A Ecovia Intelligence anunciou os vencedores do Sustainable Beauty Awards de 2019 (www.sustainablebeautyawards.com) na semana passada, em uma recepção dedicada à premiação anual das empresas mais sustentáveis  em Paris. Cerca de 200 executivos seniores da indústria da beleza compareceram à entrega dos prêmios.

Os vencedores e finalistas são os seguintes:

Novo Produto Sustentável – A Keracol Dr. Craft (Reino Unido) recebeu o prêmio máximo por seus produtos para os cabelos fabricados com celulose de groselha. Lançada em junho de 2018, a linha de produtos para cabelos sustentáveis é feita a partir de sobras da produção de bebidas de groselha preta.

A EcoTan (Austrália) é vice-campeã com seu Creme para Mãos e Unhas. Outros finalistas foram o Gel Esfoliante Hair O’right Hinoki Scalp, o Olivia Care Shampoo Bar e o Rhodes Skincare Products.

Ingrediente Sustentável – Ashland (EUA) é o vencedor com o Cb2 skin ™ biofuncional. Lançado em abril, o material é um ativador do receptor 2 de canabinóides da pele derivado do patchouli (CB2). O patchouli é vindo de fazendas sustentáveis na Colômbia.

A RAHN AG CELLACTIVE® (Alemanha) é a segunda colocada. O intensificador de células neutro em carbono é usado em produtos para cuidados com a pele e cabelos.

Os outros finalistas foram: IFF Lucas Meyer Cosmetics SKINectura ™, Intiki Myro PE, Expressão Nativa Verde de Hortelã Aquática Pierre Fabre e Sensic Cosmetic Technologies Natpure Xtra Longevity.

Embalagem sustentável: O vencedor é a Henkel (Alemanha) com sua iniciativa de plástico social. A empresa fez uma parceria com o Plastic Bank para coletar resíduos plásticos das vias navegáveis para usar na embalagem de seus produtos de cuidados pessoais e de uso doméstico.

PharmMatt (França) é a segunda colocada. Em junho de 2019, a empresa introduziu materiais recicláveis e compostáveis para seus pastilhas de creme dental Frescoryl.
Aveda, Bioaroma Creta e Maiiro foram os outros finalistas.

A pioneira em sustentabilidade AAK Personal Care (Suécia) recebeu o prêmio máximo pelo fornecimento sustentável de noz de karité. Seu programa Kolo Nafaso está tendo um impacto positivo em mais de 230.000 mulheres coletoras de carité em Burkina Faso, Gana e Costa do Marfim.

O Grupo Boticário (Brasil) recebeu o segundo prêmio por seu programa de coleta de embalagens, o maior do gênero na América Latina.

Hair O’right International, Naturamus e Seppic (SERDEX) foram os outros finalistas.

Liderança em Sustentabilidade Hair O’right International (Taiwan) é a vencedora. A empresa realizou uma série de iniciativas ecológicas, como produção neutra em carbono, embalagens sustentáveis, usando subprodutos alimentares como matéria-prima e desenvolvendo produtos certificados para cuidados com os cabelos.

A Clariant (Alemanha) é a segunda colocada; está trabalhando com parceiros para reduzir os impactos de seus ingredientes.

 

Outros finalistas foram: Heinz-Glas, REN Clean Skincare e TCI Co.

Cerca de 100 inscrições internacionais foram recebidas para o Sustainable Beauty Awards de 2019.

Os vencedores e finalistas foram selecionados por um júri composto por uma empresa de ingredientes, varejista, formulador, agência de mídia, organização da indústria de cosméticos naturais e empresa de pesquisa.