As feiras de negócios, especialmente as do setor de cosméticos, crescem a cada dia, tanto em tamanho quanto em número de realizações. Atentar apenas para a data dessas feiras para eventual participação em busca de informações e negócios não traz a dimensão do que elas podem oferecer. Hoje, para atrair públicos essas feiras estão atentas à pesquisas e tendências de mercado, aos mercados mais profícuos, às novidades em produtos e, sobretudo, à novas maneiras de atrair públicos. Hoje em dia elas apresentam muito mais que empresas e produtos, apresentam  novas ferramentas de interatividade, workshops, palestras, congressos ou focam em tendências específicas e também tecnologias para a apresentação de conceitos e produtos.

Vejamos então o que as feiras do segundo semestre oferecem aos visitantes:

A primeira a se realizar no semestre foi a Cosmoprof Las Vegas, de 24 a 26 de julho no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas, que traz cada vez mais participantes internacionais. Foram 9 pavilhões: Austrália, Brasil, China / Tawain, Equador, Itália, Paquistão, Peru, Coréia do Sul e Espanha. A feira é organizada pela North American Beauty Eventos, uma joint venture entre BolognaFiere Cosmoprof Spa, este ano teve a participação recorde de 1.017 expositores de 39 países.

 

Beauty Fair 2015

É considerada a maior feira de beleza da América Latina. Acontece de 5 a 8 de setembro no Expo Center Norte com mais de 100 congressos e workshops durante os 4 dias de evento. Nos estandes estarão presentes fabricantes de cosméticos pequenos, médios e grandes do Brasil e do exterior, com pavilhões especiais para outros países. O enfoque este ano será o mercado masculino.

Serão apresentadas as principais tendências de mercado e comportamento desse público, em palestras para os profissionais que atuam ou desejam atuar na prestação de serviço para esse público e fisicamente haverá espaços específicos para o público masculino. Os visitantes terão acesso ao estande patrocinado pelaWahl com Projeto Barbearia, com demonstrações de serviços de corte de cabelo e barba em ambiente contemporâneo e descontraído.

Dados de mercado desse público, foram pesquisados pela J. Walter Thompson, JWT, com mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra mostram que os cosméticos estão cada vez mais presentes na vida masculina. Pesquisas recente da agência apontam  que o Brasil vai se tornar o primeiro mercado mundial para produtos masculinos até 2019.

Dados da pesquisa internacional apontam para as preferências masculinas em produtos de higiene e beleza :

• 54% usam produtos para os cuidados com a pele (hidratantes e cremes para os olhos)
• 33% depilam ou remove os pelos
• 39% usam protetor para lábios
• 29% fazem manicure
• 24% investem em tratamentos faciais
• 13% depilam a sobrancelha
• 19% fazem bronzeamento artificial
• 11% usam pós-bronzeadores
• 10% aplicam corretivos
• 9% usam base

 

Cosmeeting Paris

Também em setembro de 15 a 17 de setembro, no France em Porte de Versailles a ITC realizará mais uma edição da feira, que dará destaque para a  Beyond Beauty Fragrance, destinada a perfumistas e casas de fragrâncias, fornecedores de matérias-primas, embalagens de vidro e de cartuchos e produtores de perfumaria de nicho da França, com um Masterclass para explorar a perfumaria artística e marcas de perfumes de nicho. Pas mal para quem quer pesquisar essa tendência. Fora isso a feira apresenta o que interessa sempre: distribuidores internacionais, fornecedores especializados, novos produtos, palestras, workshops e premiações.

 

Intercharm Ukraine 

A Intercharm é uma feira completa realizada este ano entre 16 e 18 setembro em Kiev, Ukrania, pelo ITE Group no International Exhibition Centre, apresenta sempre empresas de todas as categorias de beleza –  de Perfumes e Cosmeticos, a Tratamentos Estéticos e SPAs, modalidades em que a Ukrania e os países frios que compõem seu entorno são especializados. Mas a feira mostrará ainda produtos para Solarium e Cosméticos de Bronzeamento, Laboratórios e Embalagens e Matérias Primas, entre outros, numa área de 14.270 metros quadrados.

 

MakeUp in NewYork 2015

Organizada pela Beautem, de 9 a 10 de setembro, a organizadora do encontro americano vai focar este ano na Itália e nas contribuições que o país ofereceu à maquiagem, destacando o fato de que os Estados Unidos  foi o destino número um dos cosméticos italianos, depois da França, Alemanha e Reino Unido, com um taxa de crescimento de 16%, ou €249 milhões em valor.
Refletirá a indústria italiana em geral, onde o setor se dedica à produção de formulações de maquiagem ou de serviços de beleza completos, desenvolvidos em grande parte por empresas familiares. Muitos delas localizadas na região de Crema cerca de 40 milhas ao sul de Milão. Serao abordados em bate papos informais com especialistas do mercado, as novas tendências da moda, a importância das cores, que mudou na forma como as pessoas compram e também trouxe mudanças na distribuição de produtos.

 

 

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Sustainable Cosmetics Summit

Entre 28 e 30 de setembro o Organic Monitor  realiza a Cúpula Cosméticos Sustentáveis, ou o Sustainable Cosmetics Summit, no Pullman São Paulo Ibirapuera, em São Paulo. A série internacional da Cúpula leva as questões de sustentabilidade na indústria de cosméticos e cuidados pessoais para as principais regiões geográficas do mundo, numa missão para a adoção de padrões verdes na indústria cosmética. Cada evento reúne as principais partes interessadas na indústria da beleza: fabricantes de cosméticos, fornecedores de matérias-primas, varejistas, distribuidores, organizações da indústria, agências de certificação, pesquisadores e acadêmicos, além de investidores, num programa da conferências, seguido de workshop. Entre os temas estão: Formulações Verdes, A evolução do Marketing, Ingredientes Alimentares em Cosméticos. O evento também será realizado em Paris (20-21 de Outubro), e em Bangkock (2 a 4 de Novembro).

 

in-cosmetics Brasil 2015 

Realizada pela primeira vez no país no ano passado, o evento teve tão boa aceitação que este ano buscou um espaço maior. Este ano o evento será realizado entre 30 de setembro a 1° de Outubro no Pavilhão Azul do Expo Center Norte em São Paulo. Nesta edição haverão expositores de mais de 20 países exibindo mais de 1000 produtos destinados a produção de cosméticos para pele, cabelos, unhas e maquiagens.  Realizada pela Reed Exhibitions, a  in-cosmetics Brasil é a única feira na América Latina focada exclusivamente em matérias primas para produtos de higiene pessoal, permitindo o encontro de formuladores locais e profissionais de P&D com fornecedores nacionais e internacionais. Toda a cadeia do setor de cosméticos esteve presente à edição de 2014, entre gerentes de produto, fornecedores, empresários e executivos tomadores de decisão.  Empresas como a Focus Química, Sarfam, Bandeirante, e Cosmotec, vão participar desta edição trazendo seus mais recentes desenvolvimentos e conceitos para os próximos anos.

 

Beauty Africa Exhibition & Conference

De 7 a 9 de Outubro a Informa Middle East estará se realizando a Beauty Africa no Ekos Convention Centre, em Lagos, na Nigéria. É o maior evento do continente dedicado à beleza, estética médica e bem-estar. Apresenta os mais recentes desenvolvimentos em beleza de toda África e oferece uma plataforma interessante e estratégica para estabelecer parcerias bem sucedidas na Nigéria e demais países africanos. Apresentará tratamentos para a pele como mesoterapia, modeladores corporais elétricos, combinações de preenchimento com botox, entre outras modalidades.

Sepawa Congress

A cidade de Fulda na Alemanha recebe de 14 a 16 de outubro os mais renomados cientistas e representantes das mais importantes multinacionais fornecedoras de ativos para detergentes, cosméticos e perfumaria, no Esperanto Hotel, para uma verdadeira celebração. Com mais de 2.100 participantes, de mais de 40 países no ano passado, o Congresso Sepawa é um destacado ponto de encontro internacional para estes setores da indústria.  O ponto forte é seu “Fórum de Inovação”, pois apresenta uma intensa e variada seleção de palestras sobre pesquisa científica, tendências e inovações atuais relevantes.

Luxepack Mônaco

Realizada pela IDICE, de 21 a 23 de outubro, é uma vitrine de embalagens  de luxo para trazer ao público profissional as tendências de ponta, inovações e criações ousadas para inspirar e ajudar a desenvolver idéias em projetos de embalagens de luxo. É realizada também em Nova York (Maio de 2016) e em Shanghai (Abril 2016).

 

4th South America Surfactants HPC Markets

A CTM Events traz um evento de 18 a 19 de novembro, um evento inédito para o Brasil: a Feira Internacional da indústria de Surfatantes, no Pullman São Paulo Ibirapuera, em São Paulo, apontando para o setor de Home & Personal Care, com foco no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. O evento dará ênfase à uma abordagem atual,  com Certificação RSPO, as últimas inovações ingredientes e soluções sustentáveis, sob a perspectiva dos  usuários finais em relação a sustentabilidade, rastreabilidade e tendências de formulação, além de outras aplicações surfactantes que impulsionam o crescimento dos produtos químicos agroquímicos.

 

MakeUp In São Paulo

Partindo do princípio que 32% das mulheres brasileiras usam regularmente maquiagem (fonte Mintel), a MakeUp In Brasil 2015 a ser realizada nos dias 8 e 9 de Dezembro já é um sucesso. Tanto que sua primeira edição realizada no ano passado tem agora espaço novo e maior.  Este ano ela será realizada no Centro de Convenções Rebouças, com a participação de cerca de 20 fornecedores de ingredientes, formulações e acessórios e ainda, maquiadores, distribuidores, e escolas de maquiagem, além do público profissional.

Apesar do aparente enfraquecimento da economia brasileira, o mercado de beleza e cuidados pessoais continua a se sobressair entre a maioria dos outros segmentos da economia. A indústria cosmética é a mais a pulsante do país, com um crescimento três vezes maior do que o PIB do país.

De acordo com a Euromonitor, o segmento de produtos para os lábios saltou de US$ 300 para US$ 830 milhões entre 2000 e 2014, já que 73% das mulheres brasileiras usam um batom ou gloss. A categoria de cuidados com as unhas experimentou o maior crescimento: de US$ 117 a US$ 974 milhões durante o mesmo período. 71% das mulheres no Brasil usaram esmaltes nos últimos seis meses. 571 milhões de unidades foram produzidas em 2014. O segmento de produtos para o rosto (bases, primer, e blush) representou US$ 817 milhões em 2014, com 150 lançamentos por ano. 34% das mulheres brasileiras buscam por produtos que hidratam a pele e 38%, por produtos que são fáceis de aplicar. Máscaras lideram o segmento de olhos com 38%, ou U$ 832 milhões, à frente de lápis / delineadores, com 29%, e sombras com 22%.

PCHi 2016

Outras feiras importantes para o ano que vem já acenam com suas ofertas, como a PCHi 2016, a ser realizada de 1° a  3 de Março de 2016 no Shanghai World Expo Exhibition & Convention Center, em Xangai , China, que pela distância precisa de um tempo maior para que as empresas e/ou executivos se organizem para participar. Melhorias no padrão de vida e crescimento econômico na Grande China representam um enorme potencial para as empresas estrangeiras que procuram desenvolver os seus negócios. A receita da indústria está crescendo a uma taxa anual de 12,2%, nos últimos cinco anos até 2015, com uma estimativa nos resultados de US$ 19,9 bilhões para 2015. Assim, a PCHi vem se internacionalizando rapidamente e contará em 2016 com várias zonas internacionais, incluindo o Brasil, França, Alemanha, Índia, Japão, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, Reino Unido e EUA.