Nunca antes as mulheres tiveram suas mãos e unhas tão maltratadas, seja pelo uso excessivo de água e sabão ou álcool gel, produtos mais utilizados para o combate ao COVID-19, ou pelas tarefas domésticas que elas agora têm que atender diante da quarentena que vivemos.

O trabalho dobrou, com as tarefas profissionais agora desenvolvidas em casa em esquema home office, somadas aos trabalhos de casa e à família, entre as tantas outras do dia a dia que se acumularam. Assim, os cuidados com as mãos – e as unhas em especial, ficaram para quando for possível, já que tempo passou a ser um item de luxo, nem sempre acessível.

O cosméticos br já abordou o cuidado com as mãos em Abril (A hora e a vez dos cremes de mão! ). As unhas são uma questão à parte. Além de quebrarem com o uso das mãos para tantas e nem sempre amenas tarefas caseiras, podem apresentar problemas de ressecamento, desfoliando, ou até mesmo doenças, como micoses. Além disso, os produtos para tratamento de unhas estão sendo tão procurados que não raro estão em falta em supermercados e farmácias.

A ideia é manter as unhas em estado razoável até para melhorar o humor. Afinal somos garotas… Que mulher minimamente vaidosa não sente falta de uma manicure ? As mulheres, especialmente as que trabalham fora, sentem,  por que mãos – e unhas bem feitas – falam.

Um dos principais problemas, nesses tempos de quarentena, é o ressecamento das cutículas. O dermatologista e especialista em cosmiatria Alberto Cordeiro explica que “o mais importante é hidratar as cutículas todos os dias, após a lavagem das mãos, focando sempre em passá-lo no leito ungueal, onde se encontra a cutícula.” Para a questão das unhas passarem a desfolhar, o dermatologista diz que “as unhas podem desfolhar por vários motivos, não só pela falta de hidratação, mas também, por distúrbios emocionais, hormonais ou até infecções fúngicas”. Ele atenta ainda para a eventual questão da micose: “Por consequência da quarentena, o nosso atual excesso de contato com a água, seja por conta da lavagem das mãos ou dos serviços domésticos,deixam a unha mais úmida.”

Granado

A Granado tem o SOS Cutículas Perfeitas Pink promove a renovação e hidratação imediata das cutículas,  proporciona brilho e maciez desde a primeira aplicação. É enriquecido com Óleo de Girassol e Vitamina E.

Botic_combo

O Boticário tem um combo completo para o tratamento de mãos, unhas e pés, com Cuide-se Bem Mani & Pedi, que inclui: creme hidratante para pés, amolecedor para cutícula, hidratante para cutícula e fortalecedor de unhas.

A L´Occitane tem o Óleo para Unhas e  Cutículas  Mandacaru, para hidratar e suavizar as cutículas.

Colorama

A Colorama (L´Oréal) tem uma linha de cuidados essenciais e de longa duração, com cinco itens para usar antes e após aplicar o esmalte, com Fortalecedor de Unhas, Base Setim, Incolor, Óleo Secante e Extra Brilho.

O Fortalecedor, que aqui é o que interessa, contém com Provitamin B5, Dexpanthenol e Panthenol e protege com um filme para manter as unhas mais fortes e saudáveis. A base é outro item de proteção, para ser usada antes do esmalte. A base da marca contém com Panax Ginseng Root Extract.

A Colorama tem ainda uma Cobertura Intensificadora da Cor 4 em 1 que é usada por 4 entre 5 manicures. Garante cor mais vibrante e intensa, aumento do brilho, rápida secagem do esmalte e longa duração da cor e do brilho. A fórmula alia silicones voláteis a uma resina transparente e tecnologia dos agentes violetas.

Da mesma marca, a linha Nutribase é enriquecida com ceramidas e ativos nutritivos para deixar as unhas mais saudáveis e resistentes. Nutribase Pró-Fortalecimento contém ceramidas, Flúor e Cálcio. Sua fórmula é livre dos principais ingredientes potencialmente alergênicos (5Fre): formaldeído, dibutilftalato, resina de formaldeído e cânfora.

A Vult tem um complexo hidratante formulado especificamente para as unhas, que é vegano e cruelty-free. Sua fórmula 5Fre (contém água de bétula, glicerina e extrato de aloe vera. De acordo com a empresa, isso permite que as unhas fiquem até até 90% mais protegidas, hidratadas e bem cuidadas.

Impala

A Impala dentro da linha Esmalte Impala Pro Profissional, tem a Base Vitaminada, com  D-Pantenol e Vitamina E e propriedades antioxidantes. Proporciona proteção e hidratação. Tem ainda a Base Bomba Impala Cuidados Especiais, previne que  unhas fracas  lasquem, descasquem ou quebrem, além de auxiliar no crescimento e fortalecimento das unhas. A linha de tratamento, assim como seus esmaltes não contém tolueno, formaldeído e dibuteilfatalato.

Da Revlon, o Tratamento Intensivo Reparador contém Silk-Silicone, que reveste toda a superfície da unha com uma camada de proteínas da seda.

Natura

A Natura, que recentemente retomou a categoria de esmaltes, lançou uma linha de esmaltes vegana, hipoalergência e que não faz mal ao meio ambiente. É produzida pela Fiabila, especializada na produção terceirizada de esmaltes. A base tem fórmula hipoalergênica, para manter as unhas fortes, resistentes e prontas para receber o esmalte da linha. São doze cores – mais o Extra Brilho – 9 free (além dos 5 Free, parabenos, Fosfato de Trifenilo TPHP, Tosalamida de Etilo e Xileno) com alta cobertura, longa duração, secagem rápida e máximo brilho.

Uma providência importante para fortalecer as unhas é deixá-las sem esmalte por cerca de dois dias periodicamente, além de abusar do creme hidratante, que pode ser misturado ao óleo de amêndoas ou de castanhas ou algum outro, para nutrir, hidratar e aumentar a elasticidade da unha, evitando que elas se quebrem.