Antes encontrados apenas em farmácias, os produtos de cuidados femininos passaram a ser vendidos em supermercados e também nos canais de venda direta e de franquia.

Estes produtos anti-sépticos delicados, especialmente desenvolvidos para higiene íntima feminina , eliminam bactérias auxiliando na prevenção de doenças. Em geral podem ser encontrados na forma de sabonete líquido Íntimo, ou lenços íntimos umedecidos que podem ser carregados na bolsa. E ainda, espumas íntimas, pós, entre outros produtos para a categoria, como os desodorantes íntimos, os primeiros a surgirem no mercado brasileiro para a categoria.

Marcas como Dermacyd (Sanofi), Nivea, Dove (Unilever), Vagisil (Combe) vendidas em farmácias e também em supermercados ganharam a concorrência de produtos como Higeia  (Natura), Íntimos (Racco), ambos produtos de empresas de venda direta ou ainda Cuide-se Bem (da franquia O Boticário), já  que a categoria apresenta bons resultados de venda.

Segundo dados da Abihpec – Associação brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético – , o Brasil é o 3º maior mercado consumidor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do mundo. E Higiene Pessoal inclui a categoria de Cuidados Femininos, o que revela que o momento atual da categoria de cuidados femininos é de crescimento, como comprovam os dados da Nielsen, de 2012. A categoria teve um volume de vendas de 22.988,2, um crescimento de 8,3% em relação ao ano de 2011 e de 15,7% em relação a 2010, Em Reais o faturamento de 2012 pulou para R$ 259.241,4, uma variação de 11% em relação ao ano anterior, com um crescimento de 17,3% em relação a 2010.

De acordo com dados da Abrafarma – Associação Brasileira de  Redes de Farmácia e Drogarias, cujas redes associadas representam cerca de 40% das vendas de medicamentos no País apontam que os não-medicamentos, que compreendem especialmente itens de higiene, perfumaria e cosmética, foram os destaques no balanço do primeiro semestre de 2013 nas maiores redes de farmácias e drogarias do país. Essa categoria atingiu R$ 4,3 bilhões em vendas no período, de um total de R$ 13,5 bilhões movimentados pelo setor – uma alta de 16,82% sobre o mesmo período do ano passado, ampliando a participação no montante total – de 30,5% para 31,8%.

“Cada vez mais, o consumidor brasileiro vê o canal farma como uma opção atraente para compras de produtos de higiene e beleza e de conveniência, pois está descobrindo que em um só lugar encontra não só remédios, mas também artigos e serviços para seu bem-estar. Aliás, este é uma tendência mundial”, afirma Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

“Não sentimos nenhuma diferença em relação à entrada de outros canais na categoria, porque vendemos marcas de qualidade, de empresas de renome, a preços acessíveis, para todos os níveis econômicos da população”, explica Leonardo Bertho,  gerente de marketing da Drogaria Minas-Brasil , da cidade de Montes Claros (MG) , que tem 24 lojas físicas, uma loja drive, onde a pessoa nem desce do próprio carro para comprar, televendas e vendas pela Internet.
Ele também não vê concorrência na categoria com os supermercados.

“Oferecemos bons produtos das principais marcas e também somos bastante competitivos”, diz. Periodicamente a rede prepara campanhas com produtos e que incluem a categoria, a preços praticamente de custo para toda a rede e pronta entrega (algumas a domicílio). “Além disso, os nossos pontos, diferente dos supermercados, são centralizados”, ressalta.

Produtos e Oportunidades
                                                    


“Falando especificamente da categoria de sabonetes íntimos, segundo dados da Nielsen, em 2012, ela cresceu 11%. Dermacyd (Sanofi), marca que atua no varejo, cresceu 23%. Isto significa que somos líderes da categoria e estamos impulsionando o crescimento desse mercado”, diz Deborah Goldkorn, gerente da marca Dermacyd. “Somos líder de comunicação geral deste mercado ( 92% de share of voice YTD Junho), favorecendo este hábito de compra no varejo, como mais um item de necessidade na cesta de higiene e beleza”, acrescenta. 
A marca disponibiliza o sabonete íntimo Dermacid ®24h Equilibrium em três fragrâncias e fórmula com “BioEcolia”, que atua junto do exclusivo pH. Que ajuda a manter o pH da região íntima equilibrado por até 24.

A categoria Cuidados Íntimos vem crescendo e trazendo novas oportunidades de mercado. Marcas como a Jequiti e a Racco, empresas que comercializam seus produtos através de venda direta apostam em desodorantes íntimos também para o público masculino –  com Higie (Jequiti), à base de Ging Seng e o Sabonete Intimos  Leandro, (Racco) – , em sabonetes íntimos para o público adolescente – ÍntimoHigie para Jovens (Jequiti) e o Íntimos Teen (Racco), ou o Lucretin Shyne Stars da Lucretin (Hypermarcas). Da mesma marca há produtos íntimos para diferentes idades – Lucretin Mulher 17 a 45 anos, Lucretin Mature, para mulheres na menopausa e Lucretin Gestante , para os cuidados durante a gravidez, com fórmula mais suave e sem conservantes. 

A Dermacid  (Sanofi) também tem um sabonete líquido especial para bebês, que também pode ser usado como sabonete íntimo – Dermacyd® Infantil, formulado com o complexo ácido láctico com lactoserum, que garante proteção extra para a pele e a mucosa dos bebês ajudando a prevenir algumas doenças de pele mais comuns na infância, como assaduras, brotoejas, alergias, etc.  Dove Íntimo Neutro (Unilever) tem pH compatível com o pH da área íntima e também foi desenvolvido com ácido lático e componentes que protegem a mulher de possíveis infecções.

No que se refere a texturas, outras opções já são encontradas no mercado, como: Vagisil  (Combe)  com o sabonete íntimo em pó (20 envelopes de 4 gramas), um  anti-séptico e desodorante para a higiene íntima da mulher, ou Hygine (Theraskin) uma espuma sem enxágüe, para ser carregada na bolsa  e utilizada em qualquer lugar e a Espuma de Higiene Intima Refrescante Íntimos, da Racco. 

Os desodorantes em spray também oferecem novas oportunidades, como versões em spray de desodorante íntimo de 20ml da Vagisil para ser carregado na bolsa e o Desodorante Íntimos Spray Jato Seco de ação prolongada e da mesma linha.

Experiência de Compra

De acordo com Deborah Goldkorn, gerente da marca Dermacyd, maneira geral, as mulheres costumam se lembrar de comprar esses itens quando estão escolhendo algo para a higiene pessoal (xampu, condicionador etc), e isso normalmente acontece quando vão à farmácia ou ao supermercado. 

Para Denise Door, gerente da categoria de sabonetes da Unilever a seção de higiene, dos supermercados é muito atrativa para os consumidores. “Acreditamos que a organização das prateleiras é fundamental, deixando claro para o consumidor o segmento na gôndola e tudo mais que possa transformar em um local acolhedor, gerando um momento de compra agradável..”

Na categoria a marca tem o sabonete líquido Dove Intimo, cuja fórmula é rica em ácido lático e pode ser usado diariamente. Sem citar números ou canais de venda ela indica a boa atuação da marca na categoria: “Na Unilever, todas as atividades giram em torno das tendências de mercado identificadas pelas marcas, o que impulsiona suas inovações, tornando-as representativas.”

De acordo com a pesquisa Mudanças no Mercado Brasileiro, da Nielsen de 2013 que faz referência a  2012 em relação a 2011, o canal farma (e, nesse caso, não apenas os gigantes do setor, mas as cadeias e as lojas independentes juntas) registrou 10,5% de crescimento em volume.

O atacarejo e o canal farma se tornaram mais competitivos porque apresentam um preço médio  menor que os autoserviços. De acordo com a Nielsen, o porta a porta  se destacou como super alocado como opção de venda  em perfumarias e supermercados aparecem como subalocados.



                                         ********************************************
                                               
A Dermacyd apoiou a produção e divulgação do primeiro guia de condutas sobre higiene genital feminina, que traz orientações importantes sobre o assunto e apóia o Movimento pela Saúde Íntima da Mulher (SIM), projeto, lançado em 2012.

No ano passado, como parte dessa iniciativa, o movimento visitou regiões carentes do Brasil, levando avaliação ginecológica gratuitamente. As cidades Sorocaba e São Sebastião (SP), Seropédica (RJ) e Tanquinho (BA) receberam a clínica móvel. E em 2013, a empresa lançou a campanha #DurmoSemCalcinha, com uma abordagem divertida para incentivar as mulheres a adotarem cuidados simples como dormir sem calcinha e usar sabonete íntimo, que fazem diferença na saúde íntima, de acordo com Deborah Goldkorn, gerente da marca.