A partir da semana que vem a BASF vai começar a fabricar no Brasil Luviset® 360 (Acrylates Copolymer), uma dispersão aquosa de copolímero acrílico, capaz de dar a viscosidade necessária nas formulações de álcool em gel.

Fabricio Soto, head da unidade de produtos para casa da BASF na América do Sul diz: “Com a crise humanitária que se instalou, buscamos rapidamente uma solução para o problema”.

“Algumas empresas usavam no país uma substância que é produzida por poucas empresas. Com a demanda brutal, trouxemos o Luviset® 360 para ser produzido no país.”

A equipe de Soto buscou no portfólio de Personal Care da matriz alemã e em 3 dias, foi dado o sinal verde para a produção na fábrica de Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

A equipe de pesquisa rapidamente encontrou a formulação certa de álcool gel com a nova substância a ser repassada aos fabricantes para abastecer o mercado no momento em que o produto é essencial. Há dezenas de empresas que estão empenhadas nessa produção. É um produto que está em alta demanda por conta da emergência sanitária.

Tatiana Kalman, vice-presidente de Care Chemicals da BASF para a América do Sul, diz que o espessante estará disponível para quaisquer empresas que quiserem produzir álcool em gel.

Ela explica que o álcool 70% em gel ou líquido desempenham poder semelhante. O álcool em gel, apesar de também ser inflamável, é mais adequado para o uso por causa da segurança no manuseio.

Com a produção, a empresa acredita que haverá um aumento na produção de álcool gel no país todo, abastecendo hospitais e a população em geral. A empresa participa de algumas iniciativas junto aos seus clientes para doações do produto.

Plataforma We Care

Para garantir agilidade e compartilhar informações sobre formulações e produtos que são importantes no enfrentamento do novo coronavírus, a BASF lançou a plataforma We Care direcionada a diferentes indústrias. Nela estão reunidas informações sobre as inúmeras soluções, necessidades de uso, orientações que possibilitam a fabricação do produto, incluindo as matérias-primas. A companhia oferece também o suporte técnico, por meio de seus laboratórios e especialistas.

Há sugestões de formulações de produtos de higiene pessoal, cuidados com o lar e medicamentos. Já estão disponíveis fórmulas de sabonete líquido, lenço umedecido, álcool em gel e limpadores de superfície doméstico e profissional.