Ainda é possível trazer novas abordagens aos hidratantes, de acordo com o pesquisador e desenvolvedor de produtos cosméticos e consultor técnico da in-cosmetics Latin America Cleber Barros. Para ele o produto pode deixar de ser simples e agregar cuidados específicos.

De acordo com levantamento do Instituto Qualibest, sete em cada 10 brasileiros mudaram seus hábitos de higiene com a pandemia e 86% declararam uso do álcool em gel como medida de proteção. O aumento da frequência de uso destes produtos trouxe uma sensação de ressecamento da pele. Pelo menos para 26,5% das pessoas que fizeram parte de um estudo da Kantar, envolvendo 11.300 famílias. O que pode refletir uma busca maior pelo hidratante e abrir oportunidades de negócio para formuladores.

Cleber Barros observa que, apesar dos consumidores conhecerem bem os hidratantes, ainda é possível trazer abordagens em formulações que deixem o produto final mais interessante. O uso de aromaterapia e de óleos essenciais, que além de ligar o perfume às questões de bem-estar ainda podem ser antioxidantes, protegendo contra radicais livres, radiação UVA e UVB, estão entre as opções. “A ideia é fazer com que o produto deixe de ser simples e passe a despertar a curiosidade, fixando o conceito de um cuidado específico e de um privilégio para a pele”, explica.

“Meu trabalho na área cosmética é voltado para a qualificação e percebi que o número de pessoas querendo produzir hidratantes aumentou. Este movimento significa que o consumidor, na ponta, está procurando mais. O profissional de desenvolvimento pode e deve aplicar seu conhecimento técnico para trazer algo relevante, diferente. Como exemplo, desenvolvi uma formulação voltada para os profissionais de saúde que diminui o atrito da máscara com o rosto, a sensação de desconforto e a vermelhidão”, considera Cleber.

De acordo com ele, tão importante quanto desenvolver uma boa fórmula é promovê-la. “É preciso contar uma história com o seu produto, onde cada componente é uma cena e um personagem. Embrulhar o conceito de uma forma que seduza o consumidor, que o satisfaça e o surpreenda”, diz.

Dados da pesquisa Kantar, apontaram ainda que 80% dos brasileiros só estão saindo para comprar comida ou ir à farmácia. Além disso, 23% estão trabalhando em sistema home office. Nesse contexto o bem-estar nunca foi tão procurado e valorizado. “Imagine que os produtos de beleza e cuidados pessoais podem ajudar as pessoas a reduzir a ansiedade, o stress”, propõe Barros.

Neste sentido, banho e hidratante são grandes aliados porque é o momento em que as pessoas podem realmente se desconectar, sem celular ou dispositivos eletrônicos. “Que tal você entrar no banheiro, longe da tecnologia, e sair transformado? Os cosméticos podem proporcionar isso em um momento de cuidado, de relaxamento. Se os profissionais do setor pensarem nisso, observarão ainda mais chances dentro deste microuniverso, pensando na hidratação do corpo todo, incluindo o ritual pós-banho”, completa.

A reinvenção de um produto está diretamente ligada a ingredientes inovadores e a diferenciação profissional ao conjunto de conhecimento técnico e estratégias de mercado. A in-cosmetics Latin America, feira dedicada a matérias-primas para a indústria de beleza e cuidados pessoais, a ser realizada nos dias 16 e 17 de setembro, trará para químicos, formuladores e profissionais de P&D o setor, atualizações de mercado e as mais recentes tecnologias em ingredientes, envolvendo os profissionais em conversas relevantes e de suma importância para seus negócios.

“Nosso esforço para trazer conteúdo qualificado, insights de negócios e promover o contato do nosso público com os principais players do mercado é contínuo, especialmente neste período em que um grande número de empresas precisa de orientação. Temos uma programação de lives no Instagram trazendo grandes exemplos práticos brasileiros, além de uma intensa produção de conteúdo nos canais oficiais”, explica Daniel Zanetti, diretor da in-cosmetics Latin America.

O credenciamento agora mantém seus participantes atualizados, com acesso à vantagens: https://bit.ly/2XmXadt.