A divisão de Ingredientes Cosméticos da Symrise identificou potencial ação virucida em um de seus ingredientes mais consagrados, inclusive contra o coronavírus. Diferentemente de produtos saneantes, álcool e detergente, o ingrediente foi desenvolvido para ser aplicado na pele, é de origem vegetal, biodegradável e não inflamável.

A Symrise iniciou suas pesquisas com base nesse cenário, contando com o apoio do laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas do Estado de São Paulo e com a professora responsável pelo laboratório, dra. Clarice Arns para a realização dos testes de eficácia virucida.

O ingrediente foi submetido a protocolos de teste sob o rigor de normas internacionais. Os primeiros resultados foram promissores e, após uma bateria de ensaios, verificou-se que algumas composições formuladas com este ingrediente foram capazes de inativar vírus, estendendo-se a outros microorganismos, como bactérias, sem afetar a pele.

“Os testes revelaram que o ingrediente é eficaz em baixas concentrações, tornando-o uma alternativa acessível a todos. O ingrediente tem razoável hidrossolubilidade e baixa volatilidade, podendo ser utilizado em formulações aquosas, eliminando totalmente o risco de inflamabilidade. Testes iniciais indicam que seus efeitos perdurem por período de tempo maior do que o esperado o que será objeto de confirmação com a realização de novos testes”, afirma a empresa.