9O relatório Atitudes dos Homens com Produtos de Beleza e Cuidados Pessoais, da Mintel aponta: 25% dos consumidores brasileiros do sexo masculino passaram mais tempo cuidando da pele facial em relação ao último semestre e 29% dos homens afirmaram que gastam mais tempo cuidando do cabelo no mesmo período e homens jovens, com idade entre 16-24 anos, estão gastando mais tempo removendo ou depilando os pelos.

Essas revelações foram apontadas pela diretora de insights globais das categorias de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, Vivienne Rudd, em recente palestra na in-cosmetics Brasil sobre o consumidor masculino, o novo consumidor de beleza. Na ocasião ela destacou inovações recentes no cuidado com a aparência masculina, compartilhando alguns exemplos de produtos lançados em diferentes partes do mundo.

A analista disse que há uma significativa tendência tomando forma entre os consumidores homens nos EUA e na Europa, baseada na busca pela simplicidade e praticidade. Nos Estados Unidos, por exemplo,86% dos homens preferem que sua rotina de preparação diária seja a mais simples possível. O mesmo vale para 53% dos alemães e para 50% dos espanhóis. No Brasil, 29% dos homens cuidam da pele (incluindo a do rosto) durante o banho, o que mostra a necessidade de produtos mais práticos.

A segmentação é outra característica do mercado consumidor masculino, que procura produtos específicos para a pele. Cerca de 26% dos homens brasileiros, estão preocupados com os sinais de envelhecimento da pele, enquanto outros 22% estão preocupados com a pele oleosa. As preocupações são semelhantes nos Estados Unidos, onde 24% dos homens dizem que estão inquietos com o envelhecimento da pele e 17%, com a pele oleosa.

De acordo com as preferências desse novo consumidor, seguem algumas novidades em produtos para os cuidados pessoais do homem lançados no mundo:

Masulinos1

Do Japão Lissage for Men Skin maintenizer é um produto multifuncional desenvolvido para os homens nas faixas dos 30 a 40 anos, o produto combina as funções de loção e emulsão para prevenir a aspereza e firmar a pele promovendo uma aparência jovem. Contém extrato de aloe vera e extrato de ameixa, está disponível nas variantes úmido forte e úmido fresco.

Masculinos2

Outro lançamento multifuncional é da Coreia do Sul. Primera Men Organience All-in-One Essence: O produto tem ação antienvelhecimento, hidratante, e energizante, além disso suaviza, acalma e clareia a pele. Formulado com castanha do Brasil, noz de tigre e alcaçuz.

Masculinos3

Segmentação e formatos femininos: Da Coreia do Su o produto. Hera Home CC Cream SPF 35 PA ++: Essence CC cream promete cuidar da pele interna e externamente, criando um efeito naturalmente saudável. O produto se propõe a proteger a pele da ação solar com hidratação por 24 horas, enquanto suaviza as áreas ásperas, ilumina tons da pele sem brilho, reduzindo a produção de gordura e promovendo efeitos de anti-idade  e de clareamento.