Já está disponível em São Paulo a ferramenta de inteligência artificial ‘Carto’, que permite dosar combinações de fórmulas de maneira diferente das representações tradicionais da planilha ou da pirâmide olfativa, agilizando a criação de perfumes.

‘Carto’ é parte da estratégia global de inovação digital da Givaudan Fragrances para 2020. Trata-se de um sistema intuitivo que reinventa a maneira como os perfumistas criam, integrando-o ao processo de criação.

Projetado para usar ingredientes de forma inteligente e maximizar o desempenho olfativo na fórmula final. A ferramenta convida os perfumistas a arriscarem a criação de novas combinações, por meio de uma abordagem visual moderna, interativa, numa ampla tela sensível ao toque. A experiência também inclui um robô de amostragem instantânea, permitindo uma produção contínua de testes de fragrâncias a uma velocidade que não pode ser comparada pelos métodos tradicionais de amostragem.

A ideia da Givaudan é futuramente aproveitar as percepções dos consumidores para fornecer dados adicionais aos seus perfumistas e ajudá-los a refinar seus acordes criativos.

Maurizio Volpi, Presidente da Divisão de Fragrâncias, disse: “Estamos fortemente comprometidos em impulsionar a inovação digital em fragrâncias.”

“ Traz à vida idéias, inspirações e conceitos criativos de uma maneira muito eficiente, enquanto elimina tarefas repetitivas. O papel do perfumista permanece no centro da criação, ‘Carto’ é o suporte digital que eles podem usar para aprimorar seu trabalho criativo.”

A nova ferramenta de criação está sendo implantada em todos centros de criação de fragrâncias da Givaudan no mundo e se comunica com outros sistemas de criação usuais da empresa.

Calice Becker, perfumista e diretora da Escola de Perfumaria Givaudan, disse: “Faço parte desse projeto emocionante desde o início e pude ajudar a moldar essa ferramenta que, acredito, contribui para o futuro da perfumaria. Permite experimentar muito mais do que podemos hoje, dosar nossas fórmulas da maneira mais eficiente possível e nós, perfumistas, damos o toque criativo, a parte mais importante. ”