Entre as tendências mais recentes da área de humanas, a Filosofia tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais eficaz para sermos bem sucedidos – de questões pessoais a profissionais. Sem ela empobrecem o entendimento, a ética, as previsões, a vida enfim.

O cosméticos br convida neste fim de ano à sua costumeira revisão anual de notícias, matérias e entrevistas, ressaltando um pouco mais a necessidade de se ‘rever’ o que um mero Wikpédia descreve como ‘estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos’, que se aplicam inclusive e perfeitamente ao segmento cosmético. A Filosofia é tão antiga que é seis séculos anterior a Cristo e tão atual que muitas empresas já empregam filósofos em seus quadros para ‘pensar’ mercados.

Podemos aqui nesta revisão associá-la também à Tendências. E nossas matérias expressaram ao longo do ano algumas delas. Entre as quais destacamos: Fragrâncias, Produtos Multifuncionais, Produtos Verdes, Renovação de Embalagens e Estojos de Maquiagem. Estas, envolvem empresas tanto brasileiras quanto estrangeiras, como veremos ao relermos tais matérias. Como nosso público também é internacional destacamos ainda alguns países que estão prosperando no segmento cosmético: Polônia, Bolívia, mercados novos e atrativos e Japão onde a tecnologia é um recurso renovador no mercado cosmético.

Boa leitura! Aproveitem os dias que saímos de férias –  a partir de hoje, dia 10 de Dezembro, com retorno dia 14 com a nossa primeira e-news de 2013. Leiam ou releiam aos poucos, com algum tempo para filosofar – só ou entre os seus pares – sobre o porquê de ser tão gratificante e encantador este segmento que trabalhamos.

Fragrâncias em 2012 deverão abrir espaço para todas as tendências
Tendências – 30/01/2012

Em 2011 foram ao todo 1036 lançamentos em fragrâncias em todo o mundo. Vivemos num mundo globalizado, onde moda, comportamento e negócios, sem mencionar as possibilidades que a natureza e os sintéticos oferecem em termos de novos cheiros, partem de todos os lugares do planeta, com espaço para todas as tendências.

Várias foram bem sucedidas, especialmente pelo trabalho de marketing cada vez mais forte, em meio centenas e milhares de lançamentos.

Destaque para fragrâncias que focaram em homens notadamente masculinos, ocupando o espaço das fragrâncias destinadas a metrosexuais e para mulheres com um novo romantismo, mais divertido e ousado, ainda doces, mas mais leves. A nova feminilidade também se expressa no ponto de venda através de embalagens elaboradas, novos objetos de desejo.

Lady Gaga Fame, fragrância desenvolvida pelo laboratório da cantora Lady Gaga (Haus Laboratories), em parceria com a Coty e que chegou no final do ano ao Brasil, foi um dos best Sellers do ano, nos mercados por onde passou,  com uma fragrância no mínimo instigante e líquido negro, que se torna invisível em contato com ar e com a pele. Trazida pela Frajo Internacional de cosméticos que este ano deu um salto ao se associar com o Grupo Boticário.

Quase no final do ano essa parceria resultou na franquia The Beauty Box, de lojas com marcas de beleza e perfumaria internacionais consagradas, debutantes no mercado brasileiro e nacionais renomadas. Reunidas num mesmo espaço, elas estão disponíveis para experimentação e compra, por um preço mais acessível. Inaugurada no início de novembro a marca já tem 6 lojas até o momento.


Produtos multifuncionais – tendência ou necessidade
Tendências – 13/02/2012 

Sucesso entre os consumidores os produtos multifuncionais já estão em praticamente todas as marcas, todas as linhas, todos os segmentos. O consumidor está atento a produtos que oferecem mais de uma ação ao mesmo tempo e num mesmo produto, uma tendência dos tempos modernos e corridos. Exemplos notáveis são os produtos pó compacto e protetor solar ao mesmo tempo, ou ainda produtos para a pele que atenuam rugas, flacidez e ainda uniformizam o tom de pele. A Joico lançou um hidratante para os cabelos que também é um hidratante para a pele e a estreante no mercado brasileiro Davines, trouxe produtos de tratamento (com ingredientes de 96 a 100% orgânicos) simultâneo para corpo, rosto e cabelos.
Para homens práticos A Natura desenvolveu um produto masculino que tem efeito anti rugas e sinais, hidratante, firmador e protege contra os raios solares nocivos à pele.
A categoria ainda tem muito a oferecer, assim como a categoria de produtos infantis e para bebês.

Produtos Infantis no Brasil – o primeiro mercado do mundo e com muito a crescer
Mercados – 09/04/2012

O Brasil é o primeiro mercado do mundo na categoria de produtos infantis, com 15,6% de participação no mercado mundial e faturamento de US$1,3 bi em 2011. Um crescimento de 15,28% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados da Abihpec – Associação Brasileira de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. A grande aposta nesta categoria são as embalagens e formas criativas. Natura Naturé Tcharãn Shampoo e Borogodó Condicionador para a higiene dos cabelos infantis mereceu destaque inclusive na imprensa internacional por secar mais rápido os cabelos

Extensões de linha – o brasileiro se perfumando melhor
Comportamento – 07/05/2012

O consumidor brasileiro não apenas é um grande consumidor de perfumaria – o maior do mundo, com US$ 6 bi em 2011 –, como também aprendeu, em menos de uma década a se perfumar melhor e já investe fortemente em produtos complementares, os chamados extensões de linha e o consumidor brasileiro passou a misturar menos quando se trata de perfumar e cuidar do corpo.

Cresce a tendência verde na FCE Cosmetique 2012
Nacional – 04/06/2012

A tendência verde também chegou ao país e para ficar. Este ano foi intenso o número de empresas internacionais com proposta de produtos ‘ verdes’ entrando no país, como a Gatefosse, Symrise (que trouxe fábrica ao país em Agosto) e a nacional Oxiteno, com o seu conceito Greenformance.
Na área de embalagens a C-Pack se destacou pelo lançamento de um tubo flexível 100% renovável. Em Polietileno Verde, extraído da cana-de-açúcar, que retêm o carbono capturado no ambiente.

Efeito rápido e com eficiência para um público cada vez mais sem tempo
Tendências – 27/08/2012

Com a participação cada vez mais intensa da mulher no mercado de trabalho as novas executivas acabaram por destacar uma necessidade de mercado, que é a dos produtos de efeito rápido, a serem utilizados por grandes salões de beleza. O segmento de cabelos principalmente foi o que mais se beneficiou com esta tendência, com vários lançamentos, entre eles Kerastase Booster Fusio-Dose Ceramide 0,4ml, da Kerastase (L´Oreal) uma linha profissional para reconstrução e anti quebra dos cabelos ou o produto Igora color 10, que cobre cabelos brancos em 10 minutos e a brasileira ASPA Cosméticos que trouxe de volta o xampu a seco, com o seu Acquaspa Bio Fruto, com ativos de manga que substitui de forma rápida a necessidade de uma lavagem.

Os homens também apontaram suas necessidades e o mercado reagiu. Biotherm Homem – Anti-fadiga de efeito rápido, em embalagem de 15 ml, discreta e com esferas de metal na ponta da embalagem para um efeito gelado enquanto massageia. Na matéria destacamos ainda os ativos desenvolvidos para este tipo de produto. 


Empresas brasileiras buscam formas próprias para crescer e driblar a concorrência externa
Mercados – 13/08/2012

A industria nacional vem reagindo de uns tempos para cá com especial bravura, cria produtos e marcas com diferenciais baseados em seus conhecimentos do mercado e também do povo brasileiro, um conhecimento que nem sempre se mede por pesquisas, mas por intuição, vivência e sabedoria.

Mercado polonês de cosméticos busca expansão para países emergentes
Mercados – 24/09/2012


No mercado internacional, destaque para a Polônia, Sexto maior exportador de cosméticos na Europa,  que  atingiu € 3.3 bilhões em vendas, em 2011 e está entre os países mais dinâmicos da Europa no segmento de cosméticos. É forte em produtos para peles sensíveis, produtos profissionais para estética, maquiagem, sobretudo deslancha em produtos orgânicos certificados.

Cresce a demanda por cosméticos na Bolívia
Mercados – 19/10/2012

A Bolívia é outro país que se destacou em 2012 em produtos de cuidados pessoais. O valor do mercado de beleza e cuidados pessoais da Bolívia cresceu 12,7%, para US $ 279.7m em 2011, de acordo com a empresa de pesquisas Euromonitor International, e as vendas devem subir mais 10,4% em 2012.


Qual é a próxima novidade no mercado japonês de beleza
Tendências – 25/06/2012

O Japão se reinventa e apesar da crise financeira que atinge o mercado cosmético e lança o conceito de ‘Beleza Movel’,  a partir dispositivos de beleza, na verdade nebulizadores eletrônicos e não eletrônicos para serem levados na  bolsa ou no bolso. A Shisheido desenvolveu Ultra-Sônico ‘Wave Handy Mist’ em parceria com a Panasonic, uma loção hidratante para o rosto que hidrata sem alterar a maquiagem já aplicada.

Em Tóquio também já se encontra os Yu Nail Salon, onde as clientes que querem unhas de gel podem acessar os equipamentos necessários para fazer esse tipo de serviço por conta própria. E é claro, o beauty drink se desenvolve de vento em popa. A Shiseido é hoje uma das grandes marcas que oferecem uma bebida de beleza com colágeno. Na Europa a Danone e a Nestle lançaram similares.

No Brasil a empresária Cristiana Arcangeli também segue de vento em popa com a Beauty´In, que agora tem a parceria do banco BTG Pactual investindo na distribuição e divulgação de todos os produtos que fazem parte do portfólio da beauty’in®, hoje composto por beautydrink®, beautycandy® e beautybar®. Cristiana Arcangeli, criadora da marca beauty´in

Renovação de Embalagem – Por uma vantagem competitiva
Design – 29/10/2012

Na corrida competitiva, as empresas cosméticas se viram diante da necessidade de renovação e mudaram linhas, produtos, formulações no embalo de renovação do layout das embalagens em busca do consumidor mais exigente, novos nichos, com destaque para a classe C.

Estojos de Maquiagem, uma opção ainda excelente
Tendências – 26/11/2012

E um clássico revival, na verdade sempre presente entre os presentes de viagem ou de festas, mas que ganhou vigor com a entrada da americana especializada em estojos de maquiagem Markwins no mercado brasileiro. 

Assim, filosofar, rever acertos e erros pode ajudar muito a definir ou redefinir estratégias, metas, propostas e desenvolvimentos numa empresa e pode, também, nos guiar para um melhor desempenho, para a compreensão do nosso espaço, nossas relações e nossos propósitos.

Até o ano que vem! Boas entradas, mas também Boa Saída, cheia de boas reflexões!