Em pleno epicentro da epidemia do coronavírus na América Latina, especialmente no Brasil, a iniciativa de uma profissional de relações públicas da indústria mobilizou profissionais de áreas diversas, para ajudar na campanha #EquiparPraSalvar, campanha de crowdfunding que angaria fundos para o Hospital São Paulo para a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) que os médicos e profissionais de saúde em geral necessitam para manterem a si e aos pacientes em segurança.

O mote da campanha de captação é “Apoie Seus Heróis Com Doações”. A ação que começou em maio, visa mobilizar empresas e a sociedade civil para a captação de recursos para equipamentos, além de outros insumos.

O Hospital São Paulo é o Hospital Universitário da Escola Paulista de Medicina (EPM), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e tem sido extremamente demandado por conta da pandemia de COVID-19. A instituição recebe recursos públicos e doações direcionadas para diferentes necessidades e que não são suficientes para abastecer o consumo básico de EPIs, que é de no mínimo R$ 150 mil por semana, a depender da demanda que é crescente neste momento.

Um pequeno grupo mas uma grande ação

A campanha no Brasil foi fruto do esforço de 5 amigos: a designer de jóias Ana Carolina Queiroz, dois jornalistas Caroline Pasternack e Kelly Boscarioli, a consultora de marketing Poranga Miranda e a profissional de relações públicas Tatiane Paixão.

“Pensei em como ajudar a pandemia, trazer a comunicação como um bem público e entendi que o meu networking poderia por uma campanha no ar, lançar e dar corpo a uma ideia.”

“Tenho uma amiga costureira (do grupo costureiras solidárias SP) que faz máscaras para o Hospital São Paulo, então procurei pelo hospital para uma tratativa com a direção, de gerar conteúdo e uma estratégia de arrecadação de fundos.” Assim como Tatiane, a Ana Carolina procurou o hospital para doar uma jóia. As outras participantes do grupo se juntaram em poucas horas.

“Apresentamos um projeto para o hospital, que o validou e criou a conta para a campanha. A jóia está incluída no projeto: a cada 30 reais e indicação de 3 amigos, o doador concorre a ela a través de sorteio.”

A meta da campanha é atender 25% do valor total das necessidades desses equipamentos no hospital, que correspondem a R$ 37,5 mil reais por semana. As contribuições buscam suprir as necessidades de, aproximadamente, 350 profissionais linhas de frente no combate ao novo coronavírus COVID-19 e, ainda, de outros setores que continuam operando, como oncologia, cardiologia, nefrologia, cirurgia, maternidade, pediatria, clínica médica, limpeza e cozinha.

Este valor pode ser alcançado por meio de contribuições em dinheiro, insumos e até doações de matérias-primas.

De acordo com a Dra. Sineida Girão, médica pediatra e voluntária da campanha, o número de leitos ocupados saltou de 70% para 95% em apenas dois dias. “Vimos um crescimento brusco no número de infectados e, com isso, a necessidade por itens básicos de segurança se tornou ainda mais necessária.”

“Esperamos que a campanha mobilize cada vez mais pessoas e empresas, e somos muito gratos a todo tipo de doação”, diz.

Como doar

A ação foi idealizada por cinco voluntários da sociedade civil, com o apoio da diretoria da EPM/UNIFESP e da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade filantrópica coligada ao Hospital São Paulo.

Para a doação em dinheiro, é necessário fazer uma transferência bancária de qualquer valor para a conta criada pela Colsan especificamente para fins dessa campanha ou realizar diretamente pelo site: https://bit.ly/https://www.catarse.me/equipar_para_salvar_2702?ref=project_link. Assim, será possível ter a dimensão exata de quantas doações foram realizadas e se a meta foi atingida semanalmente.

A doação dos demais itens, como TNT para máscaras e aventais, pode ser realizada no próprio Hospital São Paulo. Além disso, quem tiver interesse em ajudar com mão-de-obra para a confecção de EPIs será muito bem-vindo. O acesso aos idealizadores da campanha pode ser feito pelo e-mail: equiparprasalvar@gmail.com

Dados bancários:
Santander
Agência: 0212/
C/C: 0130856998
CNPJ: 61047007/0001-53