Indústria premiada: confraternização e profissionais valorizados

“Os novos estão aí e precisamos reconhecê-los e incentivá-los,” disse José Luiz de Paula Jr, fundador da Revista Atualidade Cosmética, que dá nome ao Prêmio Atualidade Cosmética, na entrega do Prêmio na noite do dia 4 em São Paulo; …  “Nós os veteranos, começamos tudo isso que estamos deixando para vocês. Conhecimento não se retém, porque ele educa e também fica velho”, disse a cosmetóloga Sonia Corazza, Prêmio Hall da fama da mesma premiação;… “Divido com todo o time esse reconhecimento ” dos executivos do O Boticário,  L´Oreal , e Natura, no Prêmio Abihpec-Beleza Brasil 2014 na noite do dia 3 na Sala São Paulo… “É muito bom estar aqui”… da maioria dos premiados.”

As premiações ganharam importância ao longo dos anos à medida que o mercado vem crescendo e correspondendo aos esforços das empresas, seus profissionais e suas equipes, pelo estímulo que proporcionam, pela competição que acabam por promover e pelos produtos cada vez mais aperfeiçoados que premiam.
Os prêmios não são apenas interessantes para quem os recebe, mas para o grande número de profissionais que compete por eles. A concorrência não é só por produtos, mas por profissionais e cada vez mais os prêmios revelam e reafirmam talentos, o que é interessante para a indústria e para o mercado, que evolui. 

São novos profissionais e funções, novas marcas brasileiras e internacionais que chegam ao país, produtos que atendem a todo tipo de necessidade, e ainda novas formas de comercializá-los. Surgem novos players e a concorrência cada vez mais desafiadora imprime um ritmo forte ao mercado brasileiro. Não apenas entre marcas e empresas, mas também entre canais de venda, que no Prêmio Atualidade Cosmética também são premiados. A abertura de redes de varejo de beleza seletivo como Sephora (Grupo LVMH)  e The Beauty Box (Grupo Boticário)  e de  lojas conceito, tendência que tem  nas marcas Eudora, Natura, Granado, Phebo, suas principais representantes acabam desempenhando o importante papel de ferramentas de experimentação e branding

 “Este ano o setor de cosméticos já é o responsável por 2% do PIB nacional”, anunciou orgulhoso João Carlos Basílio da Silva, presidente da Abihpec – Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, na apresentação do Prêmio Abihpec-Beleza Brasil que premiou 16 vencedores no dia 3 de Novembro e incorporou este ano a categoria empreendedorismo para as pequenas e médias empresas se destacarem no setor. “A premiação tem como objetivo fortalecer a indústria brasileira de HPPC, assim como incentivar adoção de práticas que promovam a saúde, o bem estar e a qualidade de vida do consumidor”, disse o presidente da Abihpec durante discurso de abertura do Prêmio, que teve júri multidisciplinar nacional e internacional de representantes do meio acadêmico, jornalistas especializados, especialistas, entre outros profissionais. A premiação contou com o apoio institucional da The Fragrance Foundation, idealizadora do The Fragrance Foundation Awards – FiFi Awards).

Premiados:

Os vencedores da edição 2014 da 2ª edição do Prêmio AbihpecBeleza Brasil foram: 
 
Empresas
 
Empresa do Ano: Grupo Boticário por sua fábrica e Centro de Distribuição na Bahia acompanhados de transformações sociais nas comunidades locais.
Empreendedorismo: Cless pela superação de sua receita e EBTDA, por agregar valor à toda a cadeia do negócio, por lançar 3 novas categorias de produto e pela estratégia comercial que desenvolveu canais ativos e expansão do canal alimentar.
Exportação – Beautycare Brazil: Natura, pela Rede de Relações Sustentáveis do México, modelo específico de sua atuação no país, que parte da venda direta multinível e do empreendedorismo sustentável da força de vendas para estimular  ações socio ambientais nas comunidades locais.
Sustentabilidade: Natura pelo seu Programa Carbono Neutro que reduziu em 2013 -33,2% do índice de CO2e para  2,79kg de CO2e.

                             
             Prêmio Abihpec Beleza Brasil – O Boticário vence em três categorias:
                                 Empresa do Ano, Maquiagem e Perfumaria Masculina
 
Produtos
 
Cuidados com a Pele – Corporal: L´Occitane
Cuidados com a Pele – Facial: Johnson & Johnson
Cuidados e Tratamento dos Cabelos: L’Oréal Brasil
Higiene Oral: Phisalia
Maquiagem: O Boticário
Perfumaria – Feminina: O Boticário
Perfumaria – Masculina: O Boticário
Produtos Infantis: Phisalia
Produtos Masculinos: L´Occitane
Protetor Solar: Valmari
Transformação Capilar: Brazilian Secrets Hair
 
Perfumista
 
Roland A.J. Theil
Criação: Make Me Fever Gold (Mahogany)
Casa de Fragrâncias: Capuani

Há poucos dias, nos Estados Unidos O Gel para Depilação com Lâmina que compõe a linha Sapien Women da Surya Brasil, foi um dos ganhadores do Prêmio Beauty With a Conscience , organizado pela revista Natural Solutions, que celebra os cosméticos naturais com altos padrões de qualidade e de maneira sustentável. A Surya mantém um escritório em Nova Iorque para a comercialização de seus produtos nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil outra revista promove a premiação do setor: “O Prêmio Atualidade Cosmética nasceu há 22 anos com o propósito de incentivar o desenvolvimento da indústria por meio da competição e do respectivo reconhecimento de seus profissionais, “ diz Auâni  Cusman de Paula, editor da revista e organizador do Prêmio.

O Prêmio Atualidade Cosmética tem um complexo processo de avaliação de inscritos que incluiu, além da  votação de especialistas e profissionais do mercado, a avaliação do público, com um stand de votação no centro da cidade de São Paulo com os perfumes femininos e masculinos  concorrentes a cada ano.  “O que mudou no júri e fortaleceu o prêmio é que criamos um grupo de jurados especializado para cada categoria. Temos profissionais de desenvolvimento, de saúde e dermatologia. Em perfumaria, grupos de  especialistas em desenvolvimento de fragrâncias. Não temos nenhum profissional envolvido ou com indústria ou com fornecedores. É um trabalho árduo, especialmente porque estes profissionais tem de ser reconhecidos pelo mercado, e no total tivemos mais de 70 jurados, “ conta o organizador do Prêmio.

“Quem está aqui recebendo o Prêmio hoje merece muito recebê-lo porque passou por muitas etapas, todas auditadas pela TG&T Auditoria. Há mais de uma década fazemos auditoria das votações, com empresas como Price e também a EY, para absoluta lisura dos resultados”

Assim, os vencedores do Prêmio Atualidade Cosmética foram:

Categoria Empresas

Profissional do Ano: Giuseppe Musella: Diretor –Executivo de operações do Grupo Boticário
Empresa Revelação – Amend
Empresa do Ano – L´Oreal Cosmética Ativa

Hall da Fama – Homenagem: Sonia Corazza cosmetóloga

                      
           Prêmio Atualidade cosmética –  Feito Brasil ganha na categoria 
                            Banho e Higiene com Sabonetes Históricos



Categoria Produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal


Linha /Produto Infantil: O Boticário – Linha Portinari Pipas
Linha de Beleza e Higiene Masculina: Mary Kay – Loção Hidratante Intensiva FPS30
Linha Banho e Higiene: Feito Brasil – Coleção Dom Tropical – Sabonetes Históricos
Linha de Beleza e Higiene Capilar – Duplo Serum Pontas Elsève Reparação Total 5 Extra Profundo
Linha Skin Care Distribuição Seletiva – Dr. Brandt Controlador de Oleosidade  Pores No More Pore  Refiner
Linha de Tratamento Corporal – L´Oréal – Solar Expertise Aerossol Toque Seco
Linha de Tratamento Facial – L´Oréal Idelia Life Serum, Vichy
Linha de Maquiagem Distribuição Seletiva – Clinique All About Shadow
Linha ou Coleção de Maquiagem –  O Boticário Make B. Barroco
Inovação em Produto de Maquiagem – Eudora Precious Pallette
Ponto de Vendas Drogarias – Droga Raia
Ponto de Vendas – Especializada – Sephora

                          
                         Prêmio Perfumaria latino-Americana  
                                  Mary Kay – Upscale leva prêmio


Categoria Perfumaria

Perfume do Ano Internacional Masculino – Mercedez- Benz –  INCC/ Excellence –  Mercedez- Benz Club
Perfume do ano Internacional Feminino – Marc Jacobs – Coty / RR Perfumes – Honey Marc Jacobs
Perfumaria Latino Americana Masculina – Mary Kay  – Upscale
Perfumaria Latino Americana Feminina – L´Ebel – Orianité

                               
                          Prêmio Criação Perfumística Masculina – IFF

Troféu Aparício Basílio da SilvaCriação Perfumística Masculina – O Boticário – Portinari Memórias –  Francisco Marano e Rafael Marano, IFF

Troféu Aparício Basílio da Silva – Criação Perfumística Feminina – L´Ebel – Orianieté – Vincent Schaller , Firmenich

Premiação é importante. É tensa, envolve rivalidades, mas também é pura alegria. Torcer é mais do que estar numa platéia à espera de um resultado. É todo o processo que envolve competição saudável  e  rica em criatividade e profissionais competentes. É a culminação de um trabalho de várias empresas que juntas e interagindo, vendem milhares de produtos, o grande objetivo implícito, mas revela – na premiação – que elas precisam ser ótimas!