Novo PDV em farmácias até 2015

No último dia 13 de junho, a L’Oréal, presente no Brasil há 50 anos, organizou na última semana o Encontro Cosmética Ativa 2013. Nele foram anunciados os vencedores do Prêmio Conselho Dermocosmético, prêmio dedicado às redes farma, além de diversas medidas para o canal a fim de inserir de vez as marcas da DCA – Divisão Cosmética Ativa da L´Oreal, no cobiçado mercado de skincare no país.

Para isso, a  L´Oreal Brasil encomendou uma pesquisa especial à Ipsos, empresa especializada em pesquisa de mercado, através de sua ferramenta Mystery Shoppin, (em que clientes e consumidores comuns avaliam situações reais de compra no PDV) entre as principais farmácias de todo o país, para avaliar o atendimento das dermoconsultoras/funcionárias das redes de farmácias/drogarias de rede que trabalham com as categorias dermo, de olho no mercado de Dermocosméticos, cada vez mais consolidado no país.

De acordo com a empresa, o País é a 3ª maior filial da L´Oreal no mundo e a DCA é a 2ª maior das  quatro divisões do Grupo L´Oreal e a 1ª em Dermocosméticos no País. Isso posto, e considerando que o mercado  brasileiro de cosméticos  tem um potencial enorme na categoria de cuidados com a pele, dispõe de 7000 dermatologistas (o segundo país em número de dermatologistas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos), e um canal farma cada vez mais organizado e ascendente como canal de vendas de cosméticos, se bem trabalhado, o canal farma deverá garantir a liderança da empresa neste mercado no país nos próximos anos.

A Divisão de Cosmética Ativa, presente em 110 países, foi inaugurada no Brasil  em 2000, com a chegada da marca francesa La Roche-Posay. Hoje a Divisão, que obteve crescimento de 12% em 2012, responde também pelas marcas Vichy, Innéov, SkinCeuticals e Roger&Gallet. La Roche Posay teve uma evolução de 8%. Ela é líder do mercado com 17% de market  share, disse a empresa no evento. Todas essas marcas têm como ponto de venda principal as redes de farmácias.

La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals e Innéov têm em seu portfólio produtos que associam a eficácia dos medicamentos à textura e apresentação física de cosméticos. Seus maiores diferenciais são os estudos clínicos, realizados através de rigorosos protocolos desenvolvidos por dermatologistas, o que os tornam ótimos complementos aos tratamentos dermatológicos. Já a tradicional marca francesa Roger&Gallet tem como foco o bem-estar. Seus produtos são desenvolvidos com propriedades aromáticas diferenciadas.

Na pesquisa da Ipsos foram avaliadas questões dentro de três pilares: abordagem, diagnóstico e recomendação, considerando sempre o atendimento durante todo o processo de venda nas  farmácias.

De acordo com os resultados da pesquisa, a consumidora quer ser mimada, bem tratada e para isso ela precisa de informação, local agradável para comprar e facilidade de pagamento, o que se traduz em desconto e comprar dividido, além de buscar inovações. Assim, grandes lançamentos estão sendo feitos desde março.

Reestruturação dos Pontos de Venda
 
 Após os resultados da pesquisa, um plano de ação foi desenvolvido para cada rede, com treinamentos focados em produtos e técnicas de venda, numa parceria da DCA com a Ipsos, empresa de treinamento em relação ao atendimento com dermoconsultoras. Deverão ser implantados 15 projetos de móveis de última geração, até 2015.

As redes Drogaria Catarinense (sede em Joinville, Santa Catarina) venceu a quinta edição consecutiva, seguida pela Drogaria Venâncio (Rio de Janeiro). Dividiram o terceiro lugar a Drogasil (sede em São Paulo) e Drogaria Araujo (Belo Horizonte) possuem hoje o melhor conselho nos pontos de venda. “O Prêmio Conselho Dermocosmético é o nosso reconhecimento a esse trabalho, “ diz Fernando Ferreira, Diretor Comercial da L´Oreal Brasil.

A motivação para realizar a pesquisa, segundo a empresa, começou quando, após a mudança de exposição de dermocosméticos (para fora do balcão), a L’Oréal percebeu a necessidade de aprimorar o conselho e possibilitar a indicação e complementação do receituário dermatológico. Desde 2006, o número de redes participantes mais que duplicou, chegando a 17 em 2012.

Após os resultados foi elaborado um plano de ação para cada rede, com treinamentos focados em produtos e técnicas de venda. 

O foco estratégico da marca são as parcerias com a DCA “para estarmos sempre à frente na visita médica” diz Fernando Ferreira e ainda a facilitação do entendimento da categoria dermocosmético nos PDVs: “O objetivo é o recrutamento de dermoconsultoras  para um atendimento de qualidade, com 30% de aumento da equipe e a distribuição de 4 vezes mais testadores/amostras.”    

                 
     La Roche Redermic Hyalu C e  Vichy Capital soleil: primeiros lançamentos


Lançamentos

A Linha Anti rugas Redermic Hyalu C de La Roche Posay está sendo lançada este mês (veja no Vitrine). A aposta da empresa este ano, como foi enfatizado pelo diretor comercial, Fernando Ferreira, é o produto Lipikar, que insere a DCA na categoria de produtos para os cuidados com o corpo. 

A Vichy, que teve um desenvolvimento de 21% em 2012 enquanto o mercado obteve 7%, de acordo com dados da empresa,  acaba de lançar Capital Soleil Seco FPS 30 com controle para peles oleosas. O produto aposta na textura para atender às exigências da pele da brasileira – peles mistas a oleosas.  O produto terá campanha money back, para comprovação de eficiência, anunciou o diretor comercial da L´Oreal Brasil, Fernando Ferreira.

Para a categoria capilar a empresa lançará uma opção chamada ética, em que os dermatologistas prescrevem para cabelos danificados por procedimentos variados, com a linha Vichy Derco Technique, que deverá ser lançada  ainda no segundo semestre.    

Skin Ceuticals, de acordo com Fernando Ferreira, diretor Comercial da Divisão Cosmética Ativa da L’Oréal  é uma marca ainda pouco representativa no mercado, mas seu alto valor agregado deve conquistar o mercado.  “É a segunda melhor marca da L´Oreal , depois de La Roche Posay e esperamos muito ainda dessa marca”, afirma. 

A categoria solar é a maior categoria de dermocosméticos da DCA, com 31% de participação. A categoria cresceu 24% dentro da divisão DCA, segundo dados do IMS, empresa de serviços e tecnologia para o setor de saúde. O segundo maior mercado é o de base protetora.  Anthelios Couvran, da linha de proteção solar Anthelios oferece proteção solar FPS 60 e PPD 29. Oferece alta cobertura com textura em creme, nas cores clara e média e em embalagem pump. O produto estará disponibilizado a partir de setembro nas farmácias especializadas. Anthelios Sérum AE,  apenas em Outubro.
 
Para recrutar novos consumidores, os produtos para corpo e rosto Anthelios Fluid terão os preços competitivos de R$39,90 para a  versão FPS 30  e de R$ 45,90 para a versão FPS50.

Presente ao evento, o presidente da L´Oreal Brasil, Didier Tisserand, expressou seu entusiasmo com a mulher brasileira que já conhece e escolhe os melhores produtos, apesar de o Brasil ainda ser um mercado jovem. De acordo com ele, o mercado brasileiro de dermocosméticos, que está diretamente ligado às prescrições médicas vai crescer muito mais, se a população de menor poder aquisitivo tiver a educação que as dermoconsultoras nas farmácias podem oferecer para produtos como os da linha Anthelios, com preço mais acessível, além de outros produtos que também terão preços promocionais este ano.

A nova linha Capital Soleil  de Vichy trará este ano mais dois produtos. Um deles com FPS50 e toque seco e com cor. O outro, Capital Soleil BB Aeromousse FPS 30, que protege, matifica, suaviza e unifica . Ambos deverão ser lançados em setembro com a ajuda das dermoconsultoras.

Display de balcão, displays especiais, displays de chão deverão ajudar nos PDVs a alavancar a Divisão de Cosmética Ativa.