A primeira Cosmopack realizada durante a Cosmoprof de Bolonha, reuniu 300 expositores e promoveu encontros e discussões sobre o mercado que apontavam basicamente para o mesmo tema – a escassez do mercado europeu e a transferência progressiva em direção ao fornecimento de serviços e cadeia de suprimento para a China.

A preocupação é grande. O mercado europeu cresce muito pouco – 2% ao ano de 1999 a 2004 e as previsões mais otimistas prevêem um padrão crescimento semelhante entre agora e 2009.

Assim a transferência de mercado já teve início e a corrida das empresas em direção à Ásia já começou: a Saint Gobain Desjonquères totalmente dedicada a perfumes e cosméticos. O Grupo Rexam também anunciou recentemente que terá uma fábrica de pump em Shangai e sua intenção de comprar o grupo chinês Fangxin , com um faturamento de 33 milhões de dólares. A divisão de saúde e beleza da Alcan Packing também anunciou que terá uma nova unidade de produção em Suzhou.

Outra grande notícia foi o anúncio de uma linha de produção para recipientes de vidro na China pela alemã Heinz Glas, que confirmou oficialmente este investimento a partir da participação no capital da fabricante de vidros 3 Star.

A Socoplan instalará este ano uma unidade de produção para saquinhos para amostrasna China que suprirá as necessidades locais. Esta unidade vai incluir definitivamente uma fábrica de embalagem para preencher potes, tubos, embalagens de batons etc.

O grupo americano Eastman, especializado na produção de copolyesters visa na produção de componentes plásticos para perfumaria. O setor cosmético confirmou sua intenção de aumentar sua penetração na produção comercial da Ásia, especialmente na China. Finalmente o Grupo Cofisbel/Cosworld, assinou recentemente um acordo com a empresa espanhola Masats para a distribuição na Europa de seus lápis de maquiagem que têm sido fabricados em sua fábrica na Ásia desde o ano passado.

No entanto, o que realmente conta numa feira de embalagens com tantos expositores de qualidade, é o que os diferencia um do outro, a busca da inovação e da criatividade. Ou, como disse o sr. Dieter Bakik, da Bakik Enterprises: “ Sonhos e maneiras, paixão e moda, luxo, juventude, espírito dos tempos. O designer de embalagem tem que fundir estes valores em realidades de plástico e vidro”.

                                                       

E vamos ao que interessa: A All Glass chamou a atenção pelos frascos de perfume gigantes que produz. Mas a empresa espanhola, de Badalona, mostrou produtos como as novas formas de tampas de cosméticos injetadas em duas partes, dentro branca e fora disponíveis em várias cores.

A também espanhola Molpack trouxe a linha Symphonie, de estojos para maquiagem e ainda potes diferenciaddos, da linha Ovni.

A Aerosol Metal Box, uma das maiores produtoras de alumínio e latas de flandres para produtos em aerosol na Europa Central mostrou frascos e tampas  de diversas formas e cores.

A Tu-Plast, de bisnagas plásticas, com sede na Hungria, é produtora de bisnagas flexíveis de polietileno para a indústria de cosméticos e produtos para o lar. Eles podem fazer bisnagas mono e multicamadas (19,25,30,35,40,50mm).

A Lameplast apresentou o novo recipiente monodose com seção cruzada oval ou redonda que pode também ser usado como recipiente que pode ser fechado novamente, graças a tampa tarraxa, disponível em 5,8 e 10 ml. O recipiente pode ser usado para cremes para o rosto, serums, produtos para o corpo e produtos para o cabelo em geral e podem ser personalizadas com 4 tipos de medidores.


A alemã Heinz-Glas e Heinz Plastics trouxe o novo flacon de vidro para a fragrância Calvin Klein Euphoria. Em cinco tamanhos diferentes de 4ml miniatura até 100 ml Eau de Parfum Spray. E ainda um frasco para a nova fragrância da LCI, em 100 e 200 ml da Heinz Plastics. Os frascos para a linha corporal têm aparência soft touch com um rótulo em prata brilhante.

A Comadis exibiu um preenchedor de bisnagas Mod. C960, próprio  para o manuseio de bisnagas plásticas, cuja velocidade mecânica máxima é de 60 bisnagas por minuto. É equipado com um pente de preenchimento de bisnaga automático, unidade de selagem quente, PLC e visualizador de programação.