Um dos produtos de maquiagem que despertam maior interesse das brasileiras é justamente o removedor de maquiagem. De acordo com o relatório da Mintel Maquiagem e Esmalte para Unhas, 19% das brasileiras disseram ter interesse em óleos removedores de maquiagem.

Capaz de limpar maquiagem e impurezas sem remover a oleosidade natural da pele, o Óleo de Limpeza, foi desenvolvido na Ásia para facilitar a rotina de beleza, substituindo de uma vez o demaquilante, sabonete, tônico e hidratante, incorporando assim o conceito ‘tudo em um’, ou, “all in one”.

Para atender a esse novo conceito, algumas marcas – especialmente da Ásia mas também marcas multinacionais –  estão lançando produtos no mercado desde a segunda metade de 2015.

Dove

A Coreana  Erborian lançou no Reino Unido em agosto de 2015 Korean Skin Therapy Solid Cleansing Oil, um óleo de formato sólido. O produto combina o desempenho do óleo de limpeza com a suavidade da textura cremosa. Outro exemplo é da marca japonesa Platinum Vuvu, Premium Brilliant Cleansing Oil, líquido, com dispensador em formato pump. E a Dove (Unilever) também lançou no Japão, em dezembro de 2015, seu Dove Foam Cleansing Oil, um óleo removedor de maquiagem espumante.

Nivea

Os removedores de maquiagem em geral passam a ser produtos muito importantes no portfólio das marcas. A Nivea lançou em março de 2016 o Nivea Sous La Douche Démaquillant, seu primeiro removedor de maquiagem para banho. A Mintel sugere que desenvolver óleos removedores para o banho pode ser também uma boa maneira de atrair consumidores. De acordo com seu relatório Sabonetes e Produtos para o Banho – Brasil, 41% dos brasileiros disseram ter usado óleos para o corpo (para uso no chuveiro ou imediatamente após o banho).

Aliméticos

Outra tendência são os “aliméticos” que chegam com força às categorias de maquiagem e esmaltes. As mulheres brasileiras na faixa etária de 25 a 34 anos estão mais propensas a se interessarem por maquiagens inspiradas em sabores/cheiros de comidas e bebidas. Elas representam 15%, em comparação com 8% das mulheres acima de 35 anos. Esta tendência é identificada pela Mintel como Fauxthenticity, ou seja, os consumidores se sentem mais confortáveis com produtos e serviços que tenham gostos, cheiros ou sons de objetos reais, mesmo que estejam cientes de que o produto não contenha necessariamente as propriedades associadas ao ativo anunciado. Por exemplo, ao comprar uma maquiagem que apregoa conter chá verde, a consumidora tende a pensar que o produto terá o mesmo efeito antioxidante que a bebida tem, mas muitas vezes o produto inclui apenas o aroma de chá verde.

Há muitos produtos, principalmente na Ásia, que aliam cosméticos e alimentos. Um exemplo é a sombra para olhos da Etude House, Give Me Chocolate Shadow, lançada na Coréia do Sul em julho de 2015 em edição limitada. Ela é apresentada em formato e desenho de chocolate e tem cheiro de cacau.

Nail

Outro exemplo interessante é o lançamento em fevereiro deste ano de Honey Son Mong Dang Gel, um esmalte em gel enriquecido com extrato de mel, assim como vitaminas, queratina e minerais da empresa vietnamita Skin Food, em que o cheiro de mel é o principal atrativo para as vendas do produto.

E no Reino Unido a Too Faced lançou em março de 2016 o batom Melted Chocolate Metallic Liquified Lipstick, formulado com cacau em pó, que entrega apenas o gostinho e o cheiro do chocolate.

O exemplo brasileiro

A empresa brasileira Beauty’in, oferece desde 2011 produtos como os “beauty drinks” (“bebidas de beleza”) à base de vitaminas. Cada bebida tem uma função como, por exemplo, energizar, equilibrar ou purificar o organismo de seus consumidores. A marca lançou também uma paleta de cores de esmaltes à base de colágeno – Beautylab Colágeno Festa Esmalte para Unhas, lançado em março de 2015.

 

carrot

E a empresa israelense Yes to Inc desenvolveu linhas inteiras baseadas em um único ingrediente de alimento. Após seu sucesso inicial com o Yes to Carrot (cenoura), a empresa desenvolveu outras linhas baseadas em mirtilo, pepino, tomate grapefruit e coco, ativo que tem se destacado tanto no setor de alimentos quanto no de cosméticos.