Beauty Fair – mais público, mais negócios

Em sua nona edição a Beauty Fair, consagra-se como a maior vitrine de lançamentos e novidades tecnológicas do segmento de beleza no Brasil. Realizada em uma área de 82000 m²  em São Paulo, no Expo Center Norte, entre os dias 07 a 10 de setembro, recebeu cerca de 145 mil visitantes. Movimentou mais de R$ 450 milhões em negócios e contou com a participação de empresas dos Estados Unidos, México, Inglaterra, Itália, Polônia, Espanha, Portugal, China, Coreia do Sul, além de África e América do Sul.

Foruns e os workshops de negócios foram atividades intensas na feira, para o público lojista e também para profissionais de salões de beleza. Foram realizados workshops para aperfeiçoamento técnico em Recursos Humanos, Finanças, Marketing e negócios para lojistas. Este ano, os varejistas participaram de um painel sobre a importância de engajar as pessoas para a estratégia do negócio e as diferentes dinâmicas e interações que aconteceram nos diferentes canais de distribuição, com apresentações de dirigentes da Nielsen e da BG&H.

Com cerca de 500 expositores e mais de mil marcas, a Beauty Fair deixa evidente porque o Brasil é hoje o terceiro maior mercado consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal no mundo. A média de crescimento do setor de beleza e higiene no país, tem sido acima de 10% nos últimos 15 anos.

César Tsukuda, diretor superintendente da Beauty Fair, acredita que, embora em ritmo menor, o faturamento total do setor continuará em alta. “Temos pela frente um desafio estrutural. Não há setor forte se a indústria estiver longe do varejo”, observou. E nesta edição da Beauty Week a proximidade entre fabricantes e lojistas foi marcante.

A empresa de produtos para os cabelos do Rio de Janeiro Niely Cosméticos por exemplo, somou R$ 5 milhões em vendas nas mesas de negociação com clientes de todo o país, de acordo com  o seu presidente Daniel de Jesus. A marca de maquiagem Vult apresentou uma nova linha inspirada no tema circense e aproveitou para decorar o estande com o tema. Mais do que fechar vendas na feira, o objetivo da empresa foi estreitar relações com antigos clientes e fazer novos contatos, além de atrair o público em geral. Com a Taiff não foi diferente: “Recebemos clientes de todo o Brasil, inclusive novos distribuidores. Nossa meta é aumentar as vendas na Beauty Fair em 15% a mais na comparação com 2012”, afirmou Karina Kaneko, gerente de marketing da marca.

A P&G promoveu na feira um circuito de marcas, que incluiu Pantene, Koleston e Wella, com visitantes conhecendo as novidades em produtos de cada linha. Em seu espaço a empresa promoveu ainda reuniões entre varejistas e distribuidores das marcas P&G.

Mas, o importante para o mercado são os lançamentos na feira que em geral estarão nas prateleiras do varejo ou em farmácias, clínicas e salões de beleza em poucos dias. Destacamos aqui alguns deles:

A Salvatore Cosméticos lançou o Shampoo Pré Color Explenda e Shampoo Pró Color Explenda, que atuam como agentes de anionização. De acordo com a empresa o produto, que é indicado para cabelos coloridos, dilata naturalmene três tipos de cutículas capilares (epicutícula, exocutícula e endocutícula), sem agredir ou ressecar os cabelos, permitindo  maior absorção e aderência dos pigmentos das colorações e resultando em cores mais intensas e duradouras.

A empresa de dermocosméticos Buona Vita apresentou na feira Vita D Mask Supreme, uma máscara de Ouro Nanoativo, à base de colágeno, no formato do rosto que, em combinação com outros ativos deixa a pele macia e hidratada. De ação revitalizante, hidratante e iluminadora, ela contribui para a redução dos poros, clareamento de manchas e promove maior firmeza e densificação da pele, diz a empresa.

 Biocode, tratamentos com caviar
                                                                            e pérolas negras 
                       

A Biocode Cosmetic, especializada em tecnologia cosmética, apresentou três anti-idades para o rosto: Pearl Lift (serum firmador facial, R$ 97,00), Caviar Peel (esfoliante facial, R$ 85,00) e Glow Eyes (serum para região dos olhos, R$ 103,00). Desenvolvidos para fornecer nutrientes essenciais à pele e retardar os processos de envelhecimento, a linha foi formulada com ingredientes marinhos de alta performance biotecnológica, como o Caviar, DMAE e pérolas negras do Taiti. A empresa diz que a linha recupera progressivamente a hidratação, firmeza e aparência saudável da pele do rosto. “Por ser um complexo marinho natural, a pérola negra agrega valor às formulações cosméticas de luxo e é fonte de minerais naturais para a revitalização da pele”, diz a Dra. Kátia Fredel, farmacêutica responsável da Biocode Cosmetic.

A VEER Cosméticos, marca de produtos estéticos faciais e corporais de uso profissional levou para a Beauty Fair entre outros lançamentos o Peel Skin Prepare, um kit pré-tratamento de uso profissional, que maximiza a eficácia de diversos tratamentos, como peelings médicos, clareamentos, estrias e prevenção do envelhecimento.

                                 Vita Seiva – Argan para tratar cabelos louros             

A Vita Seiva levou a cor 9 – Louro Ultra Claro da linha Argancolors, uma fórmula de coloração creme permanente sem amônia com poderoso Óleo de Argan  (R$ 11,16).

A Wella, divisão profissional da P&G, apresentou os novos óleos de Wella Care e System Professional, Oil Reflections e SP Luxe Oil. lançou também o primeiro tonalizante em mousse para homens, SP Men Gradual Tone, além do novo shampoo SP Men Silver, anti-amarelamento para  fios brancos para este público.

A Clairol, divisão profissional da P&G, apresentou na feira Hydro-Loiras, um menu completo de serviços de cor e tratamento,  para o tratamento de fios louros ressecados. Os louros especiais de Clairol Professional contêm ingredientes extracondicionantes para  equilibrar a umidade dos cabelos, e proporcionar acabamento macio e brilhante. São 32 nuances de louros com fórmula enriquecida por lipídios. Hydro-Max: para um louro claríssimo proporciona hidratação intensa. Hydro-Luzes é o serviço de mechas para cabelos hidratados. Hydro-Gloss para proporcionar brilho e polimento e Hydro-Tons, para um louro fortalecido e em múltiplos tons.

A P&G levou ainda as novidades Pantene para necessidades complexas, como a linha Pantene Expert Collection, uma linha Premium com AgeDefy  que, promete rejuvenescer os fios devolvendo volume ao cabelo equivalente à adição de 6.500 fios em apenas 14 dias de tratamento. E a linha Advanced Keratin Repair, com tecnologia e fórmula avançadas, para restaurar a suavidade dos cabelos extremamente danificados, recuperando-os instantaneamente. 

Levou ainda a linha Gillette Venus, desenvolvida especialmente para o público feminino, com produtos para depilação rápida, prática e indolor. Já disponível nas versões Simply Venus 3, Venus Sensitive e Venus Oceana.

Sua concorrente,  Depil Bella®, marca do Grupo Bioclean, lançou na feira o novo aparelho para depilação roll-on, com design exclusivo e selo de aprovação do INMETRO. Lançou também a loção facial calmante, com ativos hidratantes que reduzem rapidamente a vermelhidão; a cera depilatória roll- on com propriedades nutritivas e tonificantes da aloe vera; e a cera quente em barra com ativos emolientes e adstringentes do extrato de maracujá.

A Biotropic lançou da linha Barbie (Mattel) a Deo-Colônia Barbie Fashion Teens, uma fragrância jovial e alegre apresentada na versão 80ml,  com notas frutais e florais por R$ 14,90. Uma linha de body splashes com notas frutais doces e outra linha de body splashes com notas saída de Pêssego e Framboesa, o corpo de Rosas e o fundo de Amêndoas. Da mesma linha, produtos para os cabelos, sem sal e com extrato de Aloe Vera e mel, dermatologicamente testados, entre outros lançamentos.

O Grupo Alfaparf levou para a feira Deplylia, uma linha profissional de remoção completa dos pelos, um método de epilação com cera morna de alta qualidade para todos os tipos de pele e para todas as partes do corpo, feminino e masculino. Para a etapa pós-epilatória, a linha conta com um Creme Refrescante de propriedades antioxidante e anti-idade a base de Menta Viridis, Uréia, e Proteínas do Trigo,  entre outros ativos para garantir uma ação antisséptica, hidratante, cicatrizante e suavizante.

A marca de maquiagem Marcelo Beauty levou para a feira 120 itens reformulados de sua linha de produtos sendo 31 lançamentos para o rosto, os lábios e os olhos. Na nova linha de maquiagem para os olhos, os destaques foram a Máscara para Cílios com Óleo de Argan e a caneta delineadora Carbon Black.

Truss – proteção para os cabelos no verão

A Truss desenvolveu e lançou na feira o Beauty Box Summer, um kit que oferece cosméticos para proteção dos cabelos durante o verão, com Shampoo e Condicionador Solare, com Protection Sun, ativo nanotecnológico de proteção UVB, para proteger os cabelos contra as agressões do mar, sol e piscina; Specific Mask máscara de tratamento intensivo para hidratar os cabelos instantaneamente e o Hair Protector, um leave-in desembaraçante e protetor dos fios contra agressões mecânicas da escova e ação do calor do secador. O preço médio do kit é R$ 211,00.

A Polônia, que dividiu um pavilão com os Estados Unidos e China participou pela primeira vez da Beauty Fair trazendo a EcoWipes, fabricante de produtos de higiene com algodão buscava atrair o interesse dos profissionais do setor de cosméticos e beleza e um importador e distribuidor brasileiro. Assim como a Farmona, fabricante de cosméticos naturais para os cabelos e para o corpo. “O Brasil é um país lindo e enorme para venda de cosméticos e artigos de higiene e o contato com os consumidores aqui na feira é muito bom”, disse Anna Bochenek, da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa.