A Clariant Active Ingredients anunciou esta semana um ingrediente ativo premium para abastecer a pele com energia jovem e um suavizante para o couro cabeludo sensível que respeita a microbiota.

EquiScalp, um suavizante para o couro cabeludo, compatível com a microbiota, criado a partir de células-tronco da maçã. O recarregador de células da pele Rootness Energize é obtido a partir de raízes vegetais especiais.

Embora para necessidades diferentes, os dois produtos tem em comum o fato de serem ativos potentes, feitos a partir de processos tecnológicos avançados, de fornecimento sustentável e que atendem a necessidades específicas.

Alexandre Lapeyre, Diretor Global de Marketing da Clariant Active Ingredients, disse: “Os novos ingredientes preservam recursos vegetais, oferecem rastreabilidade, não exploração de terras culturais e têm cultivo ecológico. Ao fazer isso, ajudamos os formuladores de cosméticos a apoiar as solicitações dos consumidores por ingredientes derivados de plantas, cientificamente comprovados e de origem sustentável “.

O Rootness Energize é produzido a partir de um extrato de raízes da planta Luffa cylindrica cultivada em aeroponia. Juntamente com o nosso parceiro PAT, estimulamos e impulsionamos a produção do raro ativo ácido bryonólico, uma molécula antialérgica potente, antioxidante e anti-inflamatória.
Usando a tecnologia patenteada Plant Milking [1], as moléculas acumuladas são coletadas das raízes sem destruir a planta, com 100% de rastreabilidade da semente ao ativo.

O extrato resultante é 10 vezes mais concentrado em ácido bryonólico do que seria encontrado nas raízes tradicionais do solo cultivadas. Como resultado, o Rootness Energize reativa os processos metabólicos gerais para aumentar a produção de energia nas células, aumentando a respiração e estimulando a produção de ATP, para remodelar a estrutura da matriz da pele

“Por sua vez, o Rootness Energize aumenta visivelmente a elasticidade da pele e reduz a falta de tonicidade e firmeza relacionada à idade – fatores atraentes para produtos como cremes reafirmantes, reforçadores da elasticidade da pele e produtos revitalizantes para cuidados com a pele que envelhecem”, explicou a empresa.

Resultados visíveis de + 20% de firmeza, + 21% de tonicidade, + 27% de elasticidade foram obtidos em ensaios voluntários com uma formulação contendo 1% de Rootness Energize e um placebo. Os resultados visíveis relatados incluem um aumento de mais de 20% na firmeza, tonicidade e elasticidade com o Rootness Energize a 1%.

O ingrediente EquiScalp inclui a tecnologia das células-tronco encarrega- se das reações desconfortáveis de ressecamento, eficaz. Respeita a microbiota do couro cabeludo, mantendo o nível de bactérias vivas, preservando a população saudável e normal de bactérias no couro cabeludo. Contém uma rica concentração de cloridizina flavonóide, que é aproveitada a partir de células-tronco da maçã Fuji Malus domestica.

As atividades anti-inflamatórias, anti-lipogênese e de melhoria de barreira reconhecidas pela cloridizina permitem que o extrato controle com sucesso a inflamação e a superprodução de sebo, garante a empresa.

EquiScalp reduz a produção de sebo pelos sebócitos, reforçando seu efeito calmante. Como resultado, a descamação do couro cabeludo é limitada, com flocos menos visíveis, e a função de barreira do couro cabeludo é reforçada.