O cosméticos br, pela primeira vez visitando a Cosmoprof Bolonha, a convite da Sogecos e patrocinado pela Unichem Química, deparou-se com um mundo novo de produtos e marcas de países diversos, com culturas, climas e tecnologias peculiares. E ainda, uma feira de embalagens complementando os diversos pavilhões de produtos finais da feira.

Por mais que um visitante curioso tentasse, dificilmente poderia ver, em tão pouco tempo – 6 a 10 de Abril – todos os estandes (Veja matéria Os Números da Cosmoprof) de maneira aproveitável, ou seja, realmente conhecendo seus produtos, tecnologias empregadas, texturas e fragrâncias e ainda examinar atentamente frascos, válvulas e tampas da Cosmopack.

Assim, decidimos focar nos produtos naturais (Pavilhão Verde, onde também as empresas brasileiras foram instaladas), nossos principais concorrentes no concorrido mercado global da beleza.

Vejamos alguns produtos de diferentes segmentos e empresas que nos chamaram a atenção, seja pela qualidade dos produtos, pela embalagem, pela marca ou nicho que atende.

Laboratoires Cadentia, empresa francesa de Provence especializada em Águas de Colônia destacou-se na Cosmoprof  com sua linha Jean des Salines, pelos belos e longos frascos com fragrâncias deliciosas: Natural, Lavande, Chypre, Fougère, Chèvrefeuille e Violette. A empresa também produz perfumes (PDT e EDP) e uma linha especial para o lar  com aromatizadores, spray para travesseiros, água para perfumara roupas e perfume para armários.

Da Grécia, a Papoutsanis trouxe uma linha para o corpo à base de azeite de oliva. Usado há muitos anos na fabricação de sabonetes e produtos de higiene por seus benefícios à pele, azeite de oliva nutre, hidrata, amacia a pele e a protege contra radicais livres. A linha Olivia Purê Olive Oil Hand, Body & Hair Care é composta por sabonetes em barra e líquido para as mãos, creme de mão. Óleo e Loção para o corpo, Gel de banho. Gel esfoliante para o banho , xampus e máscara para o cabelo. A linha de sabonetes em barra tem versões aloe Vera, óleo de lavanda, mel e ale Vera e o óleo para o corpo é absorvido inteiramente pela pele que adquire um brilho natural e suavidade impressionantes.

                                                     

A empresa italiana Dr. Taffi apresentou um sistema interessante de tratamento, baseado em programas para cada tipo de pele: o Glycolic Acid – Retinol C, dermatologicamente testado in vivo e in vitro, com estudos de desempenho , que apontaram para sua alta efetividade e segurança quanto a irritações. O mercado europeu valoriza muito esse tipo de informação, pelo constatado em muitos estandes.

O sistema atua diretamente sobre a pele através da ação rejuvenecedora de um ácido glicólico especial, extraído da cana-de-açúcar – vejam só –  cultivada organicamente, estabilizada no PH 3.5 e processada por um método especial para torná-la segura e fácil de usar. A adição do Retinol C (um componente resultante da sinergia entre as vitaminas A e C), garante a contribuição correta de vitaminas, elementos essenciais para a nutrição e proteção da pele. Atua em 3 frentes nos tratamentos anti-rugas (para peles normais, delicadas ou acneicas): prepara a pele através da esfoliação, hidrata capturando moléculas de água na epiderme e amacia a pele a partir da estimulação endógena de colágeno e elastina.

A fórmula inclui ainda mel, extratos de plantas com poderosa ação hidratante e lenitiva, como o aloe Vera, malva, altea, achillea, um fator hidratante natural e óleos vegetais, como abacate e jojoba ou manteiga de karité, para uma ação protetora para as peles mais delicadas.

O tratamento é diferenciado para cada tipo de pele e segue etapas: pré tratamento (3 dias), tratamento (27 dias) manutenção A (60 dias) e manutenção B (60 dias), estes dois últimos para peles já bastante atingidas pelas rugas.

A premiada empresa espanhola Kapyderme Laboratories apresentou soluções específicas para cada tipo de problema capilar: queda de cabelos, Couro cabeludo oleoso com caspa, couro cabeludo ressecado, entre outros. Usa ativos como extrato de placenta, colágeno, turfa, moléculas reconstrutoras, tônico anti-fungo, entre outras especialidades, todos derivados de plantas, baseados em pesquisas fitológicas, de eficácia medida e comprovada  por profissionais da área de dermatologia. A apresentação dos produtos impressiona: um conjunto de ampolas para tratamentos específicos, frascos de xampu regulador de oleosidade, pote de turfa orgânica, tubo de colágeno, vidro de tônico regulador da seborréia, entre outros. A empresa, que também produz produtos para coloração específicos e comercializa seus produtos através de distribuidores exclusivos.

Havia muito mais, é claro. Tentaremos publicar no cosméticos br outros produtos e empresas que merecem destaque.