Uriage – alta concentração de sais minerais

Acrescentando informações à matéria publicada na semana passada sobre empresas cosméticas que desenvolveram linhas farma e laboratórios farmacêuticos que desenvolvem marcas de dermocosméticos, acaba de ser lançada no Brasil, diante de 400 médicos dermatologistas presentes ao Congresso de Dermatologia em Florianópolis, a marca francesa de dermocosméticos Uriage®.

A marca está sendo trazida ao país pelo Laboratório Cristália, laboratório químico-farmacêutico 100% nacional e há 39 anos no mercado, que será distribuidor exclusivo no país dos produtos da marca. “É extremamente importante para a estratégia de expansão da companhia e é um segundo e novo segmento” diz João A. Grilo Neto, gerente da unidade de negócios Corporis, do Laboratório Cristália. A Divisão Corporis é focada nos mercados estético e dermatológico, comercializa as marcas Teosyal (ácido hialurônico) e Prosigne (toxina botulínica).
 
O executivo afirma que o foco do Laboratório Cristália, que tem 120 patentes desenvolvidas na empresa e outras 120 em parceria com Centros de Pesquisa de universidades, continua sendo a área de medicamentos e pesquisas. Entretanto, para ele o mercado de dermocosméticos é crescente e uma oportunidade atrativa, tendo em vista a preocupação estética e de cuidados pessoais do brasileiro.

“Queremos atender a esta necessidade agregando novas áreas, com a estratégia de firmar parcerias, de modo que no futuro esta área represente 10% do faturamento da empresa,” acrescenta. A empresa faturou R$700 milhões em 2010. A médio prazo a expectativa, de acordo com ele é de um faturamento de R$1 bilhão, para a empresa como um todo.

A marca Uriage® está presente em 76 países, faturou aproximadamente €70 milhões em 2010 e investe 5% de seu faturamento em P&D. É uma das líderes de prescrição médica na Europa e dona de um portfólio com mais de 140 produtos.

Sua fábrica fica localizada entre Grenoble e Lyon, próxima à fonte para que suas propriedades não sejam perdidas. Dessa forma não pode produzir seus produtos em outros países.

A Água Uriage

Todos os dermocosméticos Uriage® possuem em sua formulação a água da estação Termal d’Uriage, localizada acima de Grenoble, na França, num pequeno vale a 400 metros de altitude.  Sua água é reconhecida como fonte de sais minerais, a exemplo de Cálcio, Cobre, Ferro, Manganês, Silício e Zinco, o que lhe confere propriedades hidratantes, isotônica, cicatrizantes, entre outras. Sua composição é indicada para o cuidado diário de todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis, e tem propriedades hidratantes, calmantes e suavizantes. Indicada para tratamentos estéticos e pós-cirúrgicos e ainda em casos de doenças da pele, como dermatites, dermatoses, rosácea, psoríase, dermatite seborréica, eritema solar, prurido e acne, com resultados clínicos publicados.

“O diferencial da água de Uriage está na alta concentração de sais minerais – 11000mg/ml por litro, o que a torna diferente das demais, com destaque para sua propriedade isotônica natural, comprovada em estudos clínicos, que ajuda a manter o equilíbrio hibrido das células”, afirma o especialista Dr Ricardo Limongi Fernandes, da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo.

De acordo com ele, para que uma Água Termal seja considerada isotônica, é necessário que seja riquíssima em sais minerais e oligoelementos, pois ao ser utilizada respeitará o tamanho das células: sua aplicação não irá expandi-la e nem diminuí-la e, desta forma, preservará a integridade do tecido celular. “Só uma água termal isotônica proporciona perfeito equilíbrio à pele”, destaca Dr. Ricardo.

O governo francês subsidia essa água para hospitais para o tratamento de doenças da pele e subsidia os tratamentos na estação termal Uriage Lês Bains. O tratamento com a água Uriage para a psoríase extensa, por exemplo, afirma o especialista, apenas com a aplicação dessa água por 4 semanas tem 90% de melhora. 

                        
                            Anti-irritação e anti-idade

“A partir da Água Termal Uriage®, foram desenvolvidos produtos para atuar no rejuvenescimento, hidratação, proteção solar da pele e também no tratamento de doenças como acne e rosácea, que são amplamente indicados por especialistas europeus além de ser uma linha muito respeitada pelos dermatologistas brasileiros que até então só tinham acesso aos produtos através de importadoras”, informa João A. Grilo Neto.

A marca possui ainda ativos patenteados, como o complexo biomolecular CERASTEROL-2 F, com exclusiva função reestruturante e calmante para o tratamento de Xerose (pele extremamente seca), ou o Complexo TLR2-Regul, que regula a inflamação desencadeada pelos micororganismos presentes na acne e na dermatite atópica e POLY-2 P, que funciona com uma barreira no tratamento das dermatites de contato e fissuras cutâneas.


Paciente ou Cliente?

Com o mercado de dermocosméticos, as empresas de cosméticos acabam desenvolvendo estudos mais elaborados e incorporando maior concentração de ativos. “Os dermocosméticos já são produzidos dessa forma, até porque para se lançar um produto democosmético é preciso provar clinicamente a sua eficácia e esse é o diferencial da Uriage, que na terminologia, se aproxima dos pharmacosméticos”, diz Grilo Neto.

                              
                                 Oleosidade e Fotoproteção

Os produtos estarão nos PDVs em 2 semanas. O Brasil dispõe de 44 redes de farmácias, responsáveis por 65% do mercado dermocosmético. O sistema de venda funcionará a partir da prescrição médica do dermatologista e os produtos serão encontrados nos 2893 PDVs disponíveis. O Laboratório Cristália de acordo com o seu gerente da unidade de negócios, pretende investir fortemente em promoção médica para expandir o negócio em cerca de 30% ao ano pelos próximos 5 anos.

Serão a princípio 14 produtos, que representam sete das principais linhas da marca que estarão à venda nas principais redes de drogarias, perfumarias e lojas especializadas. Até o fim do ano serão lançados 25 produtos. Para isso foi contratada uma Força de Vendas especial para o lançamento. O atendimento das dermo consultoras num primeiro momento estará em 276 PDVs e até dezembro em 447 PDVs.

“São 23 representantes e quatro gerentes distritais que já visitaram 4696 médicos para apresentações institucionais. Até meados de 2012 planejamos lançar mais 15 produtos, sempre com foco nas necessidades dos dermatologistas e dos consumidores, trazendo inclusive os produtos destinados ao tratamento corporal”, conta Marcelo Paiteri, gerente de produto e trade marketing. 

A linha de comunicação, que não é para ser massiva, terá o slogan: “Essencial como você”, para identificar no PDV onde estão os produtos.

Não haverá plano de mídia já que os produtos não são de consumo de massa, garante o executivo. Segundo ele por conta da complexidade das linhas, eles são direcionados à classe média.

Posicionamento

A média de preços dos produtos Uriage é de R$70,00, mas alguns produtos têm um posicionamento maior, acima de R$100,00, mas são compatíveis com a concorrência. “A carga tributária para cosméticos é absurda e para dermocosméticos ela triplica”, conta João Grilo Neto.

                            
                                     despigmentação

Os produtos

O portfólio inicial de produtos Uriage no Brasil é composto pela Água Termal Uriage® e linhas Toléderm®, com Creme para hidratação e Água Suavizante para higiene (com ou sem enxágüe). São produtos destinados aos cuidados da pele intolerante e hipersensível; Cobre e Zinco (CU-ZN®), para o tratamento específico da pele irritada e atópica, atua como anti-inflamatório – em gel e creme suavizante; Bariéderm®, para prevenir e reparar o ressecamento e as fissuras dos lábios; Depidérm®, indicado para tratamento intensivo de prevenção e redução da hiperpigmentação cutânea relacionadas ao envelhecimento e exposições solares; Peptylis Visage®, para o tratamento corretivo e preventivo dos primeiros sinais de envelhecimento. Sua formulação hidrata, suaviza e devolve a densidade da pele e contém um Complexo de Ácidos Hialurônico e, de acordo com a empresa, reduz até 30% o chamado bigode chinês (rugas peofundas em torno dos lábios) e a linha Hyséac®, que é um programa diário de cuidados de fotoproteção, higiene, restauração e proteção da pele mista, oleosa e acnéica, uma linha indicada para a pele das brasileiras, composta por 5 produtos.

O foco do Laboratório Cristália é a marca Uriage mas, de acordo com o executivo Grilo Neto, estão nos planos da empresa trazer outras marcas de dermocosméticos ao país, a médio e longo prazo.