A Eastman do Brasil acaba de inaugurar o Innovation Center, um canal virtual de relacionamento com a empresa, para que o usuário possa, inclusive, enviar seu projeto para ser submetido à análise mercadológica.

 

“Nosso papel será fortalecer essas idéias com tecnologia de ponta”, afirma Pedro Fontes, gerente geral da Eastman no Mercosul.

 

Para viabilizar o Innovation Center a Eastman tem o apoio da Rio Bravo Investimentos um dos mais importantes fundos de capital de risco do país, para financiamento direto  e o Instituto Empreender Endeavor, organização sem fins lucrativos de apoio a empreendedores.

 

De acordo com Paulo Bilky, sócio-fundador da Rio Bravo, a indústria cosmética tem potencial para abocanhar cerca de 30% desse valor, ou cerca de R$ 20 milhões.

 

Cada projeto poderá receber até R$ 3 milhões, aproximadamente. “O valor para cada cliente não pode passar de 15% do total”, diz Bilky. Segundo o executivo, o centro de inovações representa uma oportunidade principalmente para as pequenas e médias empresas. “Queremos contribuir para que essas empresas cresçam, trazendo lucros a todos os envolvidos”, acrescenta.

A Eastman já está colocando em prática ações que visam buscar, identificar, investir, desenvolver e, finalmente, viabilizar novos empreendimentos, tendo como público alvo pequenos e médios empresários do Brasil. O Instituto deverá atender ainda as áreas de Agribusiness, Alimentos e Bebidas, Química, Novos Materiais, Biotecnologia e Energia.