Seja pela comunicação que as embalagens presenteáveis estabelecem com o consumidor, pela economia percebida na aquisição, pela maior demanda junto ao varejo ou, pela construção de marca e valor comercial para as empresas, as embalagens de conjuntos presenteáveis ganharam maior importância nos últimos anos e já são oferecidas regularmente, sem a exclusividade das datas comemorativas.

Elas representam muito para as empresas, que têm departamentos específicos para o desenvolvimento e compreensão desse mercado: “Temos uma área exclusivamente dedicada a capturar as necessidades dos consumidores e tendências de mercado para transformar isso em novas ofertas de presente junto à diversas interfaces – como as áreas de pesquisa e laboratório,” relata Marina Martins Vieira, gerente de categoria Gifts e Acessórios de O Boticário

Ela diz que a marca está atenta às oportunidades e entende que as datas comemorativas são momentos para reforçar seu posicionamento, valorizando gestos de amor que podem ser expressos nas mais diversas ocasiões. “No momento delicado em nos encontramos agora, com o distanciamento social para o enfrentamento da Covid 19, o gesto de presentear ganha novos significados, traz proximidade, conexão e é uma forma de estar presente, mesmo distante.”

“A Natura fez 50 anos e podemos falar em presentes praticamente desde o início de nossa história que sempre trabalhou com presenteáveis. Podemos dizer que na última década, particularmente nos últimos 5 anos houve uma evolução em uma proporção cada vez maior e que reconhecemos como relevante. Os presenteáveis combinaram um papel duplo de construção de marca: de valor e, também, um papel comercial para a empresa, ” diz Patricia Campos, Gerente da Área de Presentes da empresa. Além disso, ela aponta, “é uma super ferramenta de conquista de consumidores. Com o kit consigo ampliar a experimentação ou categoria. Se dou o perfume, te dou também o desodorante e sabonetes.”

Hinode

 

Alessandro Rodrigues, VP de desenvolvimento de produto da Hinode, conta que trabalhar com conjuntos de produtos é uma estratégia recente da companhia, que recentemente criou um departamento de produtos para esse tipo de demanda. “Começamos a trabalhar com kits presenteáveis no Natal de 2019, com 20 opções de kits que custavam de R$ 69 a R$ 109 e eles foram um sucesso entre nossos consumidores” diz.

“A partir de agora, a estratégia é trabalhar com kits presenteáveis em todas as datas comemorativas, Dia das Mães, Pais, Natal, etc. Oferecer ao consumidor opções de presentes, femininos, masculinos e infantis, a partir de R$ 69, sempre com custo-benefício para o consumidor.”

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O papel das embalagens

O site do Boticário, além de opções de presentes para o Dia das Mães, a próxima data forte do ano, disponibiliza ferramentas para deixar o momento do presentear mais especial, como escolha de embalagens e cartões virtuais personalizáveis.

“Datas sazonais mobilizam o aumento na demanda das vendas no mercado varejista e nos e-commerces. Muitas empresas apostam em embalagens presenteáveis para atrair a atenção do consumidor“ diz Cintia Tech, gerente de Comunicação e Marketing da Antilhas, empresa de soluções em embalagens. Para ela já está mais que comprovado que as embalagens temáticas ajudam no aumento das vendas. Além delas, as caixas, sacos e sacolas são parte determinante do conceito de conjunto. Algumas empresas – pequenas, médias ou grandes – mantém seu próprio time de design de embalagem, que traz tanto o caráter presenteável da empresa, quanto carregam os seus valores de qualidade e sustentabilidade.

“Na verdade há todo um estudo e um trabalho calculado com precisão, que passa pela logística dos fornecedores, pelo mix de marketing das empresas, chegando ao varejo pronto para a venda,” revela Cintia.

“Uma boa solução em embalagem temática é não ocupar muito espaço nas lojas. Elas precisam ser fáceis de serem montadas. Os vendedores não podem perder tempo, estão focados nas vendas,” lembra.
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Presentes o ano inteiro

“Para o Boticário as datas comemorativas mais importantes do ano, em termos de venda de kits presenteáveis são o Natal e o Dia das Mães,” diz Marina Vieira. Mas a empresa disponibiliza combos presenteáveis o ano inteiro.

“Datas comemorativas são as datas que mais falamos com os presentes,” diz a gerente da área de presentes da Natura. “As revistas e lojas, nosso mix de marketing tudo é trabalhado para presentes, inclusive as consultoras, assessoria de imprensa, todas as ferramentas de marketing.”

“Presentear vai além das datas sociais e os brasileiros presenteiam tanto em datas de aniversário, quanto em visitas, ou mesmo presentes sem razão específica, por retribuição ou gratidão. O brasileiro e o latino-americano dão muitos presentes,” atesta Patrícia Campos.

Ela conta que esse movimento chega a ser mais representativo que o Natal. “Acontece de as consultoras aproveitarem as boas ofertas de composição de estojo para venderem em datas comemorativas ao longo dos meses.”

 

NaturaIlia

 

“Estamos constantemente mapeando qual a demanda do mercado. Depois cruzo com os meus objetivos de construção de marca. As estratégias combinam 3 fatores: para cada marca existe o que eu deveria oferecer como extensão e o que quero construir com aquela marca; oferecer um mix com ofertas para todas as faixas de demanda e que também compensem a construção de marca; há ainda um 3º ponto que é como tornar as marcas cada vez mais sustentáveis, com sacolas e materiais em geral,” revela Patricia.

Os presenteáveis podem ainda atuar em termos de venda para testar ou promover novos produtos e linhas ou ainda se uma marca está num ciclo descendente, pode ser também uma oportunidade de oferecer produtos que já saíram de linha.

“Qualquer empresa precisa fazer uma gestão de portfólio, de tempos em tempos. Algumas marcas entram outras saem, enfim gestão de produto. Presentes podem trazer edições temporárias de produtos que não estão mais em linha, mas que tem público cativo,” conclui Patricia.

Bioessance

Com a chegada de novos conceitos, especialmente em tempos de quarentena pelo Corona virus, marcas passaram a oferecer óleos relaxantes para as mães, como a marca americana Jeunesse, o Blend de Óleos Essenciais com Difusor e o Blend de Óleos Essenciais com 5 unidades R$ 890.60

A Biossance lança o Kit Rose Radiance,composto pela Vitamina C com Extrato de Rosas e Esqualano, para iluminar, firmar e reduzir  linhas, além de uniformizar a aparência e o toque da pele e o Lip Balm Vegano de Rosas com Esqualano, balm 100% livre de petróleo, que oferece hidratação de longa duração e aparência de lábios mais volumosos e preenchidos. Além disso, o kit acompanha uma versão travel size do lançamento Creme para Olhos com Algas Marinhas e Esqualano, produto que firma e suaviza a aparência de linhas e rugas da região, acomodados na nécessaire Biossance.  Por R$ 388,00.