Arte: Tutu

Dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelam que atualmente as famílias brasileiras gastam por ano R$ 20,3 bilhões com serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure. As informações foram estimadas com base na Pesquisa de Orçamento Familiares (POF), do IBGE.

 O maior volume de consumo está na classe C, com R$ 11,8 bilhões, com valor médio de consumo das famílias de R$ 369,27 milhões. Na classe A está o maior valor médio de consumo, com R$ 1.310,38 por ano, número 15,6 vezes maior do que a despesa média da classe E (R$ 83,95). Os dados do estudo consideram os serviços de barbeiro, cabeleireiro, barba e corte de cabelo, além dos serviços de manicure e pedicure.

No comparativo por renda, depois da classe C, a classe A é que mais investe nestes serviços – mais de R$ 3 bilhões, seguida da B, com cerca de R$ 2,9 bilhões, enquanto os consumidores da classe D gasta de R$ 1,4 bilhão e da E, R$ 1,1 bilhão.

Apenas no estado de São Paulo, o total dos gastos estimados com cabeleireiros é de R$ 6,26 bilhões, o que representa 31% das despesas das famílias em todo o País. No âmbito paulista, a classe C também é que a mais consome, com mais de R$ 3,7 bilhões por ano.

Comparando com outras despesas, o valor de R$ 20,3 bilhões gasto com cabeleireiros é superior ao montante anual das famílias com alimentos básicos, ou cursos regulares de educação (pré-escola ao segundo grau) de R$ 17,24 bilhões. As classes D e E investem na aquisição de imóveis R$ 3,11 bilhões, praticamente a mesma quantia investida pela classe A em salões de beleza (mais de R$ 3 bilhões).