E aqui iniciamos no cosméticos br uma nova série, depois da bem sucedida série ‘Fragrâncias’, que trouxe casas de fragrâncias e perfumistas para discutirem cheiros e sensações. Esta nova série tratará, em diferentes épocas do ano, de inovações e tecnologias apresentadas durante as feiras do setor que acontecem ao redor do mundo, já que elas trazem o que há de mais recente em termos de inovação, para um público globalizado de profissionais de empresas.

Produtos finais inovadores, ativos, equipamentos e embalagens de alta tecnologia, que trazem soluções cada vez melhores  e mais sustentáveis para produtos cosméticos em geral, foram ou estão sendo lançados em feiras pelo mundo. Diante de tantas empresas produtoras, ou fornecedoras químicas, de ativos naturais, de fragrâncias, equipamentos e de embalagens, as feiras acabam por reunir em um único  espaço e em data determinada, o que há de melhor em desenvolvimento de produtos no mercado – e hoje diremos dos mercados nacional e internacional, já que as feiras carregam consigo empresas de todo o mundo em busca de novos  mercados. Promovem sobretudo relacionamentos,  muitos deles a longo prazo. 

Sendo assim, reunimos aqui,  a primeira matéria da série ‘Feiras pelo Mundo’, já em Março, com as feiras  PCHi  na China (12-14 de março), Cosmoprof e Cosmopacking na Itália ( 20-23 março)  e da in-cosmetics Barcelona (14-16 de abril).  São feiras que apresentaram e que vão apresentar os melhores produtores da região e que na verdade estão se expandindo pelo mundo, carregando clientes habituais, e introduzindo clientes locais.  Vamos às novidades…

A PCHi na China apresentou um derivado de vitamina C produzido pela japonesa Showa Denko – Ascomate- C™  que de acordo com a empresa, exibe uma estabilidade superior em soluções aquosas, é resistente ao calor e ao oxigênio, e se mantém  inativo e quimicamente estável em condições atmosféricas até ser aplicado sobre a pele. A empresa Guangzhou Herbelite Trade Co, especializada em química fina industrial e matérias primas para pele, cabelos e maquiagem, apresentou o ingrediente Oliva TIS 13, um emulsificante de cristais líquidos naturais, não iônicos derivado de plantas, para que as formulações alcancem altas características sensoriais e textura fresca e leve. A Axialys Innovations, uma empresa francesa, de Annecy, apresentou Optimeal TH, um extrato de leite de soja preto obtido a partir da mais recente tecnologia de fermentação multi-cepa. É um líquido hidratante, calmante instantâneo e protetor da pele , incolor, inodoro, estável e transparente, sobretudo rico em mais de 300 moléculas. A chinesa ESSEL Packaging Guangzhou levou para a HPCi Green Maple Leaf ™,  um tubo laminado eco-friendly que mantém o frescor  dos produtos. Totalmente reciclável esta solução em embalagem ajuda a prevenir a oxidação dos conteúdos com uma barreira de oxigênio revestida de uma camada núcleo e um filme laminado multicamadas de polietileno (PE). O laminado, totalmente de plástico reciclável ajuda na redução da pegada de carbono do produto, uma escolha ecológica para manter os produtos frescos. E a Bloomage Freda Biopharm Co lançou GabacareTMBL98T, um ingrediente para  cosméticos anti-idade fermentado com Lactobacillus com pureza de 98%. GabacareTMBL98, diz a empresa, penetra rapidamente na pele , relaxa os músculos tensos e reduz pequenas rugas e linhas. Os efeitos anti-rugas se sustentam por até 8 horas e a profundidade média das rugas pode ser reduzida por 12,34% após 4 semanas.

                           
                         Geka, escova da máscara Natura Beauty

A Cosmopack, realizada em conjunto com a Cosmoprof  apresentou  Geka Group, um dos principais fornecedores de mascaras para os cílios lançou Natural Beauty Mascara, cuja escova greenQueen, tem  superfície mais aberta, para que os cílios caiam nas lacunas onde a maior parte da fórmula é depositada permitindo que maior quantidade de produto seja transportado para os cílios. A fibra permite a separação e a definição dos cílios porque as cerdas pegam os cílios desde a raiz. A fórmula de Natural Beauty Mascara tem mais de 70% de ingredientes orgânicos. 

                         

A Gala Cosmetics  apresentou na Cosmopack  uma interpretação verde do BB Cream  para o painel The Cosmopack The Wall – um painel de  inovações, meio ambiente e sustentabilidade – uma fórmula conceito que oferece  um produto multifuncional para reduzir a rotina de beleza diária a um único produto: um creme de tratamento, protetor solar e base para maquiagem. Desenvolvida à base de ingredientes orgânicos e sustentáveis, filtros e pigmentos minerais, cada fase da fórmula  está relacionada a um componente  da oliveira: o sistema emulsificador, a fase aquosa (com o extrato das folhas obtido por ultrasom, sem o uso de solventes ), a fase ativa, obtida pela bioliquefação dos frutos, resultando em resíduos de produção  do óleo de oliva, sem o uso de solventes e a fase oleosa  obtida pela prensagem a frio das olivas. O Cetearyl olivato, que é de uma nova geração de sistema emulsificador de derivados do óleo de oliva.  A embalagem é 100% reciclável, tem peso otimizado,  e minimização de CO@ já que a cadeia de matérias-primas é próxima à indústria. Patenteado e produzido na Itália pela Gala Cosmetics.

Também na Cosmopack a Fasten  levou seu Powder Spray Dry Shampoo, em Eco-Pump, um sistema de dispersão sem água e não aerosol. E em  vidro, o que  significa tempo menor de processamento, menos material plástico necessário e um produto reciclável. Além da sensação de mais luxo, devido ao peso do vidro.

Na Cosmoprof, entre os produtos finais apresentados ao público, a italiana Ibecosmesmetica Srl apresentou Extender Leave In Cream um produto Anti-frizz em creme que deixa os cabelos brilhantes e macios, sem frizz por  pelo menos, 8 dias. A textura hidrata e reestrutura todos os tipos de cabelo em profundidade. Usado como produto Home Care para ter o cabelo liso e tirar o frizz todos os dias. 

 A brasileira Embelleze apresentou o seu produto desenvolvido especialmente para o mercado externo, para uso em casa: Novex Brazilian Keratin Mask, que reforça a estrutura do cabelo, devolve o  brilho,  a maciez e aumenta a circulação natural do cabelo. A máscara de queratina brasileira é hidrolisada, o que garante uma absorção rápida pelos fios do cabelo. 

                            
                                 Barbaer, para barba e pele: 
                                              nicho antigo revisitado


E a empresa espanhola Nirvel cosmetics apresentou Barbaer, um produto específico para cuidar da barba, que, assim como o bigode precisa higiene, hidratação e stylilng. Barber é uma nova gama de produtos que a Nirvel Professional desenvolveu sob medida para as necessidades dos pêlos faciais manutenção e cuidados. O óleo de Argan e a Jojoba entregam as propriedades necessárias para a pele do rosto e da pele.

Na  in-cosmetics Barcelona a Dow Corning apresentará o seu mais recente desenvolvimento  Liquid Satin Blend, um líquido que tem a aparência de espesso,  é elástico e proporciona uma sensação acetinada e duradoura sobre a pele. De intensa lubricidade, entrega uma textura nova e fibrosa. 

A Croda trará Cithrol™, um sistema de alto desempenho que mantém perfeito equilíbrio hidro-lipofílico. Constituído de óleo e de água numa micro-emulsão, permite a formulação de produtos de limpeza facial cristalinos. A Omya estará lançando seus novos pigmentos de cor natural em forma de cristal que permite um fácil manuseio pelo processamento dustless. A brasileira Chemyunion Química estará apresentando seu novo produto, Emulfeel SSC  Plus, uma maneira fácil de criar formulação de cuidados com o sol, através de uma única etapa e processo a frio através de uma inovação estética única, a tecnologia DGN. Emulfeel SSC proporciona formulações minimalistas economizando tempo de processo e redução de ingredientes da formulação.

A brasileira Beraca apresentará Beracare BBA™, ingrediente, 100% natural e certificado orgânico para  formulações para skin care. Tem atividade clareadora, resultado da redução da síntese de melanina, e benefícios anti-idade, com o estímulo à produção de proteínas como colágeno e ácido hialurônico.
O produto também estimula a produção de ácido hialurônico, polissacarídeo natural presente na pele humana com alta capacidade de retenção de água, conferindo elasticidade e viço à pele.

A Clariant estará lançando GlucoTain®, sua linha de surfactantes à base de açúcar e livres de sulfato para os cuidados da pele e dos cabelos. Combinando cuidados especializados e poder de limpeza, GlucoTain®, garante a empresa,  vai além dos benefícios funcionais dos tensoativos suaves tradicionais. A Lipotec estará lançando um produto novo e inovador de biotecnologia marinha que luta contra os três principais problemas do contorno dos olhos: bolsas, olheiras e rugas. E a Evonik estará expondo TEGO® Sulfosuccinate DO 75, uma formulação conceito de xampu e sabonete líquido com nível elevado de óleo. Os pesquisadores da Evonik desenvolveram uma nova maneira de construir textura inovadora, espuma e rico efeito sensorial em sabonetes líquidos e xampus com a introdução deste produto.

Há muito mais a se conhecer é claro. Este é, entretanto um compêndio selecionado do que sua empresa verá pelo mundo.