A mais importante feira do setor no Oriente Médio, a Beautyworld Middle East 2018, realizada de 8 a 10 deste mês em Dubai, contou com a participação de 42 empresas nacionais*, gerou resultados em negócios para o país de US$ 3,4 milhões, 1.500 contatos comerciais e a abertura de mercados como a Índia, Paquistão e Irã. De acordo com a Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – a expectativa é que sejam gerados nos próximos 12 meses mais US$ 18,7 milhões, fruto das negociações realizadas durante o evento.

A feira recebeu mais de 1.700 expositores de 62 países e 25 pavilhões internacionais. A participação brasileira foi viabilizada pelo projeto setorial Beautycare Brazil – coordenado pela Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e pela Apex Brasil.

Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil, diz: “Nosso propósito é auxiliar as empresas a avançar no processo de internacionalização e a expectativa para a edição 2018 da Beautyworld Middle East era muito grande. Ficamos satisfeitos com a organização do evento e o resultado, que evidencia a ótima receptividade dos produtos nacionais no exterior”.

Entre as categorias do mercado brasileiro que chamam a atenção dos visitantes da região está a de produtos para cabelos, reconhecidos internacionalmente como referência em inovação e tecnologia. “A grande miscigenação do Brasil estimula a nossa indústria a inovar para atender à grande e variada demanda local, o que acaba atraindo os olhares estrangeiros e abrindo o mercado para que nossas empresas exportem”, explica Gueisa. As empresas também levaram novidades em categorias como pele, unhas e acessórios.

Atualmente, o Beautycare Brazil atende empresas de todos portes e faturamentos, que tem a possibilidade de participar de eventos internacionais, tais como feiras, road shows e missões prospectivas, além outras ações que englobam atividades de capacitação, adequação técnica de produtos, ações comerciais para facilitação e geração de negócios, fortalecimento de imagem, entre outros.

*As marcas brasileiras que participarão da Beautyworld serão Agile Cosméticos, Amend, Bel Col, Beox Professional, Bijoux de Pele, Bionat Cosméticos, Brazil Cosmetics, Brazilian Kimberlite Clay, BHS, Clorofitum Cosméticos, De Sirius Cosmeticos, Ecosmetics Salon, Embelleze, Extremelly Cosmetics, Fashion Cosmetics, Fina Flor, Fit Cosméticos, Floractive, Gnano, Haskell Cosmética Natural e Honma Tokyo.
Também fazem parte do grupo de expositores brasileiros Ideal Cosméticos, Kostume Beauty From Brazil, Larree Cosmetiques, Mac Paul, Maxibrasil Cosméticas, Mediterrani Professional, Mundial, Nazca Cosméticos, NG de France, Prolab Cosmetics, Result Cosmetics, Samba Brazilian, Secrets Professional, Soralli Cosmetics, Star Cosmetics International, Sther Cosméticos, Sweet Professional, Sweeteez, Tech Line, Vita Gold e Yamá Cosméticos.