Proteção solar: diferenciações para 
                              enfrentar a concorrência

De acordo com o Euromonitor o mercado de protetoção solar dobrou em cinco anos – somou R$ 1,86 bilhão no ano passado – um aumento de 24% sobre 2009.  É mais do que o dobro dos R$ 698,2 milhões de cinco anos atrás.

As opções de protetor solar este ano são maiores. Há para todos os públicos e gostos. É que este mercado é relevante no mercado mundial, onde, de acordo com dados da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil ocupa a segunda posição no segmento, com uma participação de 10,2% e movimenta US$774 milhões de dólares em protetores solares.

As marcas apostam em diferenciações para enfrentar a concorrência, com versões que agregam fragrâncias, hidratação, tratamento anti-oleosidade, tonalizadores, repelente de insetos e texturas mais fluídas, confortáveis à pele, além de grande parte das marcas apresentarem fatores de proteção mais altos e embalagens repaginadas.

Uma das razões desse crescimento pode ser creditada aos dermatologistas (mais de 2000 em todo país) que orientam seus pacientes, especialmente àqueles que se submetem a cirurgias plásticas e tratamentos rejuvenescedores, dando impulso às empresas de produtos dermocosméticos e pharma.

Os protetores solares dessa nova leva, todos com proteção UVA e UVB,  contém ativos e antioxidantes que, além de protegerem contra os raios solares, também nutrem e fortalecem a pele. Vejamos as novidades do mercado, tanto em produtos como em novos ativos:

     
       PuraInova traz FPS 100

Lançada na semana passada a linha Acquablock, da PuraInova, empresa nacional de dermocosméticos traz uma base de microminerais presentes na água mineral que a marca incorpora em todos os seus produtos e ainda vitamina E, com efeito antioxidante, filtros UVA fotoestáveis Escalol S (ISP) e Uninul A Plus (Basf), sob textura fina e leve. A empresa é a única do mercado brasileiro a oferecer proteção FPS 100, proteção UVA PPD 33o em seu Bloqueador Solar FPS 100 (R$63,00, 50ml). Além dele o Acquablock Bloqueador Solar FPS 60 Fluído Rosto e o Bloqueador Solar FPS 40 Loção Corpo contêm Nylon-12, uma microesfera matificante que absorve o excesso de oleosidade da pele e proporciona uma aplicação não pegajosa (R$49,00, 50ml e R$46,00, 100ml respectivamente) e o Bloqueador Solar Aerossol FPS 30 com proteção máxima aos raios UVA, aplicação prática, resistente à água e oil free (R$49,00, 150ml)

Outro lançamento recente na verdade é um relançamento, da linha Fotoequilíbrio, da Natura, de proteção imediata, com Fatores de Proteção Solar mais altos (FPS 60), além de texturas mais leves e menos oleosas, atendendo a padrões rigorosos da legislação internacional. As novas fórmulas mantêm todos os benefícios que a linha já oferecia como a proteção UVA e UVB fotoestável e um complexo antioxidante que ajuda a combater os radicais livres.

“Seguimos as melhores práticas de segurança e eficácia de produtos, por isso adotamos, para toda linha, a metodologia utilizada pela Comissão Européia para uma maior proteção UVA”, conta Renato Abramovich, diretor de unidade de negócios da Natura.

                        
                 Natura: Nova volumetria e FPS mais alto

A linha também traz novidades em suas embalagens que estão mais estreitas e com paredes menos rígidas, tornando a aplicação mais fácil, além do layout com maior destaque aos principais benefícios dos produtos e a retirada dos cartuchos reduzindo, assim, o impacto ambiental. Outra mudança importante é a redução de volumetria, de 125 para 120 ml (4%), se adequando às tendências de mercado, com a redução proporcional dos preços. As loções protetoras FPS 15, 30 e 60, por exemplo, custam FPS 15: R$ 21,80 / FPS 30: R$ 28,50 / FPS 60: R$ 43,10. A linha Natura Fotoequilíbrio também possui uma versão de cada FPS em spray para facilitar o uso. É transparente, seca rápido contém álcool é vegetal orgânico, ideal para homens, já que não gruda nos pelos. As tampas da linha não abrem na bolsa e são anti areia, no formato upside down, que permite melhor aproveitamento do  produto. A linha é composta ainda por Loção Protetora Criança FPS 60 (R$ 44,50), Loção Protetora Esporte FPS 60 (R$ 44,50) e Hidratante Pós-Sol (R$ 30,90).

A marca Sundown (Johnson & Johnson) líder no segmento, com 35,7% segundo o Euromonitor, lançou em setembro, Sundown ® Senses, em edição limitada, que oferece experiências sensoriais especialmente pensadas para o público feminino, com fragrância mais suave e fresca, à base de frutas e flores e textura mais leve, além de hidratação prolongada por até quatro horas.

“Atualmente, quase 80% das compras da categoria de proteção solar são feitas por mulheres e Sundown®, não podia deixar de trazer um produto especial para esse público”, explica a Gerente de Marketing de Sundown ®, Juliana Sztrajtman. A marca apostou em embalagens 120 ml para carregar na bolsa de praia, com rótulo e sleeve desenvolvidos por Adriana Barra, e mantém seus produtos nos fatores FPS 15, (R$ 17,95) FPS 30 (R$ 24,50) e FPS 50 (R$ 29,00).

                         
                       O Boticário: Bebês, esportistas
                                  e proteção solar perfumada
 
O Boticário com sua linha Golden Plus buscou atingir públicos específicos, com Golden Plus Sport, que resiste à água e ao suor por até cinco horas, proteção contra os raios UVA e UVB e textura de fácil absorção.  Sua formulação é não oleosa, oferece hidratação e agrada principalmente ao público masculino, por oferecer uma textura mais leve. Golden Plus Floratta in Blue  é o protetor solar perfumado que leva em sua fórmula a fragrância Floratta in Blue – uma das fragrâncias mais vendidas da marca, para que as mulheres possam ir para a praia perfumadas. Golden Plus Baby Boti foi desenvolvida para crianças de seis meses a dois anos.
A linha conta ainda com os protetores FPS 30 e FPS 50 contra os raios UVA e UVB, que hidratam, são resistentes à água e suas texturas transmitem a sensação de conforto, suavidade e leveza. O protetor FPS 50 leva a mesma fragrância da Água de Colônia Baby Boti, com notas frescas de lavanda e musk.

Solar Expertise, de L’Oréal chega com a chamada “ice protection”, com tecnologia que proporciona hidratação com sensação de frescor no contato com a pele. De acordo com a revista Supermecado Moderno, o investimento em marketing de Solar Expertise aumentou 30% este ano e a marca volta à TV aberta em campanha.


Auto bronzeadores 

A Avon desenvolveu Avon Sun+ Bloqueador Solar FPS 50 Corpo, para pele  sensível com eritemas (vermelhidão), com proteção UVA e UVB, ação hidratante,extratos naturais e Vitamina E, que hidratam a pele e ajudam a proteger contra o ressecamento. De acordo com a empresa o produto mantém seu grau de proteção solar por 80 minutos dentro da água. Outra aposta foi o autobronzeador Avon Sun+ Loção Gel Autobronzeador – Corpo e Rosto, que promete um bronzeado dourado natural sem necessidade de exposição ao sol. Enriquecido com um complexo multivitamínico com Aloe Vera, extrato botânico natural e ricos emolientes como manteiga de cacau, óleo de coco, amêndoas o produto hidrata e nutre a pele.

O ativador de bronzeado da empresa nacional Red Apple possui como ingrediente  ativo o extrato de nogueira, que proporciona bronzeado natural e permanece por até três dias (R$ 20,88). O auto bronzeador Dark Tanning Accelerator Continuous Spray with Instant Bronzer da Australian Gold, foi desenvolvido para maximizar a habilidade da pele de produzir efeito bronzeado por tempo prolongado. Contém um complexo de vitamina E, pantenol, aloe vera e extratos vegetais australianos, que promovem hidratação, dourado instantâneo e natural à pele, a empresa diz (R$ 59,90, 177ml).

Ao relançar a linha Cenoura&Bronze para este verão, a Hypermarcas apostou em atributos adicionais como a proteção contra mosquitos.


Multiuso                                
                                                     Bel Col: base, tonalizante 
                                                                e Hidratante

O multiuso Nude Face Hidratante Gel Creme FPS30, da Vitturia Cosméticos, é base, protetor e hidratante. Foi formulado com filtro solar tonalizante de ação hidratante e alta proteção a peles sensíveis. Sem perfume e com efeito mate, pode ser usado como substituto à base. É formulado com Zinco PCA: sal de zinco com propriedade bactericida; Cytobiol bardane de ação anti-séptica e seborréica, Vitamina E e Biotin ou vitamina B8 ou vitamina H, que auxilia no controle do excesso de oleosidade. (R$ 84,15, 55g). Da Bel Col Cosméticos Solectiv Color FPS30 pode ser aplicado como base de efeito tonalizante, cobrindo as imperfeições, além de bloqueador contra a radiação solar, para  manter a pele hidratada e cuidada em três tonalidades: areia, bege e bronze.

A Extratos da Terra desenvolveu Terra Sun Proteção Solar 30 FPS para peles sensíveis (R$ 26,15) e a Biodolce o seu Biodolce Sun FPS 30, com proteção UVA e UVB. A Mezzo o Fluido Fotoprotetor FPS 30 PPD12 FotoActive oferece proteção UVA e UVB contra os efeitos imediatos e cumulativos da exposição solar , resultando em prevenção contra o fotoenvelhecimento. É livre de óleo e tem textura suave (R$ 79,140ml).
A Payot além de oferecer Bloqueadores Solares- FPS 30 e FPS 50 resistentes à água, preferiu manter em sua linha, produtos como Bronzée Rays -FPS 4- Óleo Bronzeador, para pele pouco sensível ao sol e o Bronzage Vite –  de bronzeamento rápido do corpo e rosto, com FPS 4.

A Adcos Cosmética de Tratamento aumenta sua linha de fotoprotetores com o lançamento de três produtos com proteção UVA, UVB e luz visível (nas versões tonalizantes): Filtro Solar FPS 40 Fluid Peles Oleosas; Filtro Solar FPS 40 Fluid Tonalizante e Filtro Solar FPS 60 SC (soft cream). Os produtos são formulados com Tinosorb M, absorvedor dos raios UVA longo e UVB, fotoestável e estabilizador de outros filtros; Tinosorb S, absorvedor UVA/UVB de amplo espectro, fotoestável e age em sinergia com outros absorvedores UVB, aumentando sua estabilidade. Também entram na composição dos produtos Dióxido de Titânio, Octil Triazona, absorvedor dos raios UVB e resistente à água e Dietilamino – Hidroxibenzol-Hexil-Benzoato, filtro absorvedor dos raios UVA-1 de última geração. E o Spray Corporal FPS 30 ADCOS Sun Care que contém vitaminas C e E. Os filtros solares FPS 40 fluid da marca possuem ação antiglicante que, além de fotoproteger, possuem ação antienvelhecimento por proteger o colágeno e o DNA da degradação. Todos os fluidos da Adcos contém sílica para maior conforto na textura e sensorial.

Aché Laboratório traz a linha Ensoleil com filtros que proporcionam alta proteção UVA e UVB, fotoestabilidade e efeito mate, com 94% de redução da oleosidade e 98% de redução do brilho, comprovados por testes clínicos. A inovação,diz a empresa, fica por conta de novos ativos e formulações que oferecem alta eficácia e que também protegem o DNA Celular através da Luteína, um derivado de carotenóides altamente purificado. Ensolei Oil-Control FPS 30 (R$ 47,14, 60ml) inclui o sistema push-pull que reduz e controla a oleosidade. Ensolei Emulsão Uniformizadora FPS 50 contém ODA White, um ativo exclusivo que, ao ajudar na distribuição de melanina, uniformiza a tonalidade da pele, enquanto o Ensolei Fluido FPS 30 (R$ 50,00, 60ml) e FPS 50 (R$ 54,29, 120ml) contém propriedades calmantes e anti-irritantes, graças ao Sym Calmin, que confere essas características e um duplo mecanismo de hidratação. Os produtos já seguem a nova regulamentação UVA da Colipa (órgão que regulamenta os cosméticos na Europa) e estão de acordo com a nova regulamentação que entrará em vigor da Anvisa.


A Buona Vita Cosméticos aposta na proteção biológica, que inclui vitaminas para a proteção da pele contra os radicais livres. A marca desenvolveu uma linha de Protetores Solares Multifuncionais com: Solar Hidra Active FPS30 tem 96,1% de filtro UVA; Hidra Milk Sun FPS30 para peles oleosas e sensíveis contém Aquaporine-Active que aumenta a formação e estimula a atividade das Aquaporinas-3 presentes na pele humana e que proporcionam hidratação efetiva. Hidra Sun Progress FPS30 é um protetor solar tonalizante com complexo vitamínico, de vitaminas C e E, microencapsuladas em moléculas de DNA marinho. A marca traz ainda em seu portfólio o nutricosmético Protect Sun, um fotoprotetor oral.

Ativos e fornecedores


Entre os ativos do mercado para o segmento de proteção solar está o Ethylhexyl Metoxycrylene (SolaStay S1), da HallStar, um potente fotoestabilizador de filtros UV . Atua no estado singlete, também conhecido como estado energético S1. De acordo com a empresa, estudos demonstraram que SolaStay S1 pode proteger também o retinol e o palmitato de retinol contra fotodegradação garantindo sua eficácia antiaging.

Biotanning (Silab) são frações especiais da laranja doce que atuam como um acelerador do bronzeado, pois estimulam a atividade da tirosinase e a síntese de melanina. Por isso, pode ser aplicado tanto em produtos autobronzeadores quanto em protetores solares, incentivando o bronzeado seguro. Distribuído pela Cosmotec.

A Sarfam traz Buddleja AO: Extrato orgânico, certificado Ecocert, possui propriedades antioxidantes, anti-radicais livres e cicatrizantes. Favorece na proteção do DNA da pele contra efeitos nocivos da radiação solar.

Zemea: Alternativa natural para a substituição de glicóis (glicerina, propilenoglicol, butilenoglicol, entre outros), produto sustentável, proporciona hidratação com um toque diferenciado, ideal para produtos destinados à linha kids.

A novidade da Lipo é o Liposhield HEV Melanin, que protege a pele contra as luzes de alta energia visíveis (azul e violeta), co-responsáveis pelo envelhecimento precoce por serem absorvidas na pele mais profundamente do que os raios UVA. Liposhield HEV Melanin pode ser utilizado em proteção solar e em bases líquidas com FPS. A empresa também lançou o Orgasol Caresse, um modificador de sensorial desenvolvido especialmente para ser utilizado em emulsões com FPS. Auxilia na espalhabilidade e diminui a oleosidade do produto e da pele. De acordo com a empresa, ele potencializa o fator de proteção solar (FPS) em aproximadamente 30% quando comparado ao fotoprotetor padrão (placebo). Segundo Amanda Pimentel, supervisora de vendas da Lipo, as emulsões com FPS desenvolvidas com Caresse, proporcionam excelente efeito soft focus, textura sedosa e mate, ideais para a pele brasileira.

O mais novo ativo da ISP – ASI (Ashland Specialty Ingredients), Caspaline 14™ é um peptídeo sintético desenvolvido para aumentar a defesa natural da pele contra a radiação UV. Ajuda a combater os sinais do envelhecimento e a aumentar a expressão de filagrina, o precursor do Fator de Hidratação Natural (NMF).

“Esta é uma abordagem verdadeiramente nova para ajudar os consumidores a retardar os sinais de envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol. Aumentar as defesas naturais da pele, não só tem efeitos benéficos sobre a proteção UV, mas também para a suavidade da pele “, disse Joel Mantelin, Global Marketing Director Cuidados com a pele.