A onda dos alimentos orgânicos, veganos e naturais indica uma preocupação com a saúde. Deles derivam as vitaminas e minerais ingeríveis em cápsulas, comprimidos e destas, os suplementos nutricionais e shakes e bebidas energéticas para atletas que prezam a eficiência e a beleza corporal. Mais alguns passos e associa-se o conceito ” Beleza que Vem de Dentro para Fora” e aí estão os nutracêuticos e nutricosméticos, que alcançam farmacêuticos, farmácias de manipulação e dermatologistas.

Nutricosméticos ou Nutracêuticos? Muita gente confunde esses dois termos, que na verdade servem para propósitos diferentes. Nutricosméticos são comprimidos com propósitos para a beleza, administrados por via oral, que deram força ao conceito de beleza “de dentro para fora”. Já os nutracêuticos são suplementos e/ou alimentos funcionais que possuem função ativa e promovem benefícios para pele, cabelo ou unhas. Também administrados oralmente, mas de formas variadas: sopas, bebidas, barras de cereais, entre outros.

Dra. Fernanda Chauvin, CEO da Ellementti Dermocosméticos diz: Nossa pele é um escudo protetor e formada na sua parte mais externa, a que está em contato com o meio ambiente, por células chamadas corneócitos, e entre estas células temos a camada lamelar formada por lipídeos (ômegas) e cerâmidas, que preservam a hidratação ao mesmo tempo que protegem a região cutânea.

Esta configuração que lembra uma parede, onde os corneócitos seriam os tijolos e a camada lamelar seria o cimento, exerce a função barreira, impedindo a perda de água trans epidérmica. Por isso, Nutracêuticos formulados com ativos que reponham a camada lamelar são muito importantes para manter a hidratação da pele. Entre estes Compostos Bioativos a marca comercializa em seu portfólio, cápsulas de Óleo de Oliva rica em ômegas 3, 6 e 9, e de Sea Berry que é uma fruta rica ômegas 3,6,7 e 9.

A marca trabalha também com ativos da Biodiversidade brasileira, como cápsulas de Açaí berry, rica em vitaminas, principalmente a Vitamina C, com potente ação antioxidante, as cápsulas de Guaraná, rico em cafeína sendo um energético natural e cápsulas de óleo de Castanha do Pará, rica em ômegas que auxiliam na hidratação.

Cabelos e unhas

Cabelos e unhas podem ser ou não beneficiados com o uso de nutricosméticos. O dr. Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em laser, cosmiatria e tricologia explica que depende da causa de queda capilar, que pode ser nutricional, hormonal ou genética. Existem quedas, por exemplo, por conta de deficiência de ferro e de desajuste hormonal. Para esses casos precisamos primeiro identificar a questão antes de tratar. Se a pessoa tem um problema de tireoide ela precisa tratar isso primeiramente, não adianta comprar um nutricosmético para cabelo. Se ela tiver uma deficiência nutricional, precisamos ver qual o tipo e repor essas substâncias para termos um resultado satisfatório.”

Ele aponta ainda a causa genética como causa mais comum para a queda de cabelos. “Ela acontece por uma predisposição à queda de cabelo, que acontece mais em homens, mas também pode ser vista em mulheres. Quando falamos de nutricosméticos para cabelo, o mais importante é identificar a causa antes, até porque as doses de nutricosméticos podem ser personalizadas. “Os nutricosméticos podem deixar oleoso pois alguns podem aumentar a produção das glândulas sebáceas do local. Por isso é sempre recomendado procurar um dermatologista ou tricologista.”

A Galena,  distribuidora de insumos para o mercado farmacêutico,  comercializa o Nutricolin, o único silício orgânico do mercado aprovado pela ANVISA que possui estudos científicos demonstrando que ele reduz rugas, aumenta a força de cabelos e unhas em apenas 90 dias. Isso porque o silício no nosso organismo estimula a produção das proteínas da beleza, como o colágeno, queratina e elastina. E, ainda: Lipowheat, uma opção de tratamento rejuvenescedor em gotas que promove a reposição de ceramidas e lipídios essenciais para a pele que contribui para a melhora da hidratação do corpo, além de proporcionar uma redução evidente de rugas tudo isso em apenas 8 semanas por estimular a síntese colágeno. Para o rosto, Oli-Ola é um peeling em cápsulas, um extrato do fruto da oliveira rico hidroxitirosol que contribui para a renovação celular da pele.

Os nutricosméticos oferecem ainda fotoproteção contra raios solares ou outros – de computadores a luz azul – e ainda os efeitos danosos da poluição. Red Orange Complex (Galena) é um produto fotoprotetor e antipoluição de uso oral que reduz o eritema causado pela fotoexposição em 40% após 15 dias de uso.

Para Cláudia Coral, farmacêutica da Galena, os nutricosméticos complementam um tratamento para pele à base de cosméticos de uso tópico. A efetividade depende das evidências que o produto proporciona para os diversos ingredientes de uso tópico e oral. “Não há como comparar qual é mais ou menos eficaz”, diz. “Sempre indicamos que seja utilizado durante os tratamentos dermatológicos ativos de uso interno combinados com ativos de uso tópico para que assim possamos ter um cuidado complementar e potencializado.”

Probióticos e Microbiota

Ingredientes probióticos (para o equilíbrio da flora intestinal) também auxiliam na saúde da pele. Uma microbiota equilibrada contribui para a absorção de nutrientes, para a imunidade e até o gerenciamento do peso. “A microbiota cutânea se reflete comunica com a microbiota da pele e os estudos vem evidenciando cada vez mais este mecanismo. Existem probióticos específicos que podem ser utilizados para pacientes com acne, outros específicos para dermatite atópica e outras finalidades,” explica a farmacêutica Cláudia Coral.

A microbiota da pele é um termo que vem se tornando cada vez mais comum e a razão é que a microbiota da pele possui a função de proteger o organismo, como uma barreira da pele.

“A saúde do organismo como um todo depende da microbiota intestinal. Uma microbiota equilibrada contribui para a absorção de nutrientes, para a imunidade e até o gerenciamento do peso. A microbiota cutânea se reflete e se comunica com a microbiota da pele. Estudos vem evidenciando cada vez mais este mecanismo,” diz.

Ela explica que existem 4 níveis dessa função de barreira: a física que compreende as próprias células que formam a pele e atuam como um escudo físico; a química que compreende todas as reações bioquímicas celulares; a imunológica, pois nossa pele tem muitas células de defesa para se proteger contra agressores externos e a Biológica, a primeira camada de proteção que é formada por microrganismos que contribuem para a proteção da pele e regulam todos os outros níveis de função de barreira. “Esses microrganismos benefícios agem por competição, ligam-se a campos específicos na pele evitando que microrganismos que causam doenças, se liguem e comprometam a saúde da pele”.

Assim, exemplifica, o simples fato de se lavar o rosto com um sabonete em barra interfere na microbiota. O conservante de cremes também pode interferir. “Eles inibem o crescimento dos microrganismos no creme e transferem isso para a pele, sendo assim é super necessário cuidar da microbiota tópica também”, aponta.

Para essa função, a Galena apresenta o ativo o Fensebiome, um heptapeptideo que tem ação prebiótica tópica, ou seja, serve como substrato/alimento apenas para as bactérias benéficas, inibindo assim o crescimento das patogênicas. Também tem ação probiótico-like, mimetizando a ação de um probiótico contribuindo assim para a melhora da saúde da pele e aumentando a hidratação em 53,6%, diz a empresa, que lembra: “Tudo o que a Galena traz tem evidencias clínicas de estudos muitas vezes com artigos científicos publicados, tudo para reforçar a efetividade na obtenção dos resultados.”

Galena2

Entretanto, não é garantia que os nutricosméticos sejam mais efetivos por serem entregues diretamente no organismo. Para a dermatologista Dra. Juliana Piquet depende muito dos ativos. “Alguns só existem para uso oral. Outros têm versões tópicas e orais e outros têm ações diferentes (tipo a vitamina C, que por via oral praticamente não chega à pele. Para efeito sobre a pele a Vitamina C tem que ser usada por via tópica. O ideal é usar os dois – tópico e oral – de forma adjuvante. E cita alguns exemplos de ativos nutricosméticos:

Fosfolipídeos do caviar (FC Oral) – neuroprotetor, imumodulador e anti-inflamatório, melhora fluidez de membrana e aumenta absorção de nutrientes. Ajuda na hidratação.

Exsynutriment- fonte de silício: é o ácido ortosilícico e oligômeros de colágeno vetorizado em colágeno marinho hidrolisado; ele eleva a síntese de colágeno e elastina. Fornece silício, que é um cimento dérmico, ligando proteoglicanas e ácido hialurônico ao colágeno, mantendo firmeza, elasticidade e hidratação. Gosto de prescrever ele especialmente após tratamentos com biostimulador (Sculptra, Radiesse) e após US microfocado (Ultraformer, Ulthera), por cerca de 3 meses, período de intenso estímulo à produção de colágeno.

Zinco – antioxidante, modulador inflamatório e cicatrizante

Hinode

Entre as empresas de cosméticos, algumas começam a oferecer alguns produtos, como a Hinode, uma das maiores empresa de cosméticos do Brasil, que também comercializa chás comprimidos, suplementos para atletas, pós de preparo para bebidas energéticas e barras de proteína diz: “Nutricosméticos servem para serem usados em conjunto com os cosméticos. São potencializadores do efeito dos cosméticos e colaboram para o máximo de absorção. São coadjuvantes que colaboram na busca de equilíbrio, combatendo radicais livres com objetivo da melhora do tecido cutâneo aos sinais de envelhecimento.”

A empresa tem ainda em seu portfólio Femme Lift Colágeno Verisol, uma combinação de peptídeos bioativos de colágeno, obtidos a partir de uma hidrólise específica por enzima patenteada, que origina ligações de peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas e, assim, estimular e restaurar o metabolismo destas células de dentro para fora. Contém peptídeos bioativos específicos para as células da pele. De acordo com a empresa, o produto neutraliza o metabolismo responsável por acelerar o envelhecimento da pele; atua de dentro para fora nas camadas mais profundas da derme, suavizando os sinais do tempo e a elasticidade cutânea. Trata e previne a formação de rugas e linhas de expressão a partir de 8 semanas de uso contínuo.

Lowell

A Lowell Cosméticos, reconhecida por oferecer soluções de tratamento profissional e de home care para os cabelos, entra no ramo de nutracêuticos como a primeira e única do segmento profissional, com Lowell Caps – cápsulas enriquecidas com um complexo de vitaminas e minerais que, combinados, tratam e aceleram o crescimento do cabelo em até 3x, podendo crescer até 4 cm por mês.
Conta com fórmula exclusiva, 100% natural com vitaminas A, C, E, D, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12, além dos minerais Zinco, Cromo, Selênio e a Biotina potencializada, que garantem benefícios que vão além do crescimento dos fios, como hidratação e redução da queda. O produto ainda proporciona o fortalecimento das unhas e uma pele mais firme.

Por ser um complexo vitamínico totalmente natural ele não tem contra indicações ou efeitos colaterais. Lowell Caps pode ser utilizado para todos os tipos de cabelo, com resultados percebidos logo nos primeiros dias. (30 cápsulas, R$129,00)

Mezzo
A Mezzo Dermocosméticos expandiu seu portfólio e lançou marca de suplementos alimentares Mezzo Nutrition para complementar os cuidados da saúde , beleza e bem-estar, com a linha In Nutri, de soluções nutricosméticas para pele, cabelos e corpo. São suplementos alimentares com benefícios multifuncionais que se colocam como alternativas para complementar o aporte de vitaminas e nutrientes essenciais para o dia-a-dia.

As fórmulas favorecem e estimulam os mecanismos principais para a obtenção de resultados de dentro para fora, com soluções para o rejuvenescimento, para o fortalecimento de unhas e cabelos e para a redução de medidas. Com: In Nutri – Licopeno, cápsulas que atuam no rejuvenescimento, combatendo a ação dos radicais livres. Com ação anti-rugas e efeito firmador. In Nutri – Lipo Intense, para a redução de medidas.Combate a celulite e a inflamação crônica, atua na desintoxicação celular e estimula o metabolismo.  In Nutri – Tricology, para o combate à queda de cabelos e para o fortalecimento dos fios e das unhas, contém biotina e um blend de Cromo, Zinco, Selênio, Vitamina B6 e B7. E In Nutri – Mellanmax, para atuar na diminuição das manchas, na intensidade da cor e na renovação de dentro para fora. Protege e promove o clareamento da pele, são formuladas com com ômegas 3,6 e 9, óleo de linhaça, óleo de peixe, lecitina de soja e vitamina E.