A Clariant , empresa de especialidades químicas, superou condições desafiadoras na América do Norte e China
A empresa informou que alcançou em nove meses em 2019, vendas operacionais continuas de CHF 3,272 bilhões (aproximadamente US $ 3,289 bilhões) em comparação com CHF 3,278 bilhões (aproximadamente US $ 3,295 bilhões) nos primeiros nove meses de 2018. Isso corresponde a um crescimento orgânico de 3 por cento em moeda local e um desenvolvimento estável em francos suíços. Volumes e preços mais altos contribuíram para essa expansão.

Enquanto as vendas no Oriente Médio e Ásia cresceram 15%, América Latina 13% e Ásia 4%, o desenvolvimento nos principais mercados foi mais moderado. As vendas na Europa diminuíram 3%, a América do Norte caiu 5% e as vendas na China, 8%.

As vendas na Care Chemicals caíram 3% em moeda local e 6% em francos suíços, contra uma base de comparação particularmente forte e um ambiente de demanda mais cauteloso em Aplicações Industriais.

No terceiro trimestre, a margem EBITDA da Care Chemicals, após itens excepcionais, caiu para 17,1%, ante 21,6% devido à desvalorização do estoque, devido aos menores custos de matéria-prima e porque a redução de volume nos produtos básicos impactou negativamente a cobertura de custos.

Nos primeiros nove meses, bem como no terceiro trimestre de 2019, as vendas em operações descontinuadas (Masterbatches e Pigmentos) caíram 2% em moeda local, impactadas negativamente pelo ambiente econômico enfraquecido.

“Nossos resultados de nove meses refletem a resiliência e a qualidade de nossos negócios contínuos, especialmente à luz do agravamento do ambiente econômico no terceiro trimestre”, disse Hariolf Kottmann, presidente executivo da Clariant. “No futuro, melhoraremos continuamente nosso desempenho por meio de outras iniciativas de melhoria operacional e da implementação sistemática de nossa estratégia de portfólio para focar em negócios especializados de maior valor.”

Apesar do atual ambiente desafiador, a Clariant espera que seus negócios contínuos alcancem crescimento acima do mercado, maior lucratividade e maior geração de caixa com base em seu portfólio especializado e focado de alto valor.