Dermacyd – líder de mercado

Os lenços umedecidos vem conquistando as mulheres pela sua versatilidade de aplicações e pela conveniência de poderem ser levados na bolsa para qualquer local. Não derramam, não quebram, não vazam. São muito práticos para as mães ou mulheres em geral para cuidar dos bebês, das crianças, para a remoção da maquiagem ou para a higiene íntima – em casa ou, especialmente fora dela, em festas, passeios e viagens.

O mercado de produtos para bebês de maneira geral, não somente de lenços umedecidos, mas também de produtos de higiene e cuidados corporais, representou em 2013 US$1.888,6 bilhões, com potencial de crescimento até 2018 de US$ 3,076 bilhões, segundo a agência de inteligência de mercado Euromonitor. É nessa a categoria em que os lenços umedecidos entraram no mercado e onde suas vendas são mais fortes. Entretanto, pela delicadeza de sua formulação e tecido, os lenços umedecidos ao longo dos anos passaram a ser utilizados para a higiene íntima da mulher e, ainda entraram na  categoria de produtos de maquiagem, para a remoção  da maquiagem ou impurezas da pele da mulher. 

                      
                     Natura Naturá – nova categoria – banho de gato
                                                                       

Para Crianças

Com a possibilidade de serem carregados na bolsa de recém nascidos e na das mulheres em geral, os lenços umedecidos ganham destaque no mercado nacional, com muitos lançamentos de diversas marcas. Algumas com o produto nas três categorias a que atende.

De olho no mercado infantil por exemplo, o Laboratório Expanscience, multinacional farmacêutica com sede na França, decidiu abrir operação no Brasil para desenvolvimento da marca Mustela ®, focada na categoria de cuidados do bebê. É  a única marca de dermocosméticos no mercado infantil.

Para a empresa, a higiene diária minuciosa é indispensável para eliminar as  impurezas e trazer conforto para a pele dos bebês. Entre seus lançamentos no país estão os lenços umedecidos para o corpo e o rosto  e os lenços umedecidos para a troca de fralda, enriquecidos com o Perséose de Abacate ®, ingrediente ativo biomimético clinicamente testado, ajuda a manter o nível de hidratação da epiderme, preservando a água no interior desta camada. O ingrediente natural também reforça a barreira protetora da pele. 

“O lenço umedecido para o rosto limpa suavemente a pele delicada do rosto, olhos e lábios do bebê, e  hidratada. O produto traz o PhysiObébé, loção de limpeza Mustela® Bebê, e não contém álcool em sua formulação. Possui textura suave e não arde os olhos,” diz Marina Lima, gerente de marketing da Mustela no Brasil.

Os lenços umedecidos para a troca de fralda  contém ainda glicerina, extrato de Aloé Vera e Saponária, que tonificam, limpam e hidratam a pele do bebê. Ambos os produtos tem perfume delicado e são ideais para o dia a dia e também para viagens. 

                                      
                                      Johnson´s –  Toda uma linha 

A multinacional americana Johnson & Johnson, há 81 anos no Brasil, é líder de mercado na categoria. Para os bebês a marca desenvolveu uma coleção de toalhinhas, com fórmulas e embalagens renovadas para facilitar a troca de fraldas, rotina mais constante no dia a dia de mães e bebês. A linha, que previne irritações, assaduras e hidrata por até 7 horas, conta com três versões: Recém-Nascido, clinicamente testada e sem fragrância, pode ser usada desde o primeiro dia de vida; Hora do Sono, que contém a essência Natural Calm®, um aroma com propriedades relaxantes que proporciona um sono melhor para o bebê; e Extra Cuidado, com loção hidratante presente em sua fórmula. 

Os lançamentos, de acordo com pesquisa realizada pela Johnson & Johnson com as consumidoras, contam com os atributos mais valorizados por elas: maciez, rápida absorção e espessura mais grossa, características que tornam a limpeza do bebê muito mais eficiente.  E ainda, a exclusiva tecnologia  Chega de Lágrimas®. A nova fórmula é composta por 97% de água e 3% de solução de limpeza.

Dermatologicamente testados, hipoalergênicos e sem álcool, os produtos ainda ganharam uma nova embalagem, que mantém a umidade das toalhinhas, é mais prática para abrir e fechar, facilitando a retirada de uma toalhinha por vez. “Como líder na categoria infantil, Johnson’s® baby é a marca que impulsiona o mercado trazendo inovações por meio de produtos diferenciados para atender as necessidades das mamães e garantir uma limpeza eficiente, sem agredir a pele delicada do bebê”, comenta Fernando Guerra, diretor de Marketing de Johnson’s® baby. A linha está disponível nas versões regulares de 48 unidades e nas versões econômicas de 96 unidades pelos preços sugeridos de R$ 9,05 (48 unid.) e R$ 16,28 (96 unid).

                           
                                                Pampers – com aloe e camomila

As toalhinhas umedecidades de Pampers, também chamadas de wipes, são tecidos embebidos em uma solução de limpeza livre de álcool e de sabão.

As toalhinhas umedecidas Pampers Sensitive são especialmente desenvolvidas para cuidar da pele sensível do bebê, reestabelecendo e mantendo o pH balanceado. Dermatologicamente testadas e livres de álcool e perfume, as toalhinhas de limpeza possuem um toque de aloe e camomila, substâncias calmantes, e um tecido macio e delicado, com fibras resistentes e flexíveis, gentis com a pele do bebê. E Pampers Regular, promove sensação de limpeza e frescor. Contém Vitamina E e aroma refrescante para restaurar o equilíbrio natural da pele do bebê.
                        
                             Muriel – ação anti-séptica e hidratante
                       

A Muriel Cosméticos também atua no segmento bebês, com as Toalhas Umedecidas da linha Baby, com toque e fragrância suaves. A formulação inclui o extrato de Aloe Vera, regeneradora, de ação anti-séptica e hidratante. Testado dermatologicamente, o produto tem embalagem com etiqueta autoadesiva, que mantém as toalhas úmidas por mais tempo e previne  contra a contaminação. Além disso, cada uma é retirada individualmente. Disponíveis com 25 e 50 unidades, de 20cm x 15cm. 


Em termos de lenços umedecidos, a Natura Cosméticos desenvolveu produtos para todas as categorias – de bebê à maquiagem, diversificando-os entre suas linhas de produto. Começando pelos bebês, Natura Mamãe e Bebê Lenços Umedecidos que limpam com suavidade,  removem as impurezas sem irritar a pele do bebê e hidratam por até 8 horas. Em embalagem com 50 unidades, tem preço sugerido de R$ 16,50. As crianças um pouco mais crescidas, para a qual a marca desenvolveu a linha Natura Naturé, ganharam  lenços umedecidos banho de gato para uma higienização de forma rápida em momentos em que o banho não é possível. Com fragrância leve e frutal, o produto higieniza e hidrata por até 8 horas. Vem em embalagem flow-pack, compacta e com 25 unidades. (R$ 8,90)

A linha Natura Faces de produtos desenvolvidos para jovens, tem em seu portfólio Natura Faces Lenços Demaquilantes em embalagem prática. Os lenços retiram a maquiagem e podem ser usados por todos os tipos de pele. Disponível em 5 cores de embalagens alegres e coloridas. (R$ 13,70) 


      
                                Neutrogena e Yves Rocher – lançamentos 



Para Maquiagem

Os lenços umedecidos para a remoção de maquiagem são muito práticos e altamente desejáveis à noite, com o cansaço de uma festa ou quando o sono chega e a mulher se lembra de ainda não ter retirado a maquiagem. Durante o dia, ao serem carregados na bolsa, podem refrescar e retirar a maquiagem borrada por uma nova.

A Neutrogena® (Johnson & Johnson) traz este mês ao País  Neutrogena®Deep Clean® Lenço Demaquilante, que remove toda a maquiagem, inclusive à prova d´água, com apenas um lenço. Formulado especialmente para minimizar irritações na pele, o produto é dermatologicamente e oftalmologicamente testado, hipoalergênico, oilfree e sem álcool.

“As brasileiras procuram produtos que sejam realmente eficientes na remoção da maquiagem, mas que ao mesmo tempo sejam suaves para a pele e práticos”, diz a empresa. A fórmula à base de glicerina,  é composta de agentes tensoativos que facilitam a remoção de impurezas. Disponível em embalagens com 7 e 25 unidades. (R$ 6,90 ) e (R$ 18,90), respectivamente.

A Yves Rocher, marca francesa de cosméticos que atuou no Brasil na década de 90 e que retornou no final do ano passado ao país, tem em sua linha de produtos os Lenços de Limpeza Facial Demaquilantes 3 Chás que removem maquiagem, inclusive à prova d´água e limpam a pele de maneira rápida, delicada e eficiente. O tecido macio do produto contém fórmula leve e refrescante, enriquecida com três chás desintoxicantes. (R$ 59)

                       
                        Lenços Demaquilantes O Boticário:
                                    remove maquiagem à prova d´água


O Boticário tem os Lenços Demaquilantes Make B. que deixam a pele limpa e livre de resíduos, removem inclusive maquiagem à prova d´água. De secagem rápida, deixa a pele suave e limpa. A fórmula do lenço não contém álcool e é enriquecido com Extratos de Aloe Vera e Camomila, conhecidos por sua ação suavizante. E para te oferecer praticidade, o lenço pode ser aplicado no rosto, pescoço e olhos.(R4 27,90)


Para o Cuidado Íntimo

Para as mulheres em geral, a Natura desenvolveu a linha para o cuidado íntimo que inclui Natura Higeia Lenços Umedecidos Íntimos Suave Conforto, com ingredientes umectantes e agradáveis para proporcionar frescor e bem-estar com fragrância floral, que podem ser utilizados a qualquer hora, inclusive no período menstrual. (R$ 15,00)


“Falando especificamente de lenços íntimos, eles são uma alternativa para o papel higiênico comum e opção quando a mulher está muito tempo fora de casa, viajando ou menstruada. A indicação é preferir os lenços íntimos femininos, que são feitos especialmente para as necessidades das mulheres em manter a higiene íntima em dia,” diz Denise Calefe, gerente de Produto da marca Dermacyd, (Sanofi).

A Dermacyd, líder do mercado de sabonetes íntimos,  desenvolveu Dermacyd® Pocket,  lenços íntimos umedecidos que mantém a região íntima protegida, fresca e com um delicado perfume. O produto auxilia na prevenção de algumas infecções e possíveis odores. Prático e compacto, Dermacyd® Pocket é hipoalergênico, gineco e dermatologicamente testado. Preço sugerido: R$ 6,90.

“O mercado de lenços íntimos ainda é muito pequeno, principalmente porque existe sobreposição de uso com os lenços umedecidos voltados para o uso em bebês e crianças. No entanto, o  mercado de cuidados íntimos femininos (sabonete íntimo, lenços umedecidos íntimos, desodorantes íntimos e entre outros) vêm crescendo muito: 23% nos últimos 2 anos (referência tendências Nielsen). A marca Dermacyd investe na educação das mulheres orientando sobre a correta higiene íntima e esse tipo de educação tem colaborado com o crescimento desse mercado,” diz Denise Calefe da Dermacyd.

Fornecedores

A Croda possui uma variada gama de emulsionantes para aplicação em  formulações de lenços umedecidos para bebes, removedores de maquiagem, limpeza facial e higiene íntima e também de emolientes, ideais para estas aplicações.

 Crodamol™ IPIS (INCI: Isopropyl Isostearate) é um emoliente funcional com ação hidratante e com comprovada ação removedora de impurezas. É  extremamente suave para todos os tipos de pele, bebês e área dos olhos. “Testes sob exclusiva metodologia desenvolvida pela Croda estão disponíveis em variadas formulações. Para trabalhar em associação com este emoliente,  apresentamos o Versaflex™ V-150 (INCI: Steareth-100 (and) Steareth-2 (and)Mannan (and) Xanthan Gum), um biopolímero processável a frio e com  exclusivo sistema anti-gotejo, que atua  liberando rapidamente a fase oleosa da emulsão, para que os emolientes como Crodamol IPIS possam fazer a limpeza de forma mais rápida e eficaz. Cria uma formulação de textura leve e suave que se espalha facilmente na pele e não deixa resíduos oleosos. A Croda acredita que esta é uma categoria que vai de encontro com muitas necessidades do consumidor como praticidade, criatividade e suavidade em formulações cosméticas, ” diz Renata Sofredini, Marketing Manager Skin Care Croda Latin América.

A Cosmotec apresenta Floraesters® K-20W Jojoba (Floratech / Cosmotec), um éster hidrolisado de jojoba que pode ser utilizado em lenços umedecidos para promover hidratação, melhora do sensorial e sedosidade para a pele. Quando associado à glicerina, Floraesters® K-20W Jojoba proporciona booster de hidratação. Pode ser aplicado também em lenços de higiene para bebês, por reduzir o eritema e a irritação.

“Quando comparado aos países desenvolvidos, o tamanho de mercado de lenços umedecidos ainda é relativamente pequeno no Brasil. É um nicho de mercado que está se desenvolvendo rapidamente e irá continuar crescendo em taxas superiores ao do mercado, tanto em tamanho quanto em inovações,” acredita Renata Oki, gerente de marketing de personal care da BASF para América do Sul.

“Hoje é possível encontrar lenços umedecidos mais simples que contenham somente alguns agentes hidratantes, mas outros já vão um pouco mais além e trazem vitaminas, bactericida, ativos para hidratação e emolientes e surfactantes mais suaves (para peles sensíveis em aplicações de higiene íntima ou bebês).  A migração de claim de mercado de tratamento de pele, por exemplo, deve sofisticar ainda mais a categoria com produtos que entregam além do básico e também contém tratamento anti-idade ou para peles sensíveis,” diz  Renata.

A Gattefossé sugere Emulfree® P , sistema bi-gel, para formação de uma emulsão líquida para lenços umedecidos demaquialantes. Emulfree® P  apresenta uma capacidade superior na remoção de maquiagem em comparação aos emulsionantes clássicos; por não conter surfactantes, melhora a disponibilidade da fase oleosa para a remoção.