1 – Desde quando a Shiseido tem e-commerce no Brasil/América Latina?

O e-commerce da Shiseido Brasil é o primeiro da América Latina e foi lançado em Julho de 2020.

 

2 – Porque a decisão de otimizar o e-commerce neste momento?

A Shiseido está presente no Brasil desde 1996 através de uma distribuidora local. A partir do ano 2000 a empresa instalou-se como uma filial no país. Hoje, a empresa tem mais de 70 colaboradores no país e seus produtos, fabricados e importados do Japão, EUA e França, são vendidos em todo território nacional em quase 300 canais de venda. Além disso, a marca é líder em Suncare e TOP 3 em Skincare no país.
Em sintonia com a estratégia global de expandir sua presença no meio digital, o relançamento da plataforma online também marca a comemoração dos 20 anos da Shiseido no Brasil. O e-commerce sem dúvidas é o meio mais seguro de consumo atualmente e já estava em nossos planos muito antes da pandemia. O timing foi perfeito.

 

3 – O crescimento do canal online foi mais forte que o das vendas em lojas?

Neste momento de pandemia sim, pois as lojas estavam fechadas operando por meio de delivery ou drive thru apenas. Porém historicamente, as lojas sempre tiveram maior peso nas vendas, o contato físico entre Consultoras de Beleza e consumidores, além da experimentação de produtos sempre foi muito importante. A pandemia acelerou o processo que veríamos ao longo dos próximos anos, de um aumento significativo da participação do canais online.

 

4 – O que traz o novo canal de e-commerce da marca? E o que traz de novo para os amantes da marca?

O novo canal de vendas disponibiliza em primeira mão campanhas, tutoriais e produtos exclusivos, além de disponibilizar o serviço de consultoria de beleza virtual. Com destaque especial para este último, um time altamente qualificado de experts atende individualmente os consumidores, montando um ritual de skincare e de maquiagem perfeito para suas preocupações e necessidades. Muitas vezes, o consumidor tem os produtos certos, mas não sabe usá-lo adequadamente, fazendo pequenos ajustes o resultado do tratamento se torna muito mais efetivo.

 

5 – Há previsão de lançamentos simultâneos em todo o mundo através dos canais digitais?

Ainda não, infelizmente o tempo de trânsito e desembaraço de cosméticos é longo no Brasil, dificultando estratégias como essa.


6 – O movimento é parte de uma estratégia global para a marca? A expansão seria neste momento apenas digital?

Sim, a marca vem já há alguns anos passando por um processo de digitalização e o e-commerce faz parte dessa estratégia, somada a maior presença da marca nesses meios seja por meio de parcerias ou mídia.

O objetivo aqui além de tornar a marca disponível em todo o território nacional, é conhecer e se relacionar melhor com nosso consumidor. Em breve, faremos parte de um CRM integrado que saberá dizer o que o cliente comprou no Brasil ou nos Estados Unidos, por exemplo, e isso melhorará ainda mais a jornada de compra, escolha de mix de produtos, entre outros.

 

7 – Aonde mais a marca está presente na América Latina e de que maneira?

A marca está presente também na Argentina, Uruguai, Colômbia, México e Peru através de distribuidores locais.


8 – O novo e-commerce, que oferece cupons para brindes, miniaturas e amostras e até pagamentos facilitados em 10 vezes, se adaptou aos costumes brasileiros de compras de beleza, ou o Omotenashi (servir bem em japonês), inclui essas mesmas vantagens em outros países?

Com exceção do parcelamento que é algo bem brasileiro sim, brindes, amostras e miniaturas fazem parte da estratégia da maior parte dos países.

9 – A Shiseido global andou investindo em novas tecnologias para ambientes virtuais. O que ela traz para a consultoria de beleza virtual?

Estamos trabalhando com consultorias de beleza virtual em nosso site próprio e também em parceria com os nossos principais revendedores, onde os clientes e fãs da marca podem agendar sessões de consultoria de beleza personalizada com Fernanda Farias, beauty expert de Shiseido e Silvia Rangel, treinadora da marca. Durante esses treinamentos, nossas experts converesam com as clientes e indicam os produtos adequados para as suas necessidades específicas. Explicam ainda as aplicações e falam também dos principais ativos dos produtos, por meio de vídeo conferência. O atendimento personalizado e contato one to one com o nosso time de consultoras de beleza sempre esteve no DNA da empresa, sabemos que nada substitui o contato humano e acreditamos muito nessa conexão.

 

10 – A marca não faz campanhas ou publicidade no país?

Junto ao lançamento do e-commerce começamos a divulgação das campanhas globais nos meios digitais de forma bastante segmentada, essa é mais uma das novidades que vem com o e-commerce, a possibilidade de implementação de um plano de mídia.

 

11- Quais são os mais recentes lançamentos, o que eles trazem de novidade? O que a marca trará até o final do ano?

Infelizmente ainda não podemos abrir detalhes sobre os próximos lançamentos, mas teremos muitas novidades em skincare e maquiagem. Nossos últimos lançamentos foram da linha WASO, com o Creme para a Área dos Olhos, Shiseido Waso Eye Opening, ma essência para os olhos com uma textura única, semelhante à neve, inspirada em Momiji Oroshi japonês (uma mistura de rabanete daikon ralado e cenoura). Transmite uma sensação de frescor instantâneo que melhora a aparência dos olhos cansados, reduz a aparência de inchaço.

Estamos trazendo também o primer corretor que absorve o excesso de oleosidade e minimiza a aparência de poros para uma pele mate e com vermelhidão corrigida. Ele reduz o brilho excessivo, com resultados duradouros. Foi formulado com extrato hidratante de agrião, derivado de uma planta perene, rica em nutrientes e minerais. É um pó esférico e poroso, que absorve o excesso de oleosidade e ajuda a manter a pele confortavelmente matte por horas.