A nova campanha de Dove (Unilever) , Seu Cabelo, Sua Escolha, reúne o depoimento de mulheres sobre suas escolhas de estilo de cabelo que confrontam os estereótipos sociais. Desenvolvido pela Havas Helia e produzido pela Moxie Pictures, o vídeo fala sobre “regras” existentes no universo de cabelos e celebra a diversidade de escolhas.

Seu Cabelo, Sua Escolha segue a ideologia da marca de questionar os estereótipos de beleza produzidos pela sociedade e de estimular a autoestima feminina. A campanha encoraja as mulheres a se sentirem à vontade para fazer o que quiserem com seus cabelos, sem as pressões da sociedade para escolhas aceitáveis.

A pesquisa, que envolveu mil brasileiras de 16 Estados, com idades entre 18 e 60 anos, revelou que, para as mulheres, o cabelo está diretamente ligado à personalidade e têm conexão íntima com a autoestima feminina. Entretanto, de acordo com a pesquisa de Dove, essa conexão está relacionada à aceitação social.

Nove em cada dez mulheres acreditam que são julgadas e rotuladas com base na forma em que usam seus cabelos e por isso se sentem inseguras e pressionadas a seguir determinado “padrão visual”. Entre as entrevistadas, 89% afirmam que o julgamento as deixam ainda mais inseguras, afetando suas relações sociais, opiniões e escolhas.

Em paralelo a isso, 89% delas assumem que também julgam umas às outras de forma dura e 93% acreditam que seria maravilhoso se todas as mulheres pudessem escolher o visual dos cabelos sem medo ou receio de pré-conceitos.

Entre as pesquisadas, 70% acreditam que as mulheres que deixam os cabelos brancos sem tingir são desleixadas. Quase metade das mulheres ouvidas acha que cabelo liso é mais profissional e que o tom dos fios deve combinar com o tom de pele.

Quando o tema é cabelo longo as mulheres maduras também sofrem com esse pré-julgamento, segundo 66% das pesquisadas. Quase 90% das ouvidas pela pesquisa acham que mulheres que tingem o cabelo com cores diferentes (azul, rosa, verde…) são julgadas e 33% têm certeza que essa escolha é só para as muito ousadas.

Mais da metade das mulheres abordadas pelo levantamento de Dove mantém os cabelos de certa maneira para agradar o parceiro, os colegas de trabalho ou familiares. Quando o assunto é um corte ou estilo mais ousado, 78% delas gostariam de experimentar, mas tem medo. E, para 48% delas o receio é ousar e serem julgadas.

Ter o cabelo danificado também tem impacto significativo na confiança e alegria das entrevistadas. Das mulheres que afirmam que seus fios têm danos, 84% se sentem inseguras em relação à sua aparência geral, interferindo em como se portam em situações sociais do cotidiano.

Esta pressão e o medo do julgamento muitas vezes impede a mulher de ter o cabelo da maneira que ela realmente deseja. Segundo a pesquisa, elas acreditam que a vida teria um avanço significativo de qualidade se elas não se sentissem julgadas por seus cabelos.