A FCE Cosmetique é há 20 anos uma feira para toda cadeia produtiva da indústria cosmética que é prestigiada por todo o mercado. O evento contribui com suas mudanças e evolução, além de apresentar experiências, conectar pessoas e compartilhar conhecimento.

De acordo com a Abihpec Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos -, a indústria passou de um faturamento de R$ 4,9 bilhões para mais de R$ 42 bilhões entre 1996 e 2014, com um crescimento médio de 9,8% nos últimos 18 anos. Para 2015, apesar do cenário econômico desafiador, a previsão é movimentar R$ 50 bilhões, passando de 1,8% do PIB para 2% até 2016.

“Analisando os últimos 20 anos, vemos que o mercado brasileiro de cosmético se consolidou. Paralelamente a este cenário, a FCE Cosmetique se tornou a principal e mais completa feira da indústria na América Latina, atraindo expositores e visitantes”, comenta Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil, organizadora da FCE Cosmetique.

A Lubrizol, que participa da FCE Cosmetique mais uma vez, anuncia o investimento de aproximadamente US$ 20 milhões na construção de uma nova unidade no País em 2014, ampliando sua capacidade de fornecimento para o mercado brasileiro. Celina Issa, gerente de marketing da empresa, constata a valorização da indústria cosmética nos últimos anos e destaca que a participação na FCE Cosmetique possibilita à empresa apresentar entre seus lançamentos, um conceito inovador para o setor. “Nosso cliente entendeu que é possível inovar e se diferenciar no mercado, uma grande conquista para o nosso trabalho”.

Na edição 2015 da FCE, a Lubrizol apresentará o conceito Empowering the Senses, mostrando que as novas tecnologias e formulações cosméticas podem provocar os sentidos, proporcionar envolvimento e causar impacto sensorial, através de texturas inovadoras que aprimoram cada vez mais a capacidade de apreciar novas e envolventes experiências, além dos benefícios.

À parte deste conceito a Lipotec, representada da Lubrizol, lançará dois novos ativos para o segmento: Brighlette™ marine ingredient, um extrato de origem marinha (Biointec™ blue biotechnology) que atua nas várias fases da hiperpigmentação reduzindo consistentemente a deposição de melanina na epiderme. E Eyedeline ™ marine ingredient, extrato também de origem marinha (Biointec™ blue biotechnology) que auxilia no combate aos três principais sinais evidentes de fadiga e de envelhecimento ao redor dos olhos- bolsas, olheiras e rugas. E Carbopol® Aqua SF-1 OS Polymer, modificador reológico parte de uma nova classe de copolímeros acrilatos que permite formulações para cuidados com a pele que ofereçam melhor proteção solar e tonalidade uniforme em emulsões com altas concentrações de pigmentos, além de melhor proteção e tonalização em produtos direcionados para proteção solar e maquiagem.

A Cosmotec estará presente na 20ª edição da FCE Cosmetique com o pacote Neomix Experience, a evolução de três tendências – Biopersonalização, MultiUni e Simplicitec – em produtos que valorizam particularidades, ajudam a poupar tempo e unem simplicidade com sofisticação. Com: FC29114 Sérum em Óleo Facial, um tratamento anti-aging facial de textura aveludada e leve que promove recuperação da hidratação, firmeza e elasticidade, ideal para peles maduras. O sérum em óleo confere maciez sem deixar brilho ou sensorial pesado. Contém um emoliente especial que repõe os lipídeos perdidos com o envelhecimento, mimetizando a composição de uma pele saudável. E FC0515 Lip Tattoo Marsala, um gloss labial com efeito de tatuagem. Quando aplicado, forma uma película que deve ser removida após a secagem, deixando os lábios com coloração intensa, além de proporcionar maciez e aspecto saudável. A tonalidade é inspirada pela cor do ano eleita pela Pantone, Marsala.

A Aqia apresenta ReparAge® Matriz Amino-Estrutural composta por uma sequência de aminoácidos e proteo-nutrientes em um sistema de polímeros de diferentes pesos moleculares. É responsável pelo efeito Pro.Filler® , de aumento do diâmetro do fio envelhecido. Promove uma reparação dos macro & micro danos causados pelo estresse físico – químico, ou seja impede uma cascata de danos à fibra capilar, promovendo cabelos fortes, blindados, renovados.

A Gattefossé estará lançando, Gatuline ® Spot –Light, um ativo clareador natural extraído da raiz da Sophora Flavescens, que minimiza manchas da pele, agindo na epiderme e derme, como manchas senis, de forma visível, segura e eficaz, além de apresentar ação anti-ageing, garante a empresa. Adicionalmente a Gattefossé , também estará lançando novos testes clínicos com Emulium ® Mellifera, que avaliado em formulações com 4%, em peles altamente sensíveis, apresentou excelentes resultados suavizantes imediatos e longa duração, diz a empresa. Emulium ® Mellifera, é um emulsionante funcional, adaptado para todos os tipos de pele e todos os climas do mundo, apresentando também testes clínicos de hidratação comprovada por 8 horas e melhora comprovada na textura da pele.

A MCassab levará para a FCE Cosmetique o BB Blur – Mousse Nude Sensation, de efeito matte, que ameniza as linhas de expressão, poros dilatados e brilho facial, graças a uma tecnologia de silicones especiais. Levará também Golden Oil, óleo para cuidados com a face e pescoço. O ativo apresenta perfeita biocompatibilidade de ingredientes e é ideal para tratamentos voltados para consumidores acima de 60 anos, a partir de uma aplicação inspirada na Europa e formulada para a pele dos brasileiros. Para proteção solar, o óleo Mineral Sunscreen *SPF 50+, foi desenvolvido para peles sensíveis, avermelhadas e com tendência à acne. Contém carotenoides incolores naturais, que emitem uma luz verde quando refletidos com os raios UV.

“Uma grande parte dos parceiros da MCassab para especialidades cosméticas está atuando pela 1ª vez no Brasil, o que denota muita importância para nós, pois estamos nos diferenciando pela inovação e levando isso ao mercado”, diz o diretor da Divisão de LifeScience, Gustavo Dosualdo.

A Clariant apresentará uma nova dimensão sensorial para a indústria de cosméticos através de sua linha GlucoTain de tensoativos à base de açúcar e sem sulfato, que a indústria diz, vai além dos benefícios funcionais dos tradicionais tensoativos suaves. Os produtos à base de glicose e de óleo natural combinam cuidado especializado com poder de limpeza. Os tensoativos GlucoTain também apresentam excelente compatibilidade com uma grande variedade de ingredientes, fragrâncias, óleos e outros ativos. Podem ser utilizados em produtos de limpeza facial profunda, por exemplo, ou xampus infantis, e passam a oferecer sensação de hidratação pós-aplicação, graças à espuma cremosa e intensa e produtos revitalizantes para o banho podem produzir espumas macias e leves que são fáceis de enxaguar.

“A nova linha GlucoTain combina suavidade e limpeza, sendo indicada para inúmeras aplicações cosméticas de cuidados com a pele e o cabelo, como xampus, produtos líquidos para o banho, produtos de limpeza facial e espumas de barbear”, reforça Cassio Pedulla, Gerente de Consumer Care da Clariant para América Latina. “Trata-se de uma plataforma tecnológica inovadora para atender à crescente demanda do mercado por tensoativos suaves, renováveis e isentos de sulfato e óxido de etileno”, complementa.

A Dow participará de palestras sobre sua solução EcoSmooth™ Delight – para aplicação em hidratantes corporais, que  proporciona de acordo com a empresa, experiência sensorial marcante e ETHOCEL™, agente de origem vegetal propicia a estruturação de formulações base óleo, resultando em texturas óleo-gel fluidas a viscosas, de sensorial leve e agradável e de fácil aplicação.

“O mercado cosmético brasileiro é um dos maiores do mundo e está em constante expansão. Nós crescemos junto com ele, desenvolvendo inovações que revolucionam o segmento de Personal Care, alcançando importante representatividade na indústria. Com isso, marcar presença em iniciativas que nos aproximam de parceiros, mostrando o potencial tecnológico e toda a inovação da Dow, é de grande importância”, ressalta Thelma Bayoud, Gerente de Marketing da Dow para América Latina – Home & Personal Care.

Na área de Performance Materials, a Merck explora a qualidade e aplicação de seus ativos funcionais com as linhas: RonaCare AP, com soluções para tratamento e manutenção da pele, presente em BB e CC Creams e protetores solares; os antioxidantes Oxynex®, responsáveis por combinar o poder dos antioxidantes e sinergistas (ácido cítrico) para aumentar a estabilidade e consequentemente o tempo de prateleira para produtos que contenham óleos e gorduras. Ainda nessa linha, destaque para os produtos Oxynex 2004 e Oxynex ST Liquid, formulados especialmente para a conservação de fragrâncias.

Já em sua linha de pigmentos, o destaque vai para o lançamento Colorona® Tangerine Orange que, de acordo com a empresa traz a vitalidade, energia e otimismo que a cor representa. Também a linha Colorona, que oferece os benefícios de facilidade de uso em diferentes aplicações (como batons, glosses, esmaltes e sombras); além da RonaFlair®, com pigmentos a base de dióxido de titânio, que traz efeitos de homogeneização para diferentes tons de pele. “Nesse ano teremos uma especialista laboratorial presente em tempo integral na FCE para demonstrar a aplicação dos produtos e também expor alguns protótipos dessa aplicação, como óleo de massagem, creme hidratante e pó facial”, explica Francisco Veloso, gerente de marketing de pigmentos decorativos da Merck Performance Materials.

Embalagens

Entre os fornecedores de embalagem, a Magistral Embalagens que atua no segmento de embalagens cartonadas, com soluções inovadoras em tecnologia, participará pela primeira vez da FCE. “O evento, além de ser uma grande oportunidade para apresentar inovações e tendências, é um importante momento para estreitar o relacionamento com os nossos clientes e prospectar novos negócios”, comenta Henrique Iurck, presidente da Magistral.

A Eastman mostrará os benefícios da linha de copoliéster The Glass Polymer™, que tem produtos e casos de sucesso em sua aplicação em produtos de grandes empresas. Transparência, brilho, resistência mecânica e química, versatilidade na criação e no processamento são as principais características que tornam a linha The Glass Polymer™ referência na fabricação de embalagens plásticas sofisticadas para o segmento de cosméticos. Batom, pó compacto, sombra, base, blush, brilho labial, potes de cremes faciais e tampas de perfumes – tanto por processos de injeção, sopro e ISBM – são alguns exemplos.

E a unidade de válvulas dispensadoras e sprays da MWV no Brasil participa com Emotions of Spray Collection by MWV uma linha de seis válvulas sprays para fragrâncias de luxo, cada uma com um diferente padrão de spray. Para skincare a empresa apresenta desde sistemas airless até sprays fine mist desenvolvidas com tecnologia Pure Path, que mantém a pureza das fórmulas assegurando a ausência de contato com componentes metálicos. Para o segmento de suncare a MWV possui válvulas dispensadoras como a Aria, Sonnet e outras, que garantem a melhor dosagem do produto. Além das embalagens airless, ideais para fórmulas complexas, que aumentam o shelf-life dos produtos. Além disso, todas as Todas essas soluções possuem travas e outros dispositivos de segurança impedindo vazamentos.

Esta prévia dos ativos, produtos e soluções é uma mostra muito pequena do que se encontrará em termos de novas tecnologias na FCE. Expositores internacionais, especialmente da América Latina, participam da feira para apresentar seus produtos e serviços que englobam toda a cadeia produtiva do setor. Afinal a FCE Cosmetique é uma plataforma de negócios para um setor de forte crescimento na América Latina, a indústria cosmética.