Esta semana o cosméticos br traz uma matéria sobre a fabricante de embalagens de vidro Bormioli, que apresentou na Luxe Pack em Mônaco alguns de seus desenvolvimentos mais ilustrativos para a indústria, selecionados aqui pela equipe da Premium Beauty News, com explicações da Bormioli Luigi

Mais uma vez, a fabricante de frascos de vidro mostra a variedade de suas competências através de uma idéia simples: apresentar os últimos lançamentos de produtos de prestígio nos quais a empresa participou.
O último lançamento da coleção de perfumes femininos de Boss é chamado simplesmente de Boss. A interpretação feminina do design é claramente inteligível pela forma do frasco, onde uma série de gemas está colocada numa linha, contornada e reunida por uma faixa metálica, que encapsula o precioso conteúdo.

                       
                            Boss Orange teve limitadas 
                                               as tolerânicas dimensionais

O contraste cromático entre o metal frio e o calor do frasco é confiado ao vidro colorido, cujas sombras vão do rosa ao laranja.

O contorno total da criação consiste de um frasco longo, geométrico desenvolvido sobre uma base quadrada pequena. As facetas que esculpem a forma das gemas são lisas e limpas, bem definidas pelas bordas nítidas. A primeira gema na base do frasco é sólida, significando que o vidro a preenche completamente.

Esta façanha apresentou diversas dificuldades a serem superados pelo fabricante. “Uma forma tão estreita e alta tende facilmente a inclinar, arriscando a estabilidade do frasco. Precisávamos limitar as tolerâncias dimensionais usuais utilizadas no campo, assegurando a verticalidade completa do frasco,” explica a Bormioli Luigi.

“Além disso, o acabamento adotado, a saber a faixa metálica que contorna o perfil, envolvendo o vidro através da base, foi uma ameaça para a estabilidade do frasco. Considerando que o design requereu um perfil de vidro liso, aonde nenhum intervalo poderia ser acrescentado para hospedar o metal, e sabendo que as tolerâncias envolvidas na costura do metal são mais largas que no sopro de vidro, a precisão da execução tinha que ser absoluta, sem falha.”

Um logo gravado na banda metálica e então um tampão plástico representando os mesmos motivos ornamentais caracterizado nos frascos completam este frasco de fragrância requintado e original.


                       
                  Baldessarine – placa dourada em frasco preto

A nova fragrância na linha de Baldessarini, que diz ser estritamente reservada a homens (não mulheres, não rapazes), mantém um ardil de consistência com as criações anteriores da marca. Um frasco imponente e sóbrio é a impressão da assinatura de Baldessarini.

A forma é tradicional, marcada pela adoção do vidro preto, enriquecido apenas por uma placa dourada mostrando o logo gravado.

Sob o ponto de vista técnico, o amplo espaço escavado no centro da parede principal é forçadamente, absolutamente plano, para se ajustar perfeitamente com a placa de metal.

A combinação bordas agudas e cor escura do vidro, tornando em complexidades, impulsionaram a fabricante de vidro a desenvolver algumas técnicas originais para detectar irregularidades e defeitos no vidro, para assegurar o mais alto nível de qualidade.

                        
                         detalhes bem pequenos a serem 
                                          entalhados na superfície do vidro
                
                             

 True é o mais recente acréscimo na linha de fragrâncias masculinas da marca americana  American Eagle. Imediatamente num primeiro olhar o frasco revela o consumidor para o qual ele é dirigido: o homem jovem, dinâmico e esportivo.

O frasco, com um aspecto forte, é um recipiente retangular aonde a pureza do vidro se funde com a energia fria do aço e o técnico ainda se beneficiando do toque da borracha negra.

“Este feito apresenta muitos restrições,” explica a equipe da Bormioli Luigi.
A fabricação começa a partir da massa pesada de vidro, “cujo procedimento conviria mais a formas arredondadas; entretanto este frasco se caracteriza por detalhes bem pequenos a serem entalhados na superfície do vidro, isto é na parede áspera”. De fato, a forma quadrada e ainda enfeitada impôs a adoção de um sistema de modelagem astuto e complexo.

“Isto assegura a interpretação exata e limpeza de bordas e facetas, em ordem para que o spray de prata especial superposto alcançasse um efeito espelhado, através do painel de vidro preto de dentro”. Na verdade, o que a Bormioli Luigi chama de “feito notável” permite que o painel negro borrifado de prata, fique opaco, enquanto permite à parte de dentro do mesmo painel a reflexão brilhante, através da qual o logo frontal cinza escuro possa realmente ser visto duas vezes: no painel frontal onde a tela ficou, e, através do painel negro de dentro, onde sua reflexão é total pode ser vista claramente, como se através de um espelho.

O frasco é finalmente completado por um logo negro está postado na face de vidro e é encimado por um tampão redondo e imponente, feito de um corpo cromado coberto com borracha preta.

                           
                   duas faces de vidro são coerentemente deformadas
   
Alguns anos depois do lançamento da primeira fragrância feminina, Costume National apresentou na Luxe Pack sua primeira fragrância masculina, chamada simplesmente de Homme.

 Design do frasco lembra a forma original da feminina. Entretanto, o perfil do frasco é mais alto e toscamente quadrado.

Parece que o projetista, começando da base de um a paralelepípedo esmagado cujas bordas são bem arredondadas, empurrou o centro do frasco com seus polegares, prendendo seu perímetro com os outros dedos. O resultado é que as duas faces de vidro são coerentemente deformadas, a da frente côncava e a de trás convexa.

A massa fina de vidro usada permite apreciar a curvatura convexa das bordas variando contínua, coroando um design original. Nenhuma linha divisória é visível. O frasco está personalizado com um simples logo platinado ainda mais elegante, e encimad  o por uma tampa pequena cromada, quase em um esforço para manter um estilo minimalista.

“Uma forma similar está muito longe das capacidades normais dos equipamentos, e levou muito da habilidade do homem para ter o vidro soprado dentro do frasco com coerência estética. Muito frequentemente na verdade as formas aparentemente mais simples são as mais difíceis de reproduzir na produção de vidros,” diz a empresa.

                           
                          uma placa de metal e também o logo 
                                                   são gravados na face principal

Man, a primeira fragrância masculina do designer de moda espanhol Custo Barcelona segue, um ano depois, o lançamento do perfume feminino. A aparência do frasco se funde às formas tradicionais, a saber, o recipiente de vidro, com materiais e estilos diferentes, dando origem a um produto bem reconhecido.

O recipiente de vidro é um imponente frasco retangular, com uma distribuição espessa e regular de vidro na base e ao longo das paredes verticais. A inspiração geométrica da criação é realçada por uma placa de metal inserida num recesso do vidro, bem acima do logo do designer, o último também fixado na faceta principal do frasco.

O vidro é borrifado toda a volta da base em verde esmeralda, graduando até a transparência total em direção ao meio da forma de vidro. O frasco é eventualmente encimado por uma tampa destacada, cromada e resplandecente.

“Durante a produção do frasco, muitos cuidados tinham que ser tomados para respeitar as tolerâncias estritas que o armazenamento da placa requeria. Este particular foi bastante intrincado de ser solucionado em relação com o peso da massa de vidro que nós trabalhávamos.”

                               
                           Linha Grigio Perla – elegância sóbria

A nova fragrância na linha Grigioperla, a marca de homens da renomada casa de lingerie feminina italiana, aparece num frasco caracterizado pela cor verde escura do vidro contrastando com os acessórios de platina.

O frasco tem uma forma oval, aonde os lados são cortados e definidos por facetas planas. A parede dos fundos se caracteriza por um número de linhas definidas gravadas, parecendo-se com uma peça de roupa. Na parte lisa da parede da frente, o logo da marca é em silk screen gravado em platina.
O frasco é culminado por um sistema de dispensing cromado que se apóia num suporte bem encaixado escondendo o obro de vidro.

O conjunto é feito de algumas e essenciais linhas, que visam uma elegância sóbria. “Soluções originais foram aplicadas para viabilizar a ferramenta de abertura, devido à presença dos ombros escavados e bordas verticais agudas. O respeito a tolerâncias estritas foi outra restrição que provou a habilidade de nossas técnicas de vidro,” diz a equipe da Bormioli Luigi.