A semana passada o cosméticos br publicou os lançamentos que se veriam na FCE Cosmetique, para facilitar as visitas das empresas de cosméticos à maior feira de fornecedores da América Latina.

Com 19. 815 visitantes em três dias de feira, corredores com visitantes internacionais cada vez mais presentes, a presença pela 7ª vez do Pavilhão  UbiFrance Brasil  e pela 4ª. vez  a realização no Brasil do XXI ColaMiQC – Congresso Latino Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos que conta com o apoio oficial da FelaSCC – Federación Latinoamericana de Sociedades de Ciências Cosméticas, cujo stand montado na feira recebeu aqueles que quiseram conhecer de perto um pouco mais sobre os mercados latinos, confirmaram o prestigio da feira.

Como a FCE Cosmetique trouxe cerca de 600 marcas, destacamos desta vez algumas notícias corporativas das empresas participantes, assim como, alguns dos lançamentos das empresas que não havíamos mencionado na matéria anterior, uma maneira de trazer a feira aos nossos leitores de outras regiões, estados e também de outros países.

Duas novidades na Lipo: o gerente do Brasil, Selmo Araújo foi promovido a diretor da América Latina no início de Maio;  e a compra, no final do ano passado, da empresa americana Desert  Whale, que produz de óleo de Jojoba certificado e seus derivados. Assim, na FCE Cosmetique, a Lipo fez a promoção do portfólio da Desert Whale, entre os produtos apresentados, o óleo de jojoba gelificado, 80% natural, em comparação ao óleo mineral comum.

A MCassab teve alteração na diretoria de sua área de Life Science, criada no ano de 2012, com Francine Laurindo no comando da área.

A Provital , grupo espanhol de ativos naturais com tecnologia levou para o mercado conhecer na feira, o seu Melavoid™, um despigmentador inteligente que ganhou o prêmio BSB Innovation Prize na França, como Most Innovation Raw material. O produto é obtido a partir das raízes de Boerhaavia diffusa. Reduz pintas e manchas em número e intensidade, deixando o tom de pele mais homogêneo, previne e trata.  

A Croda fabricante global de especialidades e oleoquímicos recebeu em janeiro o Prêmio Global One Hundred , da Corporate Knights por estar  entre as 100 empresas mais sustentáveis no mundo. Ocupou a 15° colocação para empresa de área química. Destaque entre os lançamentos que levou para a FCE Cosmetique é Keramimic™, 2.0 uma queratina quaternizada altamente condicionante que oferece reparo direcionado às áreas mais danificadas da superfície do cabelo. E ainda Senestem™, que, por um mecanismo de ação com base na inibição de micoRNAs, reinicia a síntese de proteínas, a fim de prevenir a senescência celular e a quebra da matriz extracelular. Melhora as propriedades viscoelásticas  da pele, clareando manchas senis.

A Arcade Latam importou para o Brasil equipamento fabricado nos Estados Unidos para produzir no Brasil seus produtos. Na FCE Cosmetique a empresa levou seus 4 lançamentos em demonstração de perfumes, aromas, maquiagem e cremes  para  o mercado: Liquatouch®, tecnologia para perfumaria fina e cuidados pessoais, que vem com um aplicador de papel para sentir o produto; Lipseal®, que traz uma camada rica de batom para experimentação; Beauty Seal, que a tecnologia Arcade disponibiliza para a aplicação de cremes, em dois tamanhos e  ScentSeal, que traz uma pequena quantidade da fragrância em si. Todos os produtos permitem impressão de até 4 cores.

A Dr Straetmans, empresa de ingredientes naturais e químicos da Alemanha, há 35 anos no mercado, tem uma parceria de representação com a Beraca de duas mãos – uma representa a outra em seus respectivos países. “Somos empresas semelhantes, ambas sustentáveis”, diz a gerente de vendas Local e  América Latina Silvana Rücker. “Temos 70% de produtos naturais, o restante de produtos químicos e aqui na FCE estamos integrando nossos portfólios para mostrar ao mercado o que temos a oferecer”, disse.    

A distribuidora quantiQ levou o seu SYM3D™, um ativo para o tratamento de rugas e linhas de expressão, alternativa muito eficiente ao tratamento invasivo e que pode ser utilizado também para efeito “plump” nos lábios. Também foi apresentado o ELIX-IR™, ativo para combater o fotoenvelhecimento, que repara danos causados pela radiação infravermelha. A empresa levou ainda o ativo 3 em 1 Body3Complex™ que auxilia no tratamento da celulite e o SYMFIT™,para redução de medidas, além da manteiga exótica de Monoi.

A distribuidora Mildet levou este ano para a FCE Cosmetique,  Shadownyl™ (BASF), um extrato vegetal de Algas Marrons que estimula a eliminação do Heme livre, pigmento vermelho presente na hemoglobina, responsável pelo escurecimento da área ao redor dos olhos, contribuindo dessa forma para preservar as células da pele e contrariar a formação de círculos escuros. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e atenua as rugas da região. O produto demonstrou em testes in-vitro resultados da atividade de colágeno do tipo 1 de estimulação, o que pode levar a um efeito de re-plumping da pele.

Pigmentos de efeito e funcionais foram o foco da divisão de Performance Materials da Merck Millipore, divisão química da alemã Merck – durante a feira, além da linha completa de cosmética decorativa, com o lançamento de três produtos: Ronastar®copper Jewel, um pigmento perolado com cor e cobertura intensos, cujo destaque é o tom de cobre quente brilhante; Colorona®  SynBerry Pink, para batons, sombras e esmaltes com baixo teor de metais pesados e Colorona® SynRussian Gold, pigmento brilhante, em tom dourado rico, baseado em mica sintética.

A Brasquim , trouxe lançamentos de suas representada s: além da Gatfossé, cujos lançamentos publicamos na matéria anterior, a italiana Akema, especializada em sistemas conservantes que lançou na in-cosmetics um conservante para linhas natural e orgânica com amplo expectro de PH e certificação orgânica; Rita, multinacional de origem americana, que trabalha com tensoativos para a linha sulfate free, mais suave para produtos naturais e orgânicos ; A Sino Lion, de origem chinesa, com sés condicionantes e tensoativos suaves e a FMC, também um grupo de origem americana, que trouxe polímeros naturais, das gamas carragenas, celulose micro-cristalina e alginatos. A gama carragina é derivada de algas matinhas, promove um sensorial aveludade e hidratante na pele. Da Bayer, que há dois anos investe vem investindo fortemente em testes de eficácia e no segmento cosmético,  a Brasquim levou a sua linha de poliuretanos, testes para sunscream e uma linha peg free, ou seja, mais suave, sem óxido de etileno,  a Bayqusab C1000, que consegue fazer a proteção sem emulsionante,  indicada especialmente para produtos de uso com a pele molhada, por sua resistência à água, comprovado através de testes Colipa – Associação de Cosméticos Européia. Outro de seus benefícios é a redução da concentração de filtro solar (buster), diminuindo a carga oleosa e proporcionando um custo mais competitivo.

                                  
                              Tampa premiada Qualipac para Eudora


A Clariant, que lançou seu conceito Secret Code of Beauty recentemente, levou para a FCE Cosmetique Aristoflex® Velvet, um polímero que atende à tendência de sofisticação dos produtos cosméticos, proporcionando texturas suaves e aveludadas. Indicado para géis, loções, bálsamos, leites e soros com boa tolerância ao sal e indicado para diferentes tipos de pele e idades.

                             
                    Wheaton – frascos standard diferenciados

A Dixie Toga levou para a FCE Cosmetique o pouch para a embalagem de Sou, submarca que a Natura acaba de lançar e divulgou sua técnica de impressão completa para tubos laminados (impressão 360°), sem reserva de espaço em cima da solda lateral.  A Wheaton apresentou sua nova linha de frascos standard, com fundo espesso e uma novidade tamanho especial de 75 ml. São 7 novos shapes, com seis frascos –  entre eles um de esmalte –  e um pote, juntamente com indicações de decorações e tampas . E a Ipel Qualipac apresentou em seu stand, a tampa para a embalagem do perfume Carbon, de Eudora, premiada em 2012 pelo “Prêmio Embalagem Marca”, além da tampa em surlyn e metal para o perfume Malbec, de O Boticário.