cabelo. O xampu para Cabelos Normais acaba sendo o mais neutro possível, sem, contudo, prejudicar sua performance em cabelos com alguma química”. O xampu da marca é formulado com um complexo de aminoácidos, pantenol e creatina que, de acordo com Rijo penetra na cutícula e age diretamente na parte mais interna da fibra capilar.

Para Flavio Rijo, diretor da Maturi, o mais importante para que o cabelo permaneça normal é que a pessoa tenha um equilíbrio saudável entre alimentação, estresse reduzido e cuidados básicos com os fios, além de observar os produtos que escolhe utilizar.