A Cosmoprof Cosmética 2005, que será realizada no Centro de Convenções do Anhembi, de 9 a 12 de setembro, terá um novo perfil.

No quinto ano consecutivo de parceria com a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) à frente do Programa Setorial de Exportações, a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) apresentará um pavilhão 35% maior, com 10.000 m2 de área total, com 98 participantes e 8 stands de serviços.

Neste ano o pavilhão estará localizado numa nova área: o setor verde, na entrada do Centro de Convenções do Anhembi, considerada sua área nobre. Além dos 3.550 m2 de área útil, o espaço do pavilhão abrigará ainda um restaurante, salas de reunião, rodadas de negócios e seminários.

“A Cosmoprof Cosmética tem sua história estreitamente ligada à nossa entidade. Ano a ano vamos criando novas idéias para caracterizar a feira como um evento voltado à realização de negócios. Os resultados extremamente positivos comprovam que estamos caminhando no sentido de atingir um modelo que atenda cada vez mais os interesses da indústria brasileira”, avalia João Carlos Basilio da Silva, presidente da Abihpec.

Em continuidade à estratégia adotada com sucesso nos anos anteriores, a Abihpec trará ao Brasil 23 compradores de países como Emirados Árabes, África do Sul, Rússia, Turquia, França, Canadá, Uruguai, Índia, Estados Unidos e México.

Durante os quatro dias de feira, eles terão oportunidade de conhecer de perto a indústria e o mercado de cosméticos no Brasil, além de estabelecer contatos e participar de rodadas de negócios com os expositores do pavilhão da Abihpec.

O evento contará também com a presença de seis jornalistas internacionais dos EUA, Itália, Argentina, Alemanha e Inglaterra, que visitarão fábricas e pontos de varejo e farão uma cobertura completa do evento, aumentando a visibilidade da indústria cosmética brasileira na mídia internacional.
 
Exportações

No primeiro semestre de 2005, as exportações do setor registraram um aumento de 29,86% em valor em relação ao mesmo período de 2004, totalizando US$ 192,014 milhões no acumulado de janeiro a junho deste ano.

De acordo com um estudo da Factor de Solução, empresa filiada a empresa de consultoria Kline & Company o Brasil foi o país que apresentou o segundo maior crescimento do mundo no ano passado, 16,8%, fechando o ano com R$15,7 bilhões (preço de fábrica). Foi superado somente pela Argentina, que cresceu 22,3%. Vale lembrar que a média mundial foi 4,2%. Só para citar outros exemplos, a Rússia cresceu 14,8%, China 12,5%, Canadá 4,9% e Estados Unidos 2,4%.

            

Novidades

Entre as novidades que estarão presentes à feira estão: algumas linhas especiais para homens, como a de tonalizantes para os cabelos e base de unha especial, com e sem brilho, da Niasi e a linha de 18 itens da Ox Cosméticos, que inclui, entre outros itens uma espuma de barbear e um gel após barba, cujo ativo especial retarda o crescimento e evita pêlos encravados. Uma linha para bebês, da Betula, transformadores capilares para cabelos negros, da Tânagra; sabonetes vegetais glicerinados, da Protta; um creme de efeito lifting rápido e ação prolongada para a flacidez corporal e um produto específico para estrias da  empresa Spa da Pele Cosméticos; espumas para banho aromáticas e revigorantes, da Natuflora; um produto para o rejuvenescimento da pele à base de Isoflavonas da Payot e um redutor de rugas dermo-descontráctil da Adcos à base de hexapeptídeos e uma linha de tratamento capilar à base de frutas da Amazônia, da Surya Henna, entre outras tantas novidades.

Congresso

Durante a feira, será realizado o Congresso Internacional Beleza Cosmopolita que reúne reunir instituições, associações e autoridades nacionais e internacionais, para a discussão de aspectos regulatórios, ambientais, mercadológicos, tecnológicos e comportamentais, entre outros temas relacionados ao setor, nos Auditórios Azul e Amarelo, localizados no Mezzanino da Presidência da Alcântara Machado.

Entre os destaques da programação, está o lançamento do ‘Guia de Produção mais Limpa’ (9 de setembro, às 12h), uma parceria da Abihpec com a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental- , para auxiliar as empresas numa produção mais eficiente, econômica e com menor impacto ambiental.

Algumas das palestras que integram o congresso são: “Beleza – Variante Econômica”, por Ruth Helena Dweck (da Universidade Federal Fluminense); “O novo perfil do consumidor brasileiro de cosméticos”, por Paulo Secches (da TNS Interscience) e “Tendências em Perfumaria nos EUA”, por Marcelo Sampaio Martins (da IFF Essências e Fragrâncias), entre outras.

As inscrições para o congresso são gratuitas. Maiores informações no site www.abihpec.org.br ou com Alexsandra nos telefone (11) 3372-9881 ou 3372-9895.