O mercado de ativos funcionais em cuidados pessoais foi estimado pela Factor-Kline em cerca de USD 120 milhões (ex-factory) em 2013 no Brasil, com estimativas de crescimento de 3-4% para os próximos anos. Ao longo do estudo, foram avaliadas cinco categorias de ativos funcionais: botânicos, biotecnológicos, marinhos, proteínas & peptídeos e enzimas & coenzimas. E suas funcionalidades: anti-envelhecimento, anti-acne; anti-inflamatório, Cuidados com os Cabelos, Produtos de Clareamento da Pele, Proteção Solar e Redutores.

Nos últimos anos o mercado tem mostrado um forte crescimento em razão do incremento das fórmulas e do lançamento de novos conceitos em produtos. A categoria Proteínas e Peptídeos dominam o mercado brasileiro devido ao uso extensivo de produtos para os cabelos que estão principalmente relacionados com reestruturação e proteção da cor e cutícula do cabelo.

Mercado de ativos funcionais Brasil 2013


               
                  

               Composição do mercado por Especialidade em Ativos, 2013

A necessidade de fórmulas mais tecnológicas, com ingredientes multifuncionais e baixo custo, é o foco das empresas de ingredientes no Brasil. O principal objetivo é trazer ao consumidor final a performance desejada por uma preço acessível.  Esses fatores geram vantagens competitivas para as empresas nacionais e internacionais presentes no mercado brasileiro.

Os principais destaques dentro da indústria de cuidados pessoais incluem a significativa e contínua ascensão de produtos multifuncionais, como exemplo o BB e CC Cream, uma das grandes tendências em 2013. Os produtos BB Cream são a nova geração de produtos de cuidados faciais que acumulam diversas funções em um só produto cosmético (hidratante, prime, base e protetor solar) enquanto que os produtos CC Cream são versões mais potentes. Além dos benefícios do BB Cream, eles também possuem antioxidantes, ativos anti-idade e/ ou clareadores de manchas. Marcas incluindo Clinique, Avon, Natura, Quem Disse Berenice, L’Óreal, Dermage e outras apostaram nos BB Cream que ganharam o gosto da brasileira.      

        
                      Distribuição Mercado por Funcionalidade, 2013

Também digno de destaque, o segmento anti-idade tem crescido no Brasil como uma funcionalidade com soluções antienvelhecimento em cuidados com os cabelos, outra grande tendência em 2013. Assim como a  pele, o cabelo também precisam de cuidados antienvelhecimento. Seguindo essa tendência, muitas marcas incorporaram essa propriedade em shampoos e máscaras capilares, como Matrix, Kerastase, L’anza, Pantene, Amend, Truss e outras que investiram em ativos como ceramidas, vitaminas, proteínas e extratos botânicos para reparar os danos e recuperar a elasticidade dos fios, deixando-os mais resistentes. Vale lembrar que o Brasil é a maior região no mercado de cuidados com os cabelos, sendo 70% da população tem o cabelo encaracolado ou ondulado, além de ser um cabelo seco, fino e frágil.                     

Além disso, produtos com proteção solar vêm crescendo no mercado, e ainda há espaço para crescer por serem produtos de maior valor agregado. Apesar de o mercado apresentar grande potencial de crescimento, devido à alta incidência de casos de câncer de pele e campanhas do governo, não se espera que o uso de protetores solares aumente para os próximos anos. A principal restrição ainda é o elevado preço dos ingredientes, de difícil acesso para o brasileiro em geral. Outro fator importante é que a pele bronzeada é culturalmente valorizada no país,  o que tende a restringir o uso de filtros UV.

São inúmeras as tendências de mercado, já que estamos falando de um mercado complexo e com muitas novidades. Do lado do consumidor, temos a busca de produtos para o tratamento de cabelo e o desejo por produtos multifuncionais. O consumidor testa, experimenta antes de comprar. Já do lado dos produtos, a categoria de cuidados com os cabelos continua sendo a força motriz do mercado brasileiro e inclue produtos que proporcionam brilho, hidratação, manutenção da coloração e redução do frizz. No setor de beleza, a tendência de experimentação é grande, por isso as empresas têm de inovar para manter o interesse do público.

Elaine Gerchon – Consultora especialista da Factor-Kline

Os lançamentos mais recentes da Factor-Kline no segmento de cuidados pessoais no Brasil foram o relatório “Personal Care Ingredients Brazil Market and Analysis” e o relatório “Specialty Actives Ingredientes in Personal Care Brazil”.