Considerado pelo comércio varejista como um segundo Natal, graças ao aquecimento das vendas, o Dia das Mães, comemorado domingo passado no Brasil, deixa o setor particularmente otimista este ano, por conta da tão esperada queda na taxa de juros e do reajuste do salário mínimo. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em 2006 as vendas para o Dia das Mães deverão representar um crescimento de 10%.

No setor cosmético, boa parte das empresas mais uma vez aproveitou a oportunidade para lançar produtos, reativar a vendas de produtos em conjunto, compor kits especiais para cada tipo de mãe e também para cada tipo de bolso familiar na expectativa de dar um impulso às vendas.

Para a Ayurvida, empresa Argentina com escritório no país, a data representa 25% de incremento nas vendas. “É a data de maior aumento nas vendas depois do Natal”, afirma a empresa.
A empresa não desenvolveu produtos específicos para a data este ano, mas acessórios para compor kits especiais para a data, como velas e nécessaires. Os produtos da marca mais procurados são os de perfumaria e a linha Aroma SPA, com óleos para massagem, géis de banho, sais aromáticos, além de difusores aromáticos, velas e óleos ambientais.

A rede nacional de franquias de perfumaria e cosméticos Água de Cheiro intensifica sua produção este ano em mais de 30% em relação ao mesmo período no ano passado. A empresa tem expectativa de crescimento de vendas de 20% em 2006. De acordo com o gerente de marketing da Água de Cheiro, Daniel Soares, o Dia das Mães é a segunda melhor data de vendas, atrás apenas do Natal. “Apostamos em estojos diversificados em itens e em preços. Os kits trazem deo-colônias, sabonetes, óleos e loções corporais, com preços entre R$ 34,90 a R$ 56,50”.

A Ox Cosméticos em parceria com a empresa aérea TAM, distribuiu a semana passada 475 kits de produtos to aos seus passageiros, a Claude Berger lançou um hidratante especial para comemorar a data, baseado no cheiro de chocolate com morangos..

A expectativa do Boticário é aumentar em 15% as vendas em relação ao ano passado. Com suas 2.327 lojas no Brasil, a empresa investiu em ações de marketing e campanha publicitária para apresentar kits especiais e o perfume Accordes Harmonia em edição limitada. Foi produzido um filme para TV, spots para rádio, anúncio em jornais e revistas e outdoors. Também foi desenvolvida uma área especial na página do Boticário na Internet com sugestões de presentes e até um concurso cultural com prêmios para as 10 melhores homenagens ao Dia das Mães.
Ações de propaganda e decoração especial para as lojas, comunicação junto aos clientes Fidelidade e da loja virtual, comunicados específicos, demonstrando toda a linha de estojos e opções de presente, foram outras ações da empresa específicas para a data que é muito forte no calendário da empresa.

A Natura não divulga dados referentes à data, mas lançou uma coleção de 14 estojos especiais que ressaltam o conceito – “Mãe. Feliz pela vida”, em que valoriza a relação de amor entre mães e filhos, com ensinamentos que passados de geração em geração. Como referência ilustrativa do conceito foi escolhida a renda. A ilustração se baseia no fato de que   “os segredos do ofício são transmitidos de boca em boca, de mãe para filha, juntamente com as lições de vida. Nos grupos de rendeiras, além de manejar bilros e agulhas, aprende-se a viver e a conviver”, apregoa a comunicação da empresa.